Consumo de álcool dos filhos associado a educação branda dos pais

Um estudo descobriu que há uma associação entre o consumo de álcool dos filhos e a educação que os pais dão em relação às bebidas alcoólicas. Quanto mais brandos os pais forem, mais probabilidade há de os filhos começarem a beber.

A educação dada aos filhos no que toca ao consumo de bebidas alcoólicas pode ter um papel fundamental nos seus hábitos de consumo de álcool. Num estudo publicado esta terça-feira na revista Addiction, os cientistas encontraram uma relação entre estes dois fatores. Os filhos cujos pais tinham atitudes menos restritivas quanto ao consumo de álcool tendem a começar a beber mais cedo e ficarem bêbados com maior frequência.

Segundo o Tech Explorist, desde os quatros anos que as crianças são capazes de perceber que o álcool é algo restrito a adultos. No entanto, com uma educação menos rígida, os filhos podem ter tendência a começar a consumir álcool com regularidade.

Para chegarem a este conclusão, os cientistas da Universidade de Cambridge e da Universidade de East Anglia compilaram 29 artigos relativos a esta matéria, analisaram e comparam os resultados. A amostra era de quase 16.500 crianças e mais de 15.000 pais.

“O nosso estudo sugere que, quando os pais têm uma atitude indulgente em relação aos seus filhos beberem álcool, isso pode levar o seu filho a beber com mais frequência — e beber demais”, concluiu Mariliis Tael-Oeren, a autora do estudo.

No entanto, pode ser tudo uma questão de perspetiva. Os cientistas constataram que há uma discrepância entre aquilo que os filhos pensam ser a atitude dos pais e o que é na realidade. Os resultados mostraram que basta os filhos pensarem que os pais têm uma atitude branda, para que os hábitos de consumo de álcool sejam mais frequentes.

Mariliis acredita que esta discrepância de opiniões não quer obrigatoriamente dizer que haja grandes diferenças na educação dos pais. “Pode ser que suas perceções sejam distorcidas no sentido de pensar que os seus pais tenham atitudes mais lenientes”, explica a cientista.

Segundo Stephen Sutton, outro dos autores do estudo, as normas sociais também podem ter um papel decisivo no consumo de álcool pelos jovens: “O consumo de álcool é influenciado por uma variedade de fatores, incluindo atitudes e normas sociais. Se a norma social defende que os pais introduzam bebidas alcoólicas às crianças, os filhos podem subentender que os pais são mais permissivos, mesmo que não seja esse o caso”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Educação branda? A realidade da aiual educação é a inversão de papéis: os pais é que são educados pelos filhos, não os preparando, minimamente, para a Vida, com enorme implicação no défice de resistência à frustração (tão essencial para o desenvolvimento pessoal e da inteligência emocional).

RESPONDER

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …

Falcao colocado na órbita do FC Porto

O avançado do Mónaco está a ser apontado pela imprensa francesa como possível reforço do FC Porto. De acordo com o portal Le10Sport, os dragões estão no mercado a tentar garantir a contratação de Radamel Falcao, internacional …