Descobertos restos mortais de 132 crianças sacrificadas por antiga tribo

Uma nova descoberta arqueológica surpreendeu os investigadores que, durante oito anos, estudaram os vestígios da civilização Chimu em Huanchaco, no Peru.

Há 132 restos de crianças e 260 jovens lhamas que foram encontrados em Pampa La Cruz, uma área recentemente escavada localizada na entrada do balneário de Trujillo.

Esta descoberta soma-se à descoberta dos restos mortais de 137 crianças e 206 jovens lhamas na área de Huanchaquito-Las Llamas, a 1,5 quilómetros de Pampa La Cruz, apresentada em abril de 2018 e é considerada, até o momento, como o maior sacrifício em massa de crianças na América.

“Neste caso, são cerca de quatro eventos sacrificiais, desde o ano 1200 a 1520; isto é, uma a cada cada anos, que ocorreu durante o auge da civilização Chimu. Isso mostra que, mesmo com a conquista Inca, a vicilização Chimu continuou sacrifícios humanos“, disse o arqueólogo Gabriel Prieto.

Algo que surpreendeu os investigadores, nesta nova descoberta, é a presença de têxteis com representações de divindades e ornamentos em boas condições.

“O mais extraordinário é que encontramos um conjunto de dez túmulos e aparentemente crianças da elite de Chimu porque foram enterrados com artefactos e vestidos pintados. Encontramos até mesmo sementes de canela e acessórios com penas de aves exóticas da selva em excelente estado”, referiu Prieto.

Para os especialistas, a presença de sementes e penas de aves do leste peruano é um sinal da relação, aparentemente um comércio muito ativo, entre as sociedades costeiras e de selva.

O antropólogo John Verano, da Universidade de Tulane, especialista em sacrifícios humanos, afirma que não há nenhuma evidência científica de sacrifício de crianças desta magnitude noutras civilizações, nem mesmo em impérios, como o Inca, Maia ou asteca.

“Em todo o mundo há evidências de sacrifícios, mas ,em números, não se comparam aos feitos pelos Chimus. Neste caso, os estudos determinaram que as crianças, com idades entre cinco e 14 anos, estavam com boa saúde, o que indica com certeza que foi um sacrifício de grande valor”, afirma

Verano acrescenta que os sinais apontam para a presença de mais vestígios da cultura Chimu nesta área de Huanchaco. “Este é um exemplo de como a arqueologia nunca deixa de nos surpreender. Muito provavelmente, tenho a certeza, é que encontraremos mais vestígios arqueológicos, especialmente em Pampa La Cruz”, realça o antropólogo.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

João Ferreira desafia Marcelo a assumir candidatura "o quanto antes"

  João Ferreira, candidato comunista às presidenciais, acredita, como os "todos" os portugueses, que Marcelo Rebelo de Sousa será recandidato, mas desafiou-o esta segunda-feira a dizê-lo "quanto antes", por "uma questão de transparência". “Já todos perceberam o …

Irão. Líder Supremo pede punição pela morte de cientista que liderou programa nuclear

O líder supremo do Irão, o Ayatollah Ali Khamenei, exigiu no sábado punição pela morte do cientista Mohsen Fakhrizadeh, que liderou o programa nuclear de Teerão, enquanto a República Islâmica culpa Israel pelo assassinato. Israel, há muito …

Portugal é o país da UE mais próximo de atingir metas climáticas para 2030

Portugal é o país da União Europeia (UE) mais perto de atingir as suas metas climáticas de redução de emissões até 2030, relativamente aos níveis de 2005, segundo um relatório esta segunda-feira publicado pela Comissão …

Novos casos aumentam mais de 50% em oito concelhos do Norte

O número de novos casos de infeção no Norte aumentou mais de 50% em oito concelhos da região, seis dos quais no distrito de Vila Real e dois em Bragança, segundo o relatório da Administração …

União Europeia convida Joe Biden para cimeira presencial durante presidência portuguesa em 2021

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, convidou o Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, para uma cimeira presencial no primeiro semestre de 2021, durante a presidência portuguesa da União Europeia. Fontes europeias informaram que …

Maior controlo nas fronteiras não foi eficaz para conter o vírus, diz Cabrita

O ministro da Administração Interna considerou esta segunda-feira que o maior controlo nas fronteiras internas do espaço Schengen, durante os primeiros meses da pandemia, não foi eficaz para conter o novo coronavírus. “Ao nível das fronteiras …

Hospitais de Coimbra estão "muito próximos" do limite de capacidade

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está "muito próximo do limite de capacidade" de resposta à covid-19, devido à falta de recursos humanos, disse esta segunda-feira o presidente do conselho de administração da …

Médico de Maradona apresenta-se voluntariamente às autoridades judiciais

O médico Leopoldo Luque apresentou-se esta segunda-feira voluntariamente às autoridades judiciais para explicar as circunstâncias em que ocorreu a morte do ex-futebolista Diego Maradona, depois de a sua casa e o seu consultório terem sido …

Itália mantém recolher obrigatório no Natal e Ano Novo

O ministro dos Assuntos Regionais italiano anunciou esta segunda-feira que o recolher obrigatório se vai manter durante o Natal e Ano Novo, no mesmo dia em que o Governo aprovou um novo plano de apoio …

Papa Francisco defende distanciamento social e é criticado por radicais de direita

Num artigo no New York Times sobre o Dia de Ação de Graças, o Papa Francisco defendeu as restrições levantadas para combater a pandemia covid-19, acabando por ser criticado por alguns radicais de direita, que …