As autoridades alemãs detiveram um controlador de tráfego ferroviário que arrisca vir a ser acusado pelos homicídios de 11 pessoas, falecidas depois de um choque entre dois comboios. O homem estaria a jogar no telemóvel antes do acidente.
Os comboios, onde viajavam 150 pessoas, chocaram a alta velocidade, em Fevereiro passado, num troço entre as cidades de Bad Aibling e Kolbermoor, situadas perto da fronteira da Alemanha com a Áustria.
A Procuradoria local alega que o controlador, detido na terça-feira, esteve a jogar no seu telemóvel “durante um longo período de tempo” até aos instantes que antecederam o acidente, conforme cita o jornal inglês The Guardian.
“Devido à proximidade de tempo, tem que se assumir que o acusado estava distraído do controle do cruzamento de tráfico dos comboios. Isto levou, provavelmente, o controlador a dar aos comboios os sinais errados e então, quando percebeu o seu erro, atrapalhou a chamada de emergência pressionando a combinação errada de botões, significando que os maquinistas foram incapazes de o ouvir”, salienta a acusação citada pelo mesmo jornal.
O controlador terá admitido ter estado a jogar um jogo, quando foi inquirido no âmbito das investigações ao acidente, mas terá negado estar distraído com isso. Agora arrisca acusações por homicídios negligentes.
O uso de telemóveis pessoais é estritamente proibido pelas regras dos transportes ferroviários germânicos.
ZAP
Mais um exemplo do alto profissionalismo alemão…