Construtor que deu prenda milionária a Salgado quer construir mega-central solar

Wikimedia

Painéis solares

O empresário José Guilherme, conhecido por ter oferecido uma “prenda” de 14 milhões de euros a Ricardo Salgado, tem planos para construir uma mega-central solar na Herdade dos Arrochais, na Amareleja, Alentejo, onde costumava receber políticos para caçadas.

O projecto de José Guilherme ainda não saiu do papel, mas está em andamento e pode “tornar-se uma das maiores centrais do país“, conforme dados recolhidos pelo Expresso.

O semanário refere que pode ter “até 250 MW de capacidade (a ligar à sub-estação de Alqueva)”, o que a transformaria numa “das maiores centrais fotovoltaicas do país”.

O investimento deve ser da ordem dos 175 milhões de euros e José Guilherme tem dois sócios no processo, respectivamente Luís Duque, antigo presidente da Sporting SAD e ex-presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, e o empresário Sérgio Sobral de Sousa.

A mega-central solar está a ser promovida pela empresa SunArrochais, criada no ano passado, e que é detida em 72,5% por José Guilherme e familiares – José Guilherme detém 7,5%, o filho, Paulo Guilherme, é dono de 10%, o neto Cristiano tem 30% e outros familiares detêm 25%. Luís Duque é dono de 20% da sociedade e Sérgio Sobral de Sousa de 7,5%.

Sobral de Sousa, empresário na área imobiliária, tornou-se conhecido por ter estado envolvido numa investigação judicial em torno do antigo deputado do PSD António Preto que chegou a ser acusado de fraude fiscal e falsificação de documentos, sendo absolvido em 2016. Em causa esteve a alegada recolha de dinheiro em envelopes e malas para a campanha de Preto para as eleições distritais do PSD em Lisboa, em 2002. O pai de Sobral de Sousa acabou por ser condenado no processo a 3 anos de prisão com pena suspensa por fraude fiscal.

José Guilherme e o filho foram alvos de buscas da Polícia Judiciária no início do ano, no âmbito de uma investigação que envolve também o ex-presidente da Caixa Económica Montepio Geral, Tomás Correia. Em causa estão suspeitas de burla, branqueamento de capitais e fraude fiscal no âmbito de um empréstimo do Montepio a Paulo Guilherme para a aquisição de unidades de um fundo do Banco através do Finibanco Angola.

Foi em Angola que José Guilherme acumulou parte da sua fortuna no sector da construção civil, depois de ter feito investimentos na Grande Lisboa. Aliás, a “prenda” a Salgado terá sido um agradecimento pelo facto de o ex-presidente do BES o ter ajudado a entrar em Angola, como alegou.

José Guilherme e as suas empresas estavam, em 2013, entre os maiores devedores do BES, com dívidas de 223 milhões de euros. O empresário afirmou, em 2015, no Parlamento, no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o BES, que devia 121 milhões de euros ao Novo Banco.

A SunArrochais já deu entrada com um processo de avaliação de impacto ambiental para a mega-central solar na Agência Portuguesa do Ambiente. A sociedade tem um capital social de apenas 20 mil euros, pelo que o projecto deverá precisar da entrada de outros sócios e, muito provavelmente, de financiamento bancário.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Qual é o banco que vai financiar este “negócio”? A CGD ?
    Penso que estamos a voltar ao “PS no seu melhor”.

  2. “MADRUGADA SUJA” De Miguel Sousa Tavares, explica muito bem, de uma forma “cientifica”, como se processam estas negociatas, que nos passam ao lado, mas somos chamados apagar!

    • Está a falar do comentador de tasca que referia que o Ricardo Salgado era o melhor gestor financeiro do mundo? É desse?!!

  3. O indivíduo oferece como prenda ao Salgado proprietário do BES, 14 milhões de euros como agradecimento, para depois sacar do Banco centenas de milhões e não os pagar, amigos destes não se devem perder e gestores desta qualidade também não!

RESPONDER

Parlamento espanhol prolonga estado de emergência por mais seis meses

O parlamento espanhol aprovou hoje em Madrid a prorrogação do estado de emergência para lutar contra a pandemia de covid-19 durante seis meses, até 09 de maio de 2021. A medida que já está em vigor, …

BCE avisa que recuperação económica "está a perder força mais rapidamente do que o previsto"

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, alertou esta quinta-feira que a recuperação económica está a perder força mais rapidamente do que aquilo que era previsto devido à aceleração da pandemia em vários …

CP permite reembolso dos bilhetes entre sexta e terça-feira. Rede Expressos cancela viagens

A CP irá reembolsar os utentes que pedirem devolução de dinheiro por bilhetes de viagens entre 30 de outubro e 3 de novembro, tendo em conta as restrições de movimentações entre concelhos, adiantou fonte oficial …

Marcelo Rebelo de Sousa não descarta novo estado de emergência

Marcelo Rebelo de Sousa abriu esta quinta-feira a porta à declaração de um novo estado de emergência em Portugal. O presidente admite fazer uma declaração ao país na próxima semana. O presidente da República não descarta …

Antissemitismo. Jeremy Corbyn suspenso do Partido Trabalhista

O Partido Trabalhista suspendeu hoje o seu antigo líder Jeremy Corbyn na sequência de um relatório que condenou a principal força da oposição no Reino Unido por "atos ilegais de assédio e discriminação" antissemita. Reagindo ao …

Portugal volta a bater recorde de infeções: mais 4.224 casos nas últimas 24 horas

Portugal voltou a bater o recorde de infeções diárias esta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.224 casos positivos em todo o país. Dia após dia, Portugal continua a bater recordes de infeções diárias. Nas …

Depois do novo confinamento, França estende uso obrigatório de máscara nas escolas às crianças de 6 anos

O uso de máscara na escola em França será estendido na próxima semana às crianças a partir dos seis anos, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro francês, Jean Castex, um dia após o anúncio de novo …

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …