Coreia do Norte revela o seu primeiro submarino de ataque nuclear tático

A Coreia do Norte apresentou esta sexta-feira ter um novo submarino com capacidade para lançar armas nucleares táticas quando submergido.

O submarino 841 da Coreia do Norte, batizado “Hero Kim Kun Ok“, foi elogiado pelo líder do país, Kim Jong-Un, que o classificou como um passo crucial no reforço do seu poder naval contra os EUA e seus parceiros asiáticos.

Embora a agência oficial de notícias da Coreia do Norte, KCNA, tenha destacado as avançadas capacidades do submarino, não especificou a capacidade dos seus mísseis nucleares.

No entanto, as autoridades sul-coreanas manifestaram dúvidas sobre a real capacidade operacional e função do submarino, tal como foi apresentado pelo vizinho do norte.

O Hero Kim Kun Ok parece ter sido construido com base na modificação de um antigo submarino de classe Romeo, design que tem origem em tecnologia soviética dos anos 1950.

Alguns especialistas em tecnologia  militar citados pela revista Time sugerem que o submarino possa ter pelo menos 10 tubos de lançamento.

Ankit Panda, analista do Carnegie Endowment for International Peace, considera que, apesar das limitações do submarino devido ao seu design antigo, ainda atinge o objetivo da Coreia do Norte de complicar as estratégias de defesa dos EUA e seus aliados.

Nos últimos anos, a Coreia do Norte focou-se na expansão do seu potencial de ataque nuclear subaquático, evidenciado pelos sues recentes testes de mísseis a partir de submarinos. O objetivo do país é garantir que tenha um meio fiável de retaliação, mesmo após um possível ataque nuclear em terra.

O submarino acrescenta ao arsenal norte-coreano de armas de combustível sólido uma nova ameaça marítima, projetadas para superar as defesas de mísseis em regiões como a Coreia do Sul e o Japão.

Em discursos recentes, Kim Jong Un expressou a sua satisfação por poder dotar a Coreia do Norte de um submarino equipado com armas nucleares, destacando especificamente a sua capacidade de contrariar o poder naval dos EUA.

Apesar dos avanços militares da Coeria do Norte, os analistas acreditam que a nação precisa ainda de muito tempo, recursos financeiros e atualizações tecnológicas até poder montar uma frota de submarinos que possa viajar discretamente e lançar ataques de forma eficaz.

Imagens de satélite recentes analisadas pela The Associated Press indicaram a presença do submarino na cidade portuária oriental de Sinpo, onde Coreia do Norte mantém os estaleiros navais nos quais são construidos os seus submarinos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.