Construtor que deu prenda milionária a Salgado quer construir mega-central solar

Wikimedia

Painéis solares

O empresário José Guilherme, conhecido por ter oferecido uma “prenda” de 14 milhões de euros a Ricardo Salgado, tem planos para construir uma mega-central solar na Herdade dos Arrochais, na Amareleja, Alentejo, onde costumava receber políticos para caçadas.

O projecto de José Guilherme ainda não saiu do papel, mas está em andamento e pode “tornar-se uma das maiores centrais do país“, conforme dados recolhidos pelo Expresso.

O semanário refere que pode ter “até 250 MW de capacidade (a ligar à sub-estação de Alqueva)”, o que a transformaria numa “das maiores centrais fotovoltaicas do país”.

O investimento deve ser da ordem dos 175 milhões de euros e José Guilherme tem dois sócios no processo, respectivamente Luís Duque, antigo presidente da Sporting SAD e ex-presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, e o empresário Sérgio Sobral de Sousa.

A mega-central solar está a ser promovida pela empresa SunArrochais, criada no ano passado, e que é detida em 72,5% por José Guilherme e familiares – José Guilherme detém 7,5%, o filho, Paulo Guilherme, é dono de 10%, o neto Cristiano tem 30% e outros familiares detêm 25%. Luís Duque é dono de 20% da sociedade e Sérgio Sobral de Sousa de 7,5%.

Sobral de Sousa, empresário na área imobiliária, tornou-se conhecido por ter estado envolvido numa investigação judicial em torno do antigo deputado do PSD António Preto que chegou a ser acusado de fraude fiscal e falsificação de documentos, sendo absolvido em 2016. Em causa esteve a alegada recolha de dinheiro em envelopes e malas para a campanha de Preto para as eleições distritais do PSD em Lisboa, em 2002. O pai de Sobral de Sousa acabou por ser condenado no processo a 3 anos de prisão com pena suspensa por fraude fiscal.

José Guilherme e o filho foram alvos de buscas da Polícia Judiciária no início do ano, no âmbito de uma investigação que envolve também o ex-presidente da Caixa Económica Montepio Geral, Tomás Correia. Em causa estão suspeitas de burla, branqueamento de capitais e fraude fiscal no âmbito de um empréstimo do Montepio a Paulo Guilherme para a aquisição de unidades de um fundo do Banco através do Finibanco Angola.

Foi em Angola que José Guilherme acumulou parte da sua fortuna no sector da construção civil, depois de ter feito investimentos na Grande Lisboa. Aliás, a “prenda” a Salgado terá sido um agradecimento pelo facto de o ex-presidente do BES o ter ajudado a entrar em Angola, como alegou.

José Guilherme e as suas empresas estavam, em 2013, entre os maiores devedores do BES, com dívidas de 223 milhões de euros. O empresário afirmou, em 2015, no Parlamento, no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o BES, que devia 121 milhões de euros ao Novo Banco.

A SunArrochais já deu entrada com um processo de avaliação de impacto ambiental para a mega-central solar na Agência Portuguesa do Ambiente. A sociedade tem um capital social de apenas 20 mil euros, pelo que o projecto deverá precisar da entrada de outros sócios e, muito provavelmente, de financiamento bancário.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Qual é o banco que vai financiar este “negócio”? A CGD ?
    Penso que estamos a voltar ao “PS no seu melhor”.

  2. “MADRUGADA SUJA” De Miguel Sousa Tavares, explica muito bem, de uma forma “cientifica”, como se processam estas negociatas, que nos passam ao lado, mas somos chamados apagar!

    • Está a falar do comentador de tasca que referia que o Ricardo Salgado era o melhor gestor financeiro do mundo? É desse?!!

  3. O indivíduo oferece como prenda ao Salgado proprietário do BES, 14 milhões de euros como agradecimento, para depois sacar do Banco centenas de milhões e não os pagar, amigos destes não se devem perder e gestores desta qualidade também não!

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …