Consumo de álcool dos filhos associado a educação branda dos pais

Um estudo descobriu que há uma associação entre o consumo de álcool dos filhos e a educação que os pais dão em relação às bebidas alcoólicas. Quanto mais brandos os pais forem, mais probabilidade há de os filhos começarem a beber.

A educação dada aos filhos no que toca ao consumo de bebidas alcoólicas pode ter um papel fundamental nos seus hábitos de consumo de álcool. Num estudo publicado esta terça-feira na revista Addiction, os cientistas encontraram uma relação entre estes dois fatores. Os filhos cujos pais tinham atitudes menos restritivas quanto ao consumo de álcool tendem a começar a beber mais cedo e ficarem bêbados com maior frequência.

Segundo o Tech Explorist, desde os quatros anos que as crianças são capazes de perceber que o álcool é algo restrito a adultos. No entanto, com uma educação menos rígida, os filhos podem ter tendência a começar a consumir álcool com regularidade.

Para chegarem a este conclusão, os cientistas da Universidade de Cambridge e da Universidade de East Anglia compilaram 29 artigos relativos a esta matéria, analisaram e comparam os resultados. A amostra era de quase 16.500 crianças e mais de 15.000 pais.

“O nosso estudo sugere que, quando os pais têm uma atitude indulgente em relação aos seus filhos beberem álcool, isso pode levar o seu filho a beber com mais frequência — e beber demais”, concluiu Mariliis Tael-Oeren, a autora do estudo.

No entanto, pode ser tudo uma questão de perspetiva. Os cientistas constataram que há uma discrepância entre aquilo que os filhos pensam ser a atitude dos pais e o que é na realidade. Os resultados mostraram que basta os filhos pensarem que os pais têm uma atitude branda, para que os hábitos de consumo de álcool sejam mais frequentes.

Mariliis acredita que esta discrepância de opiniões não quer obrigatoriamente dizer que haja grandes diferenças na educação dos pais. “Pode ser que suas perceções sejam distorcidas no sentido de pensar que os seus pais tenham atitudes mais lenientes”, explica a cientista.

Segundo Stephen Sutton, outro dos autores do estudo, as normas sociais também podem ter um papel decisivo no consumo de álcool pelos jovens: “O consumo de álcool é influenciado por uma variedade de fatores, incluindo atitudes e normas sociais. Se a norma social defende que os pais introduzam bebidas alcoólicas às crianças, os filhos podem subentender que os pais são mais permissivos, mesmo que não seja esse o caso”.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Educação branda? A realidade da aiual educação é a inversão de papéis: os pais é que são educados pelos filhos, não os preparando, minimamente, para a Vida, com enorme implicação no défice de resistência à frustração (tão essencial para o desenvolvimento pessoal e da inteligência emocional).

RESPONDER

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …