Corações arrancados de 140 crianças e 200 lamas no maior sacrifício infantil do Peru

 

Uma equipa de investigadores liderada por Gabriel Prieto, da Universidade Nacional de Trujillo, anunciou os resultados do estudo sobre o maior sacrifício em massa de crianças e lamas no Novo Mundo, datada do século XV.

Os vestígios da matança ritual de 140 crianças e mais de 200 lamas foram encontrados no sítio de Huanchaquito-Las Llamas, então pertencente à cultura Chimú, que dominou a costa norte e central do Peru naquele século.

As escavações, realizadas entre 2011 e 2016, permitiram encontrar centenas de corpos enterrados numa área de 700 metros quadrados. Entre eles, arqueólogos identificaram restos de meninos e meninas, enquanto os animais – todos igualmente pequenos – foram identificados como lamas ou alpacas.

As crianças tinham idades entre 5 e 14 anos e estavam em boa saúde, de acordo com uma análise dos seus ossos e dentes. Foram envolvidos em mortalhas de algodão e enterrados de costas com as pernas estendidas, de costas com as pernas fletidas ou apoiados num lado com as pernas fletidas. Muitos foram enterrados em grupos de três e colocados do mais novo ao mais velho.

Alguns tinham tinta vermelha de cinábrio (uma forma natural de mercúrio) nos seus rostos, e outros, especialmente os mais velhos, usavam toucas de algodão.

Os lamas foram colocadas ao lado ou em cima dos corpos das crianças. Em muitos casos, lamas de cores distintas foram enterrados juntos, mas voltados para diferentes direções.

Assim, segundo o artigo publicado na revista PLOS One, acredita-se que as marcas de corte no esterno e o deslocamento das costelas sugerem que tanto os menores como os animais poderiam ter sido aberto para uma possível extração ritual do coração.

A datação por radiocarbono determinou que os restos mortais são de cerca de 1450. Uma espessa camada de lama, que cobria os sedimentos do enterro, parece indicar que o assassinato ritual terá sido inspirado por uma grande tempestade ou inundação.

“Essa descoberta arqueológica foi uma surpresa para todos nós: nunca tínhamos visto nada parecido e não havia nenhuma sugestão de fontes etnohistóricas ou relatos históricos de sacrifícios de crianças ou lamas nesta escala na costa norte do Peru”, comentou John Verano, um dos co-autores do estudo. “Este sítio abre um novo capítulo sobre a prática de sacrificar crianças no mundo antigo“, acrescentou.

“É o maior evento de sacrifício de crianças no registo arqueológico em todo o mundo”, disse Verano. “E é o maior sacrifício com lamas na América do Sul. Não há nada como isto em nenhum outro lugar.”

Os autores apontam que este sacrifício foi claramente um grande investimento de recursos para a cultura Chimú. Através de estudos futuros, os investigadores esperam entender melhor o ritual através das suas vítimas, analisando as histórias de vida e as origens culturais das crianças sacrificadas.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Zap:

    Lhamas é espanhol (llamas) – Lamas, em português (priberam)

    flexionada – sugere o priberam, mais vocacionada para conjugação; o termo mais comum na língua corrente é ‘flectida’ (não gosto da cor do horto gráfico!)

  2. Compreendo a importância da correcção ortográfica.
    Mas esta ortodoxia é um ‘pau de dois bicos’.
    Se não fossemos tão ‘picuinhas’ com a forma e nos preocupássemos mais com o conteúdo, talvez agora não tivéssemos que nos debater para conseguir escrever MAL, só para estar em conformidade com um maldito Acordo Ortográfico.
    (estão à vontade para corrigir os erros que cometi)

RESPONDER

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …