Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica.

Nem só o consumo excessivo de álcool pode ser mau para a nossa saúde. Uma nova investigação realizada por uma equipa de cientistas japoneses vem dar força à ideia que até o consumo moderado de bebidas alcoólicas pode ser prejudicial, estando associado a um maior risco de cancro.

O estudo publicado esta segunda-feira na revista científica Cancer é sustentado numa base de dados completa de uma investigação de longa data que sondou a saúde de pacientes que deram entrada em hospitais japoneses. Com estes dados, os investigadores compararam pacientes com e sem cancro.

Os cientistas descobriram um maior risco de cancro em pacientes de diziam beber ocasionalmente álcool, comparativamente com aqueles que não bebiam. Estes pacientes, que bebiam algo como um shot de whiskey, um copo de vinho ou um copo de cerveja por dia, tinham uma probabilidade 5% maior de vir a desenvolver cancro.

Esta não é a primeira vez que o consumo leve de álcool é associado ao risco de cancro, vindo este estudo apenas dar mais força a esta teoria. De acordo com o Gizmodo, os investigadores nipónicos tiveram em consideração outras condicionantes como, por exemplo, pressão arterial alta, obesidade e se era ou não fumador — fatores que costumam ser associados a um maior risco de doenças cancerígenas.

“No Japão, até mesmo o consumo de álcool leve a moderado parece estar associado a riscos elevados de cancro”, escreveram os cientistas. Estes notam ainda que um aumento de 5% na probabilidade de vir a desenvolver não é algo tão significativo como os fatores referidos anteriormente.

Além disso, não se sabe se estes resultados são aplicáveis a outras populações, já que apenas foram utilizados pacientes japoneses.

Assim sendo, enquanto alguns estudos (e até o nosso próprio médico) sugere que consumir um copo de vinho por dia pode ser benéfico para a nossa saúde, outros estudos fornecem uma visão diferente. Para se ter uma maior certeza, será necessário realizar mais estudos, que sejam mais abrangentes.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. há uma diversidade enorme de fatores que estão correlacionados e tornam estes estudos muito complexos e acabam por invalidar as hipóteses. Embora possa haver dificuldade na sociedade em aceitar certas indicações, deveria a OMS ser isenta e não deixar duvidas quanto a fatores de risco óbvios, como sejam os efeitos do álcool, tabaco, sedentarismo, açucares, gorduras saturadas, poluição, alem de diversos produtos químicos usados em produtos de dermatologia, alimentação, bebidas, roupas, materiais de construção, etc.
    Tudo o que implicaria uma mudança drástica do estilo de vida das sociedades atuais, seria a única forma de travar esta epidemia de doenças como cancros, obesidade, diabetes, enfartes e problemas cardíacos.

  2. Mais um artigo da treta, sem fundamentos, especulativo etc.
    Veja se os que viveram na década de 60, que cumpriram o serviço militar obrigatório, em que se comia e vebia de tudo, mais o stress e vivem com as mazelas da idade . Enfim

    • Esse argumento não contraia a notícia. Comia-se de tudo e bebia-se de tudo. Lembro-me bem de como era. Comia-se e bebia-se do que havia, que era bem menos do que o que se come e bebe hoje. Às vezes até se passava fome. Mas mesmo assim, comia-se e bebia-se melhor do que hoje. Por isso é que ainda por cá andamos.

  3. Não entendo, o álcool provoca o cancro, o tabaco provoca o cancro, o amianto provoca o cancro, eu já devia estar morto há muito tempo, bebo vinho à refeição (moderado), fumei desmesuradamente por mais de 30 anos, usei luvas de amianto para manusear produtos numa estufa e ainda hoje o telhado da minha oficina é de fibrocimento, porque será que ainda estou vivo e sem cancro?
    Ainda estou à espera de um estudo que diga que estar vivo pode provocar o cancro (o que é uma realidade) e aí ver as pessoas a suicidarem-se para não morrerem do suposto cancro.
    Este tipo de notícias não abona em nada para o bem-estar das pessoas, é uma espécie de terrorismo para as mentes mais permeáveis, penso eu…

  4. Portugal sempre foi um país de alcoólicos, não admira que o problema alcoólico continue e é só ver os estudantes nas suas festanças em coma alcoólico.

  5. Opá… Chega de paneleirices. Ninguém vive pra sempre. A esperança e qualidade de vida tem vindo a aumentar mas por outro lado o cancro não pára de aumentar a taxa de ocorrência. Agora 1 em cada 2 pessoas irá ter cancro ao longo da vida. Num mundo que promove o stress, em que a comida e o ar que respiramos está todo inquinado e em que estamos cada vez mais espostos a raidiações fruto do “progresso” e das explosões todas dos testes nucleares… E vêm-me f**er a cabeça com um copo de vinho ou de cerveja?!!!… Epá vão pró c*****o com essa conversa! Envenenem-me menos e deixem-me viver a vida com algum prazer!.. Que daqui a bocado é “não fume, não beba, não coma, não apanhe sol, não tome banho, não f*da… E o que é que um gajo anda cá a fazer???…

    Ninguém anda cá à espera de viver 150 anos, por isso vivamos com moderação e gozemos a vida. Mas sobretudo vivamos com sentido!.. O importante é dar um sentido e um propósito à nossa existência… Não andar cá só por andar. Tratar o próximo como um outro “eu” e se fizermos isso, quando dermos o p*ido mestre, de certeza que vamos mais conformados e menos azedos.

    Agora… Um copo de vinho por dia??? Por amor à Santa!

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …