Coreia do Norte avisa Trump para evitar “atitudes irresponsáveis”

(dv) KCNA / YONHAP

A Coreia do Norte avisou Donald Trump para se abster de qualquer “ato irresponsável”, no primeiro dia de uma viagem do Presidente norte-americano à Ásia, dominada pelas ameaças nucleares norte-coreanas.

Rodong Sinmun, o jornal do partido único no poder na Coreia do Norte, noticiou que certos norte-americanos defendem a destituição de Donald Trump e que as suas declarações controversas são suscetíveis de provocar “um desastre nuclear no continente americano”.

O Presidente norte-americano, acrescenta o jornal, é “espiritualmente instável”.

O Presidente dos EUA iniciou hoje uma visita de nove dias à Ásia, que o levará ao Japão, Coreia do Sul, China, Vietname e Filipinas, marcada pela ameaça nuclear norte-coreana e renegociação de acordos comerciais.

Creio que vamos ter um grande êxito. Vamos falar de comércio. Obviamente que vamos falar da Coreia do Norte”, afirmou Trump aos jornalistas antes da partida, ainda em Washington.

Já em Tóquio, o chefe de Estado norte-americano preveniu que “nenhum ditador” deve subestimar “a determinação da América“.

Apesar de não ter mencionado diretamente a Coreia do Norte, advertiu que “nenhum país pode impor-se às capacidades militares norte-americanas”, e assinalou que as tropas dos EUA “não irão vacilar nem um instante diante de qualquer ameaça”.

A agenda oficial de Trump em Tóquio começa na segunda-feira, com uma série de reuniões bilaterais, uma partida de golfe com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e uma visita à família imperial japonesa. Trump também se desloca à base aérea de Yokota, para falar com tropas norte-americanas ali estacionadas.

Trump e Abe também deverão reunir-se com “familiares de japoneses sequestrados pelo regime norte-coreano”, indicou um responsável norte-americano, citado pela agência EFE.

No decorrer da visita à Coreia do Sul – que coincide com o primeiro aniversário da vitória de Trump nas eleições americanas – o Presidente dos EUA estará num jantar de Estado com o presidente Moon Jae-in e fará um discurso na Assembleia Nacional (Parlamento sul-coreano).

Trump não visitará a zona desmilitarizada que divide as duas Coreias, mas viaja a Camp Humphreys, uma base militar norte-americana 70 quilómetros a sul de Seul.

O Presidente norte-americano aterra na China na tarde de quarta-feira. Apesar de a ameaça norte-coreana estar em cima da mesa na reunião com os dirigentes chineses, o outro foco da conversa será a relação comercial bilateral.

Trump terá como prioridade pressionar o gigante asiático no sentido de tornar mais “justa” e equilibrada a relação comercial com os Estados Unidos.

A partir de dia 10, participa no Fórum de Cooperação Económica da Ásia-Pacífico (APEC), em Da Nang (Vietname). Já nas Filipinas, o Presidente dos EUA participa primeiro na Cimeira da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e depois na EAS.

A Casa Branca realçou que Trump pretente sublinhar o compromisso dos EUA para com toda a região do Índico-Pacífico, sobretudo após a sua decisão de afastar os Estados Unidos do Tratado de Associação Transpacífico (TPP).

No decorrer da APEC, Trump poderá manter uma reunião bilateral com o Presidente russo, Vladimir Putin – que também estará presente na cimeira -, mas até ao momento não está marcado qualquer encontro entre os dois.

Este périplo internacional será o mais longo realizado por um Presidente dos Estados Unidos desde 1992, na altura com o presidente George H.W. Bush. Essa visita ficou conhecida porque Bush ficou doente e vomitou em cima do primeiro-ministro japonês, no decorrer de um jantar oficial.

O titular da Casa Branca tem-se envolvido numa espiral de ameaças belicistas e de insultos pessoais com o dirigente norte-coreano Kim Jong-Un. Perante a assembleia geral da ONU, Trump ameaçou mesmo “destruir completamente” o regime.

O Rodong Sinmun evocou o senador republicano Bob Corker, que preside à Comissão dos Negócios Estrangeiros, bem como outras personalidades norte-americanas, reportando que acusam Trump de agravar, sem razão, as tensões com a Coreia do Norte.

As tensões subiram de tom após o sexto ensaio nuclear realizado em setembro pela Coreia do Norte. O país multiplicou igualmente os disparos de mísseis, afirmando ser capaz de alcançar com fogo nuclear o continente americano.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …