Ganhar por 2 é melhor do que ganhar por 3. Sim, aconteceu nesta semana

Contas complicadas no Europeu feminino de andebol. Mas tudo bate certo – especialmente para a selecção espanhola.

A segunda fase de grupos do Europeu feminino de andebol começou nesta quinta-feira, com a vitória da anfitriã Eslovénia contra a Croácia.

Para trás ficou a primeira fase de grupos, que fechou com contas extra por fazer em dois dos quatro agrupamentos.

O Grupo B terminou com três selecções empatadas com quatro pontos. Aqui, todas qualificadas. O desempate “só” serviu para definir quem ficava nos primeiro, segundo e terceiro lugares. A Suécia levou a melhor sobre Dinamarca e Eslovénia.

As contas foram diferentes no Grupo D. Bem diferentes.

Outra das selecções anfitriãs, Montenegro, venceu os jogos todos e, por isso, terminou destacada na primeira posição, com seis pontos.

A Espanha chegou à última jornada com zero pontos; derrotas diante de Montenegro e Polónia (com as polacas, estava a ganhar por quatro golos a 10 minutos do fim).

Mas Alemanha e Polónia, com dois pontos cada, ainda estavam ao alcance das espanholas – apuravam-se três selecções em cada grupo.

As contas dos golos

Antes de defrontar a Alemanha, as espanholas já sabiam que a Polónia tinha perdido contra Montenegro.

Esse desfecho nada mudou em relação à necessidade de vitória espanhola para continuar no torneio. A Espanha tinha mesmo de vencer a Alemanha.

Mas mudou as contas em relação aos golos porque ganhar por um ou dois golos originaria um desfecho diferente no grupo do que ganhar com diferença de três ou mais golos.

O jornal Marca explica: na diferença de golos entre as três equipas em causa, a Alemanha chegou a esse jogo em vantagem, com mais dois golos marcados do que sofridos; Espanha e Polónia tinham diferença negativa de um golo.

Se a Espanha ganhasse por três golos, a Alemanha terminaria com a mesma diferença de golos da Polónia na diferença entre as três, mas a Polónia ficaria à frente das alemãs na contabilidade total de golos. Polónia apurada.

Se a Espanha ganhasse por um ou dois golos, a Alemanha continuaria à frente da Polónia na diferença de golos entre elas. Alemanha apurada.

Propositadamente ou não – em princípio não – a Espanha ganhou por dois golos (23-21).

Conclusão: mesmo só tendo vencido um jogo, a Espanha ficou no segundo lugar, a Alemanha no terceiro e a Polónia está fora da próxima fase, ficando no último posto. Todas com dois pontos.

A companhia faz diferença

Mas então a Espanha, desde que ganhasse, ficaria sempre apurada – fosse qual fosse o resultado, certo?

Certo. Mas era melhor apurar-se ao lado da Alemanha do que juntamente com a Polónia.

Porque, se a vitória espanhola tivesse sido por três ou mais golos (ou seja, Alemanha eliminada e Polónia apurada), seriam Espanha e Polónia a seguir para a próxima fase de grupos.

E, como a Polónia venceu a Espanha neste grupo, seriam as polacas a acumular 2 pontos para essa próxima fase, devido a essa vitória. Assim, como foi a Alemanha a conseguir o apuramento – e como a Espanha venceu a Alemanha – é a Espanha a começar a segunda fase de grupos já com 2 pontos.

Tudo compreendido?

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.