Há um coral cuja comida favorita são microplásticos

Astrangia poculata

Um tipo de coral, conhecido como Astrangia poculata, adaptou-se de tal forma à deterioração ambiental dos mares que prefere comer microplásticos em vez de alimentos naturais.

Nos últimos anos, têm aumentado o número de relatos que dão conta dos danos que os plásticos causam ao meio ambiente, seja em aterros sanitários, montanhas ou na parte mais profunda do oceano. O plástico parece ter chegado a qualquer parte do planeta, incluindo os pequenos pólipos de coral.

Para estudar os corais e de que forma lidam eles com os oceanos mais quentes e acidificados, cientistas da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, recolheram vários espécimes de Astrangia poculata, que vivem na costa leste dos Estados Unidos.

Os espécimes analisados foram encontrados na costa Rhode Island, perto da cidade de Providence. Este local foi selecionado devido à sua proximidade a uma grande área urbana, o que significava que havia uma grande quantidade de plástico na água.

Os cientistas concentraram-se em verificar a presença de microplásticos, pequenos pedaços com menos de cinco milímetros de largura, uma vez que suspeitavam que poderiam acabar no interior dos corais.

Segundo a Europa Press, já no laboratório, os cientistas descobriram que cada pólipo continha pelo menos 100 pedaços de microplástico.

Depois, os cientistas colocaram microesferas de plástico em tanques, misturados com comida normal (ovos de camarão). Quando dissecaram os corais, perceberam que havia o dobro de plástico nos pólipos, em vez da comida que costumam ingerir. A equipa refere que esta descoberta mostra que o coral prefere plástico em vez de alimentos naturais.

Numa experiência subsequente, a mesma equipa de investigadores mergulhou um lote de partículas de plástico no oceano, permitindo que as bactérias formassem um biofilme. Depois, adicionaram E. coli e alimentaram os corais criados em laboratório com essas partículas.

Apesar de os corais terem cuspido as contas plásticas dois dias depois, todos morreram de infeções por E. coli. A equipa sugere assim que esta descoberta indica que uma grande quantidade de coral pode estar a morrer de infeções transmitidas por plásticos. O artigo científico foi recentemente publicado na Proceedings of the Royal Society B.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …

Zumba. O negócio milionário que começou com uma distracção de um colombiano

Foi uma distracção que levou o bailarino colombiano Beto Pérez a criar a zumba e a construir um dos negócios actuais com mais sucesso em todo o mundo, avaliado em mais de 450 milhões de …

Ligações a Jeffrey Epstein abalam um dos mais prestigiados laboratórios de tecnologia do mundo

O MIT Media Lab junta áreas que vão do design à robótica e é responsável pelas mais vanguardistas inovações do Massachusetts Institute of Technology, uma das mais reputadas universidades do mundo na área da tecnologia. Agora, …

Choveu água preta em São Paulo

Na tarde de segunda-feira um fenómeno climático transformou o dia em noite na cidade de São Paulo em plena tarde. E choveu água preta. Nas redes sociais há inúmeras imagens de copos, garrafas e baldes que …

Macron vai encontrar-se com iranianos para debater acordo nuclear

O Presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou na quarta-feira que vai encontrar-se com representantes do Irão antes da reunião do G7, que decorre no próximo fim de semana, para trabalhar em propostas que salvaguardem o …

Pentágono confirma morte do filho de Osama bin Laden

O secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), Mark Esper, confirmou a morte de Hamza bin Laden, filho e herdeiro do fundador da Al-Qaeda, Osama bin Laden. "Esse é o meu entendimento", disse Mark Esper, numa …

Homem detido por filmar por baixo das saias de mais de 550 mulheres no metro de Madrid

Um colombiano de 53 anos foi detido e ficou em prisão preventiva nesta quarta-feira, em Madrid, acusado de filmar vídeos por baixo das saias de mais de 550 mulheres — algumas menores — e publicá-los …

Tempo de espera nos CTT é principal causa de insatisfação dos clientes

Um inquérito da associação Deco a 1.800 clientes dos CTT revela que esperam, em média, 18 minutos para serem atendidos e que o tempo de espera é o que causa mais insatisfação. O inquérito realizado a …

Gronelândia não é só um capricho de Trump. EUA querem comprar a ilha há 70 anos

A proposta de Donald Trump para comprar a Gronelândia terá parecido apenas mais uma ideia megalómana do presidente dos EUA, mas não é a primeira vez que o país tenta ficar com a ilha que …