Cônsul honorário da Rússia em Portugal tem empresa que facilita os vistos gold

O cônsul honorário da Rússia em Portugal, Bruno Valverde Costa, detém uma empresa que promete facilitar a aquisição de vistos para investimento estrangeiro no país.

“Eventualmente pode traduzir um conflito de interesse”, disse o próprio à CNN Portugal, que o contactou. Em causa estão as suas ligações com a empresa Optimistic Plus, Lda., que fundou em 2012 com o objetivo de prestar, entre outras atividades, serviços de consultoria financeira, imobiliária e marketing.

No website da empresa anunciam-se serviços de “investimentos e vistos gold”, com três opções que começam nos 280 mil euros e podem chegar após 500 mil euros.

Apesar deste caso “muito dificilmente ser criminalmente punível em Portugal, não é moralmente aceitável” e pode traduzir um conflito de interesses, disse João Massano, presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados.

“De facto, pode estar a ser utilizado o cargo que detém para passar clientes de um lado para o outro”, continuou, sublinhando que o perigo dessas movimentações prende-se com uma possível situação de abuso de poder. “Pode chegar-se à situação em que, a partir da sua influência, arranja-se clientes para a empresa que tem”.

Bruno Valverde Cota negou, explicando que, “na realidade, a empresa dispõe essa informação no âmbito da oferta geral que consta no site”, porém, “por considerarmos que eventualmente poderia haver conflito de interesses, decidimos não avançar com o apoio a vistos gold”.

Para além de sublinhar que o apoio a vistos gold “não se enquadra no âmbito da estratégia comercial”, o cônsul honorário garantiu que “nunca ajudou a tratar de vistos gold, nem tem intenções de o fazer no futuro”.

A Embaixada da Rússia declarou à CNN Portugal “não ter conhecimento de que o cônsul honorário alegadamente trate de vistos gold” e referiu que Bruno Valverde Cota é “alguém com um forte sentido ético e muito sensível a este tipo de questões”.

A empresa promete também “apoio na compra e venda de imóveis”, através de uma “carteira de imóveis diversificada” e de “uma vasta rede de contactos“. “Deixe connosco a difícil tarefa de encontrar o imóvel que sirva o seu propósito, seja ele instalar a sua empresa, o seu negócio ou até mesmo a sua família”, anuncia.

Bruno Valverde Cota foi nomeado cônsul honorário da Rússia em Portugal pelo embaixador Mikhail Kamynin, em 2020. A empresa onde é o principal gestor, foi criada em 2012, ano de criação do regime dos vistos gold.

De acordo com um relatório financeiro obtido pela CNN Portugal, a Optimistic Plus Lda. passou de um volume de negócios de 2.198.761 euros em 2020 para 6.396.930 euros em 2021.

É também presidente da Câmara de Comércio e Indústria Portugal e Comunidades Estados Independentes. Esta trabalha com uma outra empresa de consultoria imobiliária, a PDA Portugal, especializada em “ajudar clientes internacionais a obter benefícios fiscais para residentes não habituais e vistos gold”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.