Consumo de álcool dos filhos associado a educação branda dos pais

Um estudo descobriu que há uma associação entre o consumo de álcool dos filhos e a educação que os pais dão em relação às bebidas alcoólicas. Quanto mais brandos os pais forem, mais probabilidade há de os filhos começarem a beber.

A educação dada aos filhos no que toca ao consumo de bebidas alcoólicas pode ter um papel fundamental nos seus hábitos de consumo de álcool. Num estudo publicado esta terça-feira na revista Addiction, os cientistas encontraram uma relação entre estes dois fatores. Os filhos cujos pais tinham atitudes menos restritivas quanto ao consumo de álcool tendem a começar a beber mais cedo e ficarem bêbados com maior frequência.

Segundo o Tech Explorist, desde os quatros anos que as crianças são capazes de perceber que o álcool é algo restrito a adultos. No entanto, com uma educação menos rígida, os filhos podem ter tendência a começar a consumir álcool com regularidade.

Para chegarem a este conclusão, os cientistas da Universidade de Cambridge e da Universidade de East Anglia compilaram 29 artigos relativos a esta matéria, analisaram e comparam os resultados. A amostra era de quase 16.500 crianças e mais de 15.000 pais.

“O nosso estudo sugere que, quando os pais têm uma atitude indulgente em relação aos seus filhos beberem álcool, isso pode levar o seu filho a beber com mais frequência — e beber demais”, concluiu Mariliis Tael-Oeren, a autora do estudo.

No entanto, pode ser tudo uma questão de perspetiva. Os cientistas constataram que há uma discrepância entre aquilo que os filhos pensam ser a atitude dos pais e o que é na realidade. Os resultados mostraram que basta os filhos pensarem que os pais têm uma atitude branda, para que os hábitos de consumo de álcool sejam mais frequentes.

Mariliis acredita que esta discrepância de opiniões não quer obrigatoriamente dizer que haja grandes diferenças na educação dos pais. “Pode ser que suas perceções sejam distorcidas no sentido de pensar que os seus pais tenham atitudes mais lenientes”, explica a cientista.

Segundo Stephen Sutton, outro dos autores do estudo, as normas sociais também podem ter um papel decisivo no consumo de álcool pelos jovens: “O consumo de álcool é influenciado por uma variedade de fatores, incluindo atitudes e normas sociais. Se a norma social defende que os pais introduzam bebidas alcoólicas às crianças, os filhos podem subentender que os pais são mais permissivos, mesmo que não seja esse o caso”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Educação branda? A realidade da aiual educação é a inversão de papéis: os pais é que são educados pelos filhos, não os preparando, minimamente, para a Vida, com enorme implicação no défice de resistência à frustração (tão essencial para o desenvolvimento pessoal e da inteligência emocional).

RESPONDER

Amostras de sangue de animais de zoológicos ajudam a prever doenças em humanos

Os cientistas querem usar padrões genéticos similares, que estão presentes no sangue de humanos e animais há milhares de anos, para melhorar o prognóstico da doença assistida por computador. Os jardins zoológicos de Saarbrücken e Neunkirchen, …

Encontrado no topo dos Alpes um lago que não devia existir

Um montanhista capturou a formação de um lago "alarmante" no alto dos Alpes franceses depois de a neve glacial ter derretido durante a intensa onda de calor que atingiu a Europa central no final de …

Fogo na Sertã reacendeu e há aldeias cercadas pelas chamas

O incêndio no concelho da Sertã reacendeu à tarde depois de sido dado como dominado durante a madrugada, continuando os fogos no distritos de Castelo Branco a mobilizar mais de mil bombeiros e 15 meios …

Há uma cidade onde o dinheiro cresce das árvores

Morador da remota cidade de Skagway, no Alaska, há cerca de um ano, John Sasfai entra na cervejaria Skagway Brewing Co. e pede uma cerveja artesanal local à base de broto de abeto (árvore conífera …

Os gatos são um problema na Austrália. Matam mais de dois mil milhões de animais selvagens por ano

Quando os gatos vagueiam livremente, pequenos animais selvagens morrem. Na Austrália, a contagem de corpos já excede os dois mil milhões de animais nativos por ano. Na Austrália, investigadores ambientais analisaram centenas de estudos sobre os …

Morreu a antiga apresentadora da RTP Isabel Wolmar

Morreu a antiga apresentadora da RTP Isabel Wolmar. A cara histórica da estação pública tinha 86 anos. A notícia foi avançada pelo amigo Júlio Isidro na sua página oficial de Facebook. No Facebook, o apresentador da …

Cidade americana usa músicas infantis para afastar os sem-abrigo

https://vimeo.com/349252020 A cidade de West Palm Beach, no estado americano da Flórida, está a usar músicas infantis em loop para evitar que os sem-abrigo durmam no parque da cidade durante a noite. Numa tentativa desesperada e bizarra …

Nicolás Maduro acusa EUA de usarem sanções para se apoderarem do petróleo da Venezuela

O Presidente Nicolás Maduro acusou sábado os EUA de usarem as sanções contra a Venezuela como uma maneira de dominar o país para se apoderarem dos recursos petrolíferos venezuelanos. "Os EUA querem dominar-nos para controlar o …

Ministros das Finanças e da Justiça britânicos demitem-se se Boris Johnson for primeiro-ministro

O ministro das Finanças britânico, Philip Hammond, disse este domingo à BBC que se demite se o candidato à liderança do Partido Conservador Boris Johnson se tornar primeiro-ministro, por se opor a um Brexit sem …

Há 50 anos, Armstrong pousou na lua. Simulação mostra como foi

A equipa do Lunar Reconnaissance Orbiter Camera (LROC) da NASA recriou o pouso na superfície da Lua em 1969, do módulo lunar Apollo 11, conhecido como "Águia", mostrando o que o astronauta Neil Armstrong viu da …