/

Em 12 anos, o consumo de álcool entre os jovens de 15 anos desceu para metade

Entre 2002 e 2014, o consumo de álcool entre os jovens com 15 anos desceu para metade na maioria dos países europeus e Portugal não é exceção, aponta um estudo da Organização Mundial de Saúde divulgado esta quarta-feira.

Em Portugal, o consumo regular de álcool entre jovens passou dos 16% para os 8% em 12 anos, revela o Público que avança os números nesta quarta-feira. Cerca de 38% dos jovens portugueses inquiridos admite ter experimentado álcool antes dos 13 anos.

Analisando os dados por géneros e ainda no caso português, regista-se uma grande diminuição entre as raparigas, passando o valor de 13% para 4% – uma queda de 9 pontos percentuais. Entre os rapazes, a descida é menor, de 19% para 11%.

Considerando a média dos 34 países europeus analisados, o consumo regular de álcool desceu de 26% para 13%, nota o estudo.

Quanto ao tipo de bebidas consumidas, o consumo de cerveja desceu de 8% para 5%. Já o consumo vinho, desceu de 3% para 1%. Por seu turno, as bebidas espirituosas passou de 11% para 4%.

Para a realização deste estudo foram inquiridos 1500 jovens portugueses.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.