/

Cientistas convertem água e energia solar em combustível

University of Southampton

Uma equipa de investigadores britânicos usou uma metodologia única que permite usar energia solar para transformar água em combustível de hidrogénio, que pode ser uma solução para energia renovável.

Esta metodologia única utilizada por uma equipa de cientistas da Universidade de Southampton mostra ser uma potencial solução para energia renovável, eliminação de gases com efeito de estufa e produção química sustentável.

O processo passa por transformar fibras óticas em microrreatores fotocatalíticos, convertendo assim água em combustível de hidrogénio através de energia solar.

Segundo o Tech Explorist, os investigadores britânicos revestiram as fibras com óxido de titânio, decorado com nanopartículas de paládio. Isto permitiu que o material funcionasse como catalisador para a separação indireta contínua da água. Os resultados do estudo foram publicados, em fevereiro, na revista científica ACS Photonics.

“Ser capaz de combinar processos químicos ativados pela luz com as excelentes propriedades de propagação da luz das fibras óticas tem um enorme potencial. Neste trabalho, o nosso fotorreator exclusivo mostra melhorias significativas na atividade em comparação com os sistemas existentes. Este é um exemplo ideal de engenharia química para a tecnologia verde do século XXI”, explicou o autor principal do estudo, Matthew Potter, em comunicado de imprensa.

As fibras óticas formam a camada física da notável rede global de telecomunicações de quatro mil milhões de quilómetros, que se expande a uma taxa superior a Mach 20, ou seja, mais de 4 km/s.

“Para este projeto, reaproveitamos essa extraordinária capacidade de fabricação usando as instalações aqui no ORC [Optoelectronics Research Centre], para fabricar microrreatores altamente escaláveis feitos de vidro de sílica pura com propriedades ideais de transparência ótica para fotocatálise solar”, disse também o coautor Pier Sazio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.