Convento na Toscana encerrado porque madre superiora se apaixonou

Situado nas colinas da Toscana, o Convento dos Padres Cappuccini, em Sansepolcro, foi encerrado quatro anos após a sua reabertura. Originário do século XVII, era administrado por freiras beneditinas desde 2015 e tinha vários projetos em andamento, anunciados pela a madre superiora, Irmã Maria Teresa.

A versão atual é a de que o fecho deveu-se ao facto de a madre superiora, de 40 anos, se ter apaixonado por um homem da região e ter sido forçada a abandonar o convento. O La Repubblica, citado pelo Expresso, escreveu que restaram apenas três freiras no mosteiro – uma de 80 anos e duas noviças – o que não permitia dar continuidade aos trabalhos.

“O que estou a passar vai marcar-me para sempre, e será difícil que no futuro continue a ter alguma relação com a Igreja”, disse a ex-madre superiora ao jornal. Quanto ao facto de estar apaixonada, disse: “Querem passar essa versão, mas o assunto é muito mais complicado do que parece”.

Segundo referiu o Expresso, em 2015, o antigo convento de Cappucini foi dedicado a Bernardo Tolomei, um santo do século XIV, e a Irmã Maria Teresa ficou responsável pela sua dinamização. O edifício principal disponibilizava 19 camas para peregrinos e outras 20 em pequenas cabanas na floresta circundante, tendo sido criado um espaço dedicado a batismos, casamentos e outras celebrações religiosas.

Não é conhecida nenhuma declaração oficial sobre o assunto, concluiu o semanário. O bispo de Arezzo, Riccardo Fontana, disse apenas que não estava envolvido. “Não tenho nada a ver com isso. Houve uma intervenção da Santa Sé e tudo terminou aí”, indicou, reconhecendo que “esta é uma situação muito dolorosa para todos os envolvidos”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho que ,por um motivo qualquer,estão a tentar tramar a freira mas,de qualquer forma,se ela se tivesse apaixonado e ele por ela,era uma linda história 🙂 Deus é Amor 🙂

RESPONDER

Maior queda do mês no preço dos combustíveis. Gasóleo atinge mínimos de 4 meses

A partir de hoje os preços dos combustíveis irão baixar, e esta será a maior queda do mês. No que diz respeito ao preço da gasolina, esta deverá cair um cêntimo para 1,387€ por litro. …

Mais de 500 detidos nos protestos contra Lukashenko. Segue-se a greve geral

A greve geral anunciada pela líder da oposição bielorrussa no exílio para exigir a saída do Presidente começou, esta segunda-feira, com protestos tímidos e detenções em todo o país. "O prazo para cumprir as exigências do …

Polacos protestam contra acórdão que torna o aborto quase impossível

Milhares de polacos têm-se manifestado, nos últimos dias, contra a proibição quase total do aborto, quando as leis do país estavam já entre as mais restritivas da União Europeia. Na última quinta-feira, o Tribunal Constitucional polaco …

Japão promete "uma sociedade neutra em termos de carbono" até 2050

O Japão quer alcançar a neutralidade de carbono até 2050, disse hoje o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga, um caminho que se afigura complicado, devido à dependência do país do carvão. Numa altura em que cada vez …

"Nada nos vai fazer recuar". Macron desperta a raiva do mundo muçulmano (e enfurece Erdogan)

Emmanuel Macron, presidente de França, assumiu posições muito claras na defesa da liberdade de exibir as caricaturas de Maomé, no âmbito da homenagem ao professor decapitado na semana passada, suscitando protestos em vários países muçulmanos. "Nada …

Merkel avisa Alemanha que os próximos meses vão ser “muito difíceis”

A chanceler alemã, Angela Merkel, avisou a Alemanha de que os próximos meses vão ser "muito difíceis", já que o número de infeções por covid-19 continua a crescer diariamente, tendo-se registado 8.685 nas últimas …

Portugal acusado de bloquear lei europeia contra evasão fiscal pelas multinacionais

Os governos português e sueco estão a ser acusados de bloquear, no Conselho da União Europeia (UE), a deliberação de uma lei contra a evasão fiscal por parte de grandes empresas multinacionais digitais. Segundo anunciou esta …

Consumo de antibióticos desce 22% durante a pandemia. Menos 1,1 milhões de embalagens vendidas

O consumo de antibióticos registou uma descida na ordem dos 22% nos primeiros oito meses deste ano. Venderam-se menos 1,1 milhões de embalagens, quando comparado com igual período do ano passado. Entre janeiro e agosto deste …

Portugal regista mais 2.447 casos e 27 mortes por covid-19

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 2.447 casos positivos e 27 mortes por covid-19. A informação foi divulgada, esta segunda-feira, no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico divulgado hoje revela que …

Testes rápidos devem ser aplicados em surtos em escolas ou lares

A Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, hoje publicada, determina que em situações de surto em escolas, lares ou outras instituições devem ser utilizados preferencialmente testes rápidos no sentido de aplicar "rapidamente as medidas adequadas …