Consumo moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro

Um novo estudo sugere que até mesmo o consumo leve ou moderado de álcool pode estar associado a um maior risco de cancro. No entanto, as conclusões não são consensuais na comunidade científica.

Nem só o consumo excessivo de álcool pode ser mau para a nossa saúde. Uma nova investigação realizada por uma equipa de cientistas japoneses vem dar força à ideia que até o consumo moderado de bebidas alcoólicas pode ser prejudicial, estando associado a um maior risco de cancro.

O estudo publicado esta segunda-feira na revista científica Cancer é sustentado numa base de dados completa de uma investigação de longa data que sondou a saúde de pacientes que deram entrada em hospitais japoneses. Com estes dados, os investigadores compararam pacientes com e sem cancro.

Os cientistas descobriram um maior risco de cancro em pacientes de diziam beber ocasionalmente álcool, comparativamente com aqueles que não bebiam. Estes pacientes, que bebiam algo como um shot de whiskey, um copo de vinho ou um copo de cerveja por dia, tinham uma probabilidade 5% maior de vir a desenvolver cancro.

Esta não é a primeira vez que o consumo leve de álcool é associado ao risco de cancro, vindo este estudo apenas dar mais força a esta teoria. De acordo com o Gizmodo, os investigadores nipónicos tiveram em consideração outras condicionantes como, por exemplo, pressão arterial alta, obesidade e se era ou não fumador — fatores que costumam ser associados a um maior risco de doenças cancerígenas.

“No Japão, até mesmo o consumo de álcool leve a moderado parece estar associado a riscos elevados de cancro”, escreveram os cientistas. Estes notam ainda que um aumento de 5% na probabilidade de vir a desenvolver não é algo tão significativo como os fatores referidos anteriormente.

Além disso, não se sabe se estes resultados são aplicáveis a outras populações, já que apenas foram utilizados pacientes japoneses.

Assim sendo, enquanto alguns estudos (e até o nosso próprio médico) sugere que consumir um copo de vinho por dia pode ser benéfico para a nossa saúde, outros estudos fornecem uma visão diferente. Para se ter uma maior certeza, será necessário realizar mais estudos, que sejam mais abrangentes.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. há uma diversidade enorme de fatores que estão correlacionados e tornam estes estudos muito complexos e acabam por invalidar as hipóteses. Embora possa haver dificuldade na sociedade em aceitar certas indicações, deveria a OMS ser isenta e não deixar duvidas quanto a fatores de risco óbvios, como sejam os efeitos do álcool, tabaco, sedentarismo, açucares, gorduras saturadas, poluição, alem de diversos produtos químicos usados em produtos de dermatologia, alimentação, bebidas, roupas, materiais de construção, etc.
    Tudo o que implicaria uma mudança drástica do estilo de vida das sociedades atuais, seria a única forma de travar esta epidemia de doenças como cancros, obesidade, diabetes, enfartes e problemas cardíacos.

  2. Mais um artigo da treta, sem fundamentos, especulativo etc.
    Veja se os que viveram na década de 60, que cumpriram o serviço militar obrigatório, em que se comia e vebia de tudo, mais o stress e vivem com as mazelas da idade . Enfim

    • Esse argumento não contraia a notícia. Comia-se de tudo e bebia-se de tudo. Lembro-me bem de como era. Comia-se e bebia-se do que havia, que era bem menos do que o que se come e bebe hoje. Às vezes até se passava fome. Mas mesmo assim, comia-se e bebia-se melhor do que hoje. Por isso é que ainda por cá andamos.

  3. Não entendo, o álcool provoca o cancro, o tabaco provoca o cancro, o amianto provoca o cancro, eu já devia estar morto há muito tempo, bebo vinho à refeição (moderado), fumei desmesuradamente por mais de 30 anos, usei luvas de amianto para manusear produtos numa estufa e ainda hoje o telhado da minha oficina é de fibrocimento, porque será que ainda estou vivo e sem cancro?
    Ainda estou à espera de um estudo que diga que estar vivo pode provocar o cancro (o que é uma realidade) e aí ver as pessoas a suicidarem-se para não morrerem do suposto cancro.
    Este tipo de notícias não abona em nada para o bem-estar das pessoas, é uma espécie de terrorismo para as mentes mais permeáveis, penso eu…

  4. Portugal sempre foi um país de alcoólicos, não admira que o problema alcoólico continue e é só ver os estudantes nas suas festanças em coma alcoólico.

  5. Opá… Chega de paneleirices. Ninguém vive pra sempre. A esperança e qualidade de vida tem vindo a aumentar mas por outro lado o cancro não pára de aumentar a taxa de ocorrência. Agora 1 em cada 2 pessoas irá ter cancro ao longo da vida. Num mundo que promove o stress, em que a comida e o ar que respiramos está todo inquinado e em que estamos cada vez mais espostos a raidiações fruto do “progresso” e das explosões todas dos testes nucleares… E vêm-me f**er a cabeça com um copo de vinho ou de cerveja?!!!… Epá vão pró c*****o com essa conversa! Envenenem-me menos e deixem-me viver a vida com algum prazer!.. Que daqui a bocado é “não fume, não beba, não coma, não apanhe sol, não tome banho, não f*da… E o que é que um gajo anda cá a fazer???…

    Ninguém anda cá à espera de viver 150 anos, por isso vivamos com moderação e gozemos a vida. Mas sobretudo vivamos com sentido!.. O importante é dar um sentido e um propósito à nossa existência… Não andar cá só por andar. Tratar o próximo como um outro “eu” e se fizermos isso, quando dermos o p*ido mestre, de certeza que vamos mais conformados e menos azedos.

    Agora… Um copo de vinho por dia??? Por amor à Santa!

RESPONDER

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …