Mais do que o currículo: 6 conselhos para quem procura emprego

Objectivos, contactos e conhecimento da empresa devem estar nas prioridades dos interessados.

No mundo laboral, ou melhor, no país laboral, nos últimos tempos o foco tem estado em quem procura trabalhadores; não em quem procura emprego.

Falta mão-de-obra em diversos sectores – e não só em Portugal – mas também continua a haver pessoas que querem encontrar emprego (ou mudar de emprego) imediatamente.

Para esses dois grupos de pessoas, o Grupo Adecco sugere seis dicas para quem procura emprego. Não é só o currículo que conta.

A primeira indicação é definir objectivos profissionais. Ter uma lista de sectores e empresas com que se  identifica, ter noção do cargo que mais se adequa ao seu perfil. Mas seja realista: nem demasiado conservador, nem muito ambicioso. Entre as listas, defina também o salário ideal; indique para si mesmo os valores máximo e mínimo pelo qual estaria disposto a receber para ser feliz a trabalhar.

A segunda dica é sobre os contactos: expandir a sua rede de contactos. Utilize o LinkedIn, por exemplo; torne-se visível naquela rede social. A visibilidade aumenta, a possibilidade de conseguir um emprego aumenta. E comente com os amigos e com familiares que procura um novo desafio profissional – nunca se sabe…

A terceira passa pelo básico: alimentar o currículo. Actualizar a lista é obrigatório. Se está parado, entre em formações diferentes, que acredita que vão ser úteis. Para cada candidatura, experiências profissionais adaptadas às necessidades da oferta. E, se houver informação para desenvolver relacionada com o possível novo projecto, desenvolva.

Conheça a empresa. Nunca fica mal fazer umas pesquisas sobre a empresa, antes de se candidatar. Até pode fazer perguntas a quem está a contratar, no momento da entrevista. Assim vai saber se encaixa nos seus valores, no ambiente que deseja.

O quinto conselho é muito conhecido mas essencial: preparar-se devidamente para a entrevista. Ao ir à entrevista, antes “tem de” saber do que precisa a empresa, quais são as suas expectactivas e necessidades. E, já durante a entrevista, se tiver perguntas para fazer, faça (mas convém ter uma ideia das dúvidas, antes).

Por fim, trabalhe no seu perfil. Pense em si, na postura que quer ter. Trabalhe a sua auto-confiança, seja positivo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.