Copo descartável ajuda a resolver homicídio cometido há quase 50 anos

(dr) Biomebioplastics

Copo de plástico biodegradável feito de fécula de batata da Biomebioplastics

Em 1975, uma jovem foi esfaqueada no seu apartamento. Quase 50 anos depois, aquele que é o mais antigo caso de homicídio não resolvido no condado de Lancaster, no estado norte-americano da Pensilvânia, está próximo de ser solucionado graças a um copo de café descartável.

No domingo de manhã, David Sinopoli, de 68 anos, foi detido e acusado pelo assassinato de Lindy Sue Biechler, de 19 anos de idade, esfaqueada até à morte na sua própria casa.  “Este caso foi resolvido com o uso do ADN. Sem isso, não sei se alguma vez o teríamos resolvido”, disse a procuradora Heather Adams.

Na altura da sua morte, Biechler vivia com o marido. A 05 de dezembro de 1975 foi encontrada pelos tios, que se deslocaram ao apartamento da sobrinha “para trocar receitas”, informou Adam, citada pela NPR.

A autópsia determinou que a jovem foi esfaqueada 19 vezes, com os golpes a atingirem o pescoço, o peito e as costas. Havia sinais de uma luta, tendo sido recolhidas provas de ADN. Os testes de ADN, contudo, só começaram a ser utilizados no sistema judicial dos Estados Unidos (EUA) uma década mais tarde.

O ADN recolhido de uma peça de roupa de Biechler foi enviado para o laboratório Parabon, onde a genealogista CeCe Moore apurou possíveis suspeitos com laços a Gasperina, uma pequena cidade no sul de Itália. Segundo Moore, 2.300 pessoas com esses laços genéticos viviam no condado de Lancaster pela altura da homicídio.

A genealogista reduziu ainda mais a pesquisa, procurando por indivíduos com registo criminal. Encontrou então Sinopoli, que nunca esteve sob suspeita. Os investigadores descobriram depois que o homem vivia no mesmo complexo habitacional que Biechler na altura do crime. Atualmente, ainda morava na mesma área da cidade.

Durante a vigilância, um dos agentes conseguiu recuperar um copo de café descartável utilizado por Sinopoli, que este descartou no Aeroporto Internacional de Filadélfia. Uma análise ao ADN presente no copo levou à confirmação.

“Esta tem sido uma busca sem fim de justiça para Lindy Sue Biechler, que nos levou a identificar e deter David Sinopoli”, disse Adams. Sinopoli foi acusado de homicídio e está detido sem direito a fiança.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.