Coreia do Norte falhou tentativa de lançamento de míssil Musudan

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

As Forças Armadas dos EUA afirmaram neste sábado que detectaram o lançamento fracassado de um míssil norte-coreano de médio alcance, do tipo Musudan, perto da cidade de Kusong, no noroeste da Coreia do Norte.

“O Comando de Defesa Aeroespacial Norte-Americano concluiu que o lançamento do míssil da Coreia do Norte não representou uma ameaça para a América do Norte”, afirma um comunicado militar divulgado em Washington.

A tentativa falhada terá ocorrido junto à localidade de Kusong, no noroeste da Coreia do Norte.

Segundo fontes militares, o projétil em questão trata-se de um míssil Musudan, com um alcance teórico de 2500 a 4000 quilómetros, com capacidade para atingir nomeadamente bases norte-americanas em Guam, no Pacífico.

“Condenamos fortemente este e outros testes com mísseis recentes da Coreia do Norte”, disse o comandante da Marinha norte-americana Gary Ross, porta-voz do Pentágono.

“Pretendemos manifestar as nossas preocupações na ONU para reforçar a determinação internacional de responsabilizar a RPDC por estas ações.”

Ross disse ainda que o compromisso dos EUA na defesa de seus aliados na região, incluindo a Coreia do Sul e o Japão, está “folheada a ferro” em face de tais ações norte-coreanas.

O Pentágono também informou que o lançamento fracassado do míssil neste sábado não representou uma ameaça para a América do Norte.

A Coreia do Norte não comentou as declarações.

Depois de cinco tentativas fracassadas, a Coreia do Norte lançou em junho um Musudan que voou cerca de 400 quilómetros até cair no Mar do Japão.

O ditador norte-coreano, Kim Jong-Un, declarou na ocasião que o teste foi um sucesso e uma prova da capacidade militar do país.

ZAP / DW / SN

PARTILHAR

RESPONDER

China ultrapassa a Rússia e torna-se o segundo maior vendedor de armas do mundo

A China tornou-se, em 2017, o segundo maior exportador mundial de armas, de acordo com um novo relatório do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI), publicado na segunda-feira. O país ultrapassou …

Antero Henrique perto de se mudar para o Manchester United

Depois de passar pelo FC Porto e pelo Paris Saint-Germain, Antero Henrique está perto de assumir um cargo na direção desportiva do Manchester United. Antero Henrique, antigo diretor desportivo do Paris Saint-Germain, pode estar perto de …

Moedas de um e de dois cêntimos podem vir a acabar

A Comissão Europeia pretende pôr fim às moedas de um e dois cêntimos. A proposta vai ser apresentada e adotada pela comissão de Ursula von der Leyen esta quarta-feira. Esta é uma das medidas de …

PSD pretende que os próximos serviços públicos sejam criados no interior do país

O PSD pretende que o Governo localize no interior todos os serviços públicos que venha a criar, segundo uma proposta de aditamento ao Orçamento do Estado de 2020 (OE2020) entregue na segunda-feira na Assembleia da …

Ventura propõe que "Joacine seja devolvida ao seu país de origem"

Ventura não apreciou a proposta do Livre de devolver o património das ex-colónias. Numa publicação nas redes sociais sugeriu que Joacine "seja devolvida ao seu país de origem". André Ventura partilhou uma publicação nas redes sociais …

Alberto II da Bélgica assume filha de uma relação extraconjugal

O antigo Rei da Bélgica assumiu ser pai de uma mulher de 51 anos, que nasceu de uma relação extraconjugal, depois de um processo que se arrastou na justiça belga durante sete anos. Uma ordem de …

Luanda Leaks. Plataforma confirma que recebeu os dados de Rui Pinto

A Plataforma de Proteção de Denunciantes na África (PPLAAF) confirmou que recebeu do 'hacker' português Rui Pinto os dados relacionados com as recentes revelações sobre a fortuna da empresária angolana Isabel dos Santos. “Muitos meios de …

Príncipe André ofereceu "zero cooperação" no caso Epstein, diz procurador

O Príncipe André ofereceu "zero cooperação" na investigação sobre os crimes do falecido investidor Jeffrey Epstein, embora o FBI e o Ministério Público de Nova Iorque tenham pedido para interrogá-lo. Segundo afirmou o procurador do distrito …

Conceição queixou-se das condições, mas a realidade é bem diferente

No fim do jogo da final da Taça da Liga, Sérgio Conceição desabafou sobre as condições em que trabalha. No entanto, a realidade mostra algo bem diferente daquilo que o treinador dá a entender. Após a …

Estado Islâmico elege Israel como "alvo específico" da sua luta

O grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) afirmou na segunda-feira, através de uma mensagem áudio, pretender desencadear uma "nova fase" da sua 'jihad', ao eleger Israel como alvo específico. O apelo foi emitido quando o Presidente norte-americano …