Coreia do Norte utilizará armas nucleares “a qualquer momento” se for ameaçada

1

Wikimedia

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder norte-coreano promete impulsionar o arsenal, principalmente como dissuasor, mas também contra forças que tentem “violar” os interesses da nação.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, prometeu avançar mais rapidamente no reforço das suas forças nucleares, e ameaçou utilizá-las se fosse provocado.

Kim Jong-un afirmou isto num discurso durante um desfile militar, em que estavam a ser apresentados sistemas de armas poderosos, que poderiam ser utilizados para atingir os rivais do país, segundo o The Guardian.

Os seus comentários sugerem que continuará a fazer testes de armas provocatórios, numa campanha de pressão, para obter concessões dos EUA e dos seus aliados.

O desfile de segunda-feira à noite marcou o 90º aniversário do exército da Coreia do Norte, enquanto a economia do país é atingida por dificuldades relacionadas com a pandemia, punindo as sanções lideradas pelos EUA e a sua própria má gestão.

Fotografias dos meios de comunicação estatais mostraram Jong-un, vestido com um casaco cerimonial militar branco, a sorrir e acenar de uma varanda, juntamente com a sua esposa, Ri Sol-ju, e outros altos dignitários.

“[Nós] continuaremos a tomar medidas para continuar a desenvolver as forças nucleares do nosso Estado o mais rápido possível“, realçou Jong-un às suas tropas e à multidão reunida para o desfile, numa praça de Pyongyang, segundo a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA).

Repetiu uma mensagem anterior, segundo a qual a Coreia do Norte poderia utilizar antecipadamente as suas armas nucleares, quando ameaçada, e apelou a que as suas forças nucleares estivessem totalmente preparadas para “entrar em movimento a qualquer momento“.

“A missão fundamental das nossas forças nucleares é dissuadir uma guerra, mas as nossas armas nucleares nunca podem ser confinadas à única missão de dissuasão de guerra, mesmo numa altura em que uma situação de que não estamos nada desejosos é criada nesta terra”, disse Jong-un.

“Se quaisquer forças tentarem violar os interesses fundamentais do nosso Estado, as nossas forças nucleares terão de cumprir decisivamente a sua inesperada segunda missão”, o que deixaria “perecer” qualquer força invasora, disse ele.

Alguns mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) poderiam colocar os EUA bem dentro do alcance, e uma variedade de mísseis de curto alcance para combustíveis sólidos representam uma ameaça crescente para a Coreia do Sul e o Japão.

Uma das armas exibidas na Praça Kim Il-sung, com o nome do falecido avô e fundador do Estado do líder norte-coreano, foi o maior e mais recente ICBM da Coreia do Norte, o Hwasong-17.

A Coreia do Norte alegou ter testado aquele míssil com sucesso no mês passado, mas a Coreia do Sul concluiu que o lançamento foi do Hwasong-15 mais pequeno, tendo em conta que um lançamento do Hwasong-17 teria falhado.

Seja qual for a arma, o lançamento a 24 de março foi o seu primeiro teste de voo ICBM de alcance completo, em mais de quatro anos, e o míssil voou mais tempo e mais alto do que qualquer outro míssil que a Coreia do Norte lançou até agora.

KCNA afirmou que os espectadores no desfile aplaudiram em voz alta quando viram o Hwasong-17, que dizia mostrar “o poder absoluto de Juche [auto-suficiência], a Coreia e a posição estratégica da nossa república para o mundo”.

A Coreia do Norte comemora frequentemente os aniversários-chave do Estado, mobilizando enormes multidões para impulsionar a unidade interna.

O despacho de terça-feira da KCNA elogiou Jong-un por ter realizado “a grande causa histórica de completar as forças nucleares, fazendo uma longa jornada de devoção patriótica”, para tornar o seu povo livre da guerra.

Jong-un tem vindo a reavivar a capacidade nuclear, com o objetivo de forçar os EUA a aceitarem a Coreia do Norte como potência nuclear, e a remover sanções económicas paralisantes, explorando um ambiente favorável para fazer avançar o seu programa de armamento, uma vez que o Conselho de Segurança da ONU continua dividido sobre a guerra da Rússia na Ucrânia.

As negociações nucleares entre Washington e Pyongyang têm estado paradas desde 2019, devido a desacordos sobre a potencial flexibilização das sanções lideradas pelos EUA, em troca de medidas de desarmamento da Coreia do Norte.

Jong-un manteve-se fiel aos seus objetivos de desenvolver simultaneamente armas nucleares e a economia do país, face à pressão internacional, e não demonstrou qualquer vontade de entregar totalmente um arsenal nuclear que ele vê como a sua maior garantia de sobrevivência.

A Coreia do Norte efetuou 13 rondas de testes de armas este ano. Há também sinais de que a Coreia do Norte está a reconstruir túneis num campo de testes nucleares, que esteve ativo pela última vez em 2017, possivelmente em preparação para a explosão de um dispositivo nuclear.

Em 2017, a Coreia do Norte afirmou ter adquirido a capacidade de lançar ataques nucleares no continente americano, após uma tórrida série de testes nucleares e de mísseis. A Coreia do Norte tinha suspendido testes de alto nível, antes de entrar para a agora alegada diplomacia com os EUA.

O impulso militar agressivo de Jong-un pode ser motivado pela política interna, uma vez que, de outra forma, o líder norte-coreano não tem realizações significativas a mostrar ao seu povo, ao assinalar uma década no poder.

Não conseguiu vencer o alívio das sanções, tão necessário, da sua diplomacia com o então Presidente Donald Trump, e a pandemia de covid-19 desencadeou novos choques na economia falida do país, forçando-o a reconhecer no ano passado que a Coreia do Norte estava a enfrentar a “pior situação de sempre“.

Alice Carqueja, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.