Há um coral cuja comida favorita são microplásticos

Astrangia poculata

Um tipo de coral, conhecido como Astrangia poculata, adaptou-se de tal forma à deterioração ambiental dos mares que prefere comer microplásticos em vez de alimentos naturais.

Nos últimos anos, têm aumentado o número de relatos que dão conta dos danos que os plásticos causam ao meio ambiente, seja em aterros sanitários, montanhas ou na parte mais profunda do oceano. O plástico parece ter chegado a qualquer parte do planeta, incluindo os pequenos pólipos de coral.

Para estudar os corais e de que forma lidam eles com os oceanos mais quentes e acidificados, cientistas da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, recolheram vários espécimes de Astrangia poculata, que vivem na costa leste dos Estados Unidos.

Os espécimes analisados foram encontrados na costa Rhode Island, perto da cidade de Providence. Este local foi selecionado devido à sua proximidade a uma grande área urbana, o que significava que havia uma grande quantidade de plástico na água.

Os cientistas concentraram-se em verificar a presença de microplásticos, pequenos pedaços com menos de cinco milímetros de largura, uma vez que suspeitavam que poderiam acabar no interior dos corais.

Segundo a Europa Press, já no laboratório, os cientistas descobriram que cada pólipo continha pelo menos 100 pedaços de microplástico.

Depois, os cientistas colocaram microesferas de plástico em tanques, misturados com comida normal (ovos de camarão). Quando dissecaram os corais, perceberam que havia o dobro de plástico nos pólipos, em vez da comida que costumam ingerir. A equipa refere que esta descoberta mostra que o coral prefere plástico em vez de alimentos naturais.

Numa experiência subsequente, a mesma equipa de investigadores mergulhou um lote de partículas de plástico no oceano, permitindo que as bactérias formassem um biofilme. Depois, adicionaram E. coli e alimentaram os corais criados em laboratório com essas partículas.

Apesar de os corais terem cuspido as contas plásticas dois dias depois, todos morreram de infeções por E. coli. A equipa sugere assim que esta descoberta indica que uma grande quantidade de coral pode estar a morrer de infeções transmitidas por plásticos. O artigo científico foi recentemente publicado na Proceedings of the Royal Society B.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Superterras "nuas" dão pistas sobre a evolução de atmosferas quentes

TOI-1634b e TOI-1685b, duas superterras rochosas, carecem de atmosferas primordiais espessas, em órbitas muito próximas em torno de duas anãs vermelhas. TOI-1634b e TOI-1685b, dois candidatos a planeta, localizam-se na constelação Perseus, aproximadamente à mesma distância …

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …