Coreia do Norte cancela reunião com Mike Pence em cima da hora

gageskidmore / Flickr

Mike Pence, vice-Presidente dos EUA

O vice-presidente dos Estados Unidos tinha uma reunião marcada com a irmã do Presidente norte-coreano durante os Jogos Olímpicos de inverno. Mas a Coreia do Norte cancelou o compromisso no último minuto.

Mike Pence e Nick Ayres, chefe de gabinete do vice-presidente, iam encontrar-se com a irmã do Presidente norte-coreano, Kim Yo Jong, e com Kim Yong Nam, chefe de Estado, na tarde do dia 10 de Fevereiro, na residência oficial do Presidente sul-coreano.

No entanto, o Departamento de Estado norte-americano revelou, esta terça-feira, que a Coreia do Norte desmarcou a reunião secreta apenas com duas horas de antecedência. Este seria o primeiro encontro entre governantes norte-americanos e norte-coreanos.

Segundo o Público, dias antes de se deslocar à Coreia do Sul para assistir à abertura dos Jogos Olímpicos de inverno, Mike Pence avisou que os EUA se preparam para aplicar “o mais duro e agressivo pacote de sanções económicas de sempre à Coreia do Norte”, não tendo intenções de atenuar a sua mensagem durante a reunião.

“A Coreia do Norte evitou uma reunião com esperança de que o vice-presidente suavizasse a sua mensagem, o que lhes teria dado um palco mundial para a sua propaganda durante os Jogos Olímpicos”, disse Nick Ayres, citado pelo Washington Post.

“Mas tal como dissemos desde o primeiro dia sobre esta viagem: a administração vai colocar-se no caminho do desejo de Kim Jong-un de lavar o seu regime assassino com uma fotografia bonita nos Jogos Olímpicos“, reiterou.

Heather Nauert, porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, escreveu no Twitter que os altos-funcionários norte-coreanos decidiram “não avançar com a reunião” em cima da hora e que, por isso, “lamentamos que não tenham aproveitado a oportunidade”.

Não vamos pedir desculpa pelos valores americanos, por chamar a atenção para os abusos dos direitos humanos ou por estarmos a chorar a morte injusta de um jovem norte-americano”, acrescentou.

Mike Pence deixou claro, à chegada a Pyeonchang, que não pediu “nenhuma reunião com a Coreia do Norte”, mas que se esta acontecesse a mensagem seria a mesma que a de hoje: “a Coreia do Norte precisa de abandonar definitivamente as suas ambições nucleares e balísticas”.

De acordo com o Observador, durante os Jogos de inverno, Mike Pence sentou-se várias vezes a poucos metros de Kim Yo-jong, mas nunca trocaram uma palavra, tendo admitido na semana passada que “não evitou a irmã do ditador, mas ignorou-a”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.