Há um coral cuja comida favorita são microplásticos

Astrangia poculata

Um tipo de coral, conhecido como Astrangia poculata, adaptou-se de tal forma à deterioração ambiental dos mares que prefere comer microplásticos em vez de alimentos naturais.

Nos últimos anos, têm aumentado o número de relatos que dão conta dos danos que os plásticos causam ao meio ambiente, seja em aterros sanitários, montanhas ou na parte mais profunda do oceano. O plástico parece ter chegado a qualquer parte do planeta, incluindo os pequenos pólipos de coral.

Para estudar os corais e de que forma lidam eles com os oceanos mais quentes e acidificados, cientistas da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, recolheram vários espécimes de Astrangia poculata, que vivem na costa leste dos Estados Unidos.

Os espécimes analisados foram encontrados na costa Rhode Island, perto da cidade de Providence. Este local foi selecionado devido à sua proximidade a uma grande área urbana, o que significava que havia uma grande quantidade de plástico na água.

Os cientistas concentraram-se em verificar a presença de microplásticos, pequenos pedaços com menos de cinco milímetros de largura, uma vez que suspeitavam que poderiam acabar no interior dos corais.

Segundo a Europa Press, já no laboratório, os cientistas descobriram que cada pólipo continha pelo menos 100 pedaços de microplástico.

Depois, os cientistas colocaram microesferas de plástico em tanques, misturados com comida normal (ovos de camarão). Quando dissecaram os corais, perceberam que havia o dobro de plástico nos pólipos, em vez da comida que costumam ingerir. A equipa refere que esta descoberta mostra que o coral prefere plástico em vez de alimentos naturais.

Numa experiência subsequente, a mesma equipa de investigadores mergulhou um lote de partículas de plástico no oceano, permitindo que as bactérias formassem um biofilme. Depois, adicionaram E. coli e alimentaram os corais criados em laboratório com essas partículas.

Apesar de os corais terem cuspido as contas plásticas dois dias depois, todos morreram de infeções por E. coli. A equipa sugere assim que esta descoberta indica que uma grande quantidade de coral pode estar a morrer de infeções transmitidas por plásticos. O artigo científico foi recentemente publicado na Proceedings of the Royal Society B.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …

"Vice" da bancada do PS contestado por pedir autocrítica do partido sobre Sócrates

Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar, nomeadamente Ana Catarina Mendes, que reagiu de forma dura à …

Japão responde à China e garante que derrame de Fukushima será seguro

O vice-primeiro-ministro japonês, Taro Aso, reafirmou esta sexta-feira, em resposta às críticas da China, que a descarga da central nuclear de Fukushima aprovada pelas autoridades japonesas estará dentro dos limites de segurança da água potável. "Estou …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

João Leão afasta criação de imposto de solidariedade para pagar crise pandémica

O ministro das Finanças, João Leão, argumenta que a criação de um imposto de solidariedade para pagar a crise pandémica não ajudaria nem seria benéfica. Em entrevista ao semanário Expresso, o ministro das Finanças, João Leão, …

Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal. Novos documentos põem fim aos mitos

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por se lavar pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a …

De Cristas aos encontros com Salgado. PS já tem 14 perguntas sobre o Novo Banco para Passos

Depois de Carlos Moedas e Cavaco Silva, o PS já tem perguntas que quer fazer ao ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho no âmbito da comissão de inquérito ao Novo Banco.  De acordo com o semanário Expresso, o …

Um quarto da população portuguesa tem imunidade à covid-19

O Painel Serológico Longitudinal Covid-19 estima em 27% a taxa de imunidade à covid-19 para a população em Portugal. Até março, 13% da população teria sido infetada Um estudo hoje divulgado estima que 13% da população …

Desconfinamento recua em alguns concelhos e será suspenso noutros. Mas avança no resto do país

O primeiro-ministro, António Costa, fez uma declaração ao país no final da reunião do Conselho de Ministros que aprovou, esta quinta-feira, as medidas para a terceira fase de desconfinamento da pandemia de covid-19. Apesar do Rt …