Coreia do Norte falhou tentativa de lançamento de míssil Musudan

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

As Forças Armadas dos EUA afirmaram neste sábado que detectaram o lançamento fracassado de um míssil norte-coreano de médio alcance, do tipo Musudan, perto da cidade de Kusong, no noroeste da Coreia do Norte.

“O Comando de Defesa Aeroespacial Norte-Americano concluiu que o lançamento do míssil da Coreia do Norte não representou uma ameaça para a América do Norte”, afirma um comunicado militar divulgado em Washington.

A tentativa falhada terá ocorrido junto à localidade de Kusong, no noroeste da Coreia do Norte.

Segundo fontes militares, o projétil em questão trata-se de um míssil Musudan, com um alcance teórico de 2500 a 4000 quilómetros, com capacidade para atingir nomeadamente bases norte-americanas em Guam, no Pacífico.

“Condenamos fortemente este e outros testes com mísseis recentes da Coreia do Norte”, disse o comandante da Marinha norte-americana Gary Ross, porta-voz do Pentágono.

“Pretendemos manifestar as nossas preocupações na ONU para reforçar a determinação internacional de responsabilizar a RPDC por estas ações.”

Ross disse ainda que o compromisso dos EUA na defesa de seus aliados na região, incluindo a Coreia do Sul e o Japão, está “folheada a ferro” em face de tais ações norte-coreanas.

O Pentágono também informou que o lançamento fracassado do míssil neste sábado não representou uma ameaça para a América do Norte.

A Coreia do Norte não comentou as declarações.

Depois de cinco tentativas fracassadas, a Coreia do Norte lançou em junho um Musudan que voou cerca de 400 quilómetros até cair no Mar do Japão.

O ditador norte-coreano, Kim Jong-Un, declarou na ocasião que o teste foi um sucesso e uma prova da capacidade militar do país.

ZAP / DW / SN

PARTILHAR

RESPONDER

Pedrinho jogava futsal e agora tenta "agarrar um pouco do que Messi faz" no futebol

Pedrinho vê Messi como o seu ídolo no futebol e diz que tenta replicar um pouco daquilo que o argentino faz em campo. O jovem brasileiro assume ainda que assinar pelo Benfica foi "uma decisão …

Com 400 mortes, Suécia prepara-se para mudar de estratégia e aplicar medidas restritivas

A Suécia pode estar prestes a mudar a sua estratégia para combater a pandemia-de covid-19 e a aplicar medidas restritivas para conter o vírus, no momento em que regista mais de 6.800 casos positivos e …

Temido admite uso generalizado de máscaras contra a covid-19

A ministra da Saúde anunciou, em entrevista à RTP1, que a Direção-geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação do Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a …

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …