Conselho da Europa quer que FIFA repita votação para atribuir Mundial 2022

thesportreview / Flickr

Joseph Blatter, presidente da FIFA

Joseph Blatter, presidente da FIFA

Um relatório do Conselho da Europa pede à FIFA que proceda a uma nova votação na organização do Mundial 2022 do Qatar, depois daquilo que diz ter sido um processo “profundamente ilegal” na atribuição.

O apelo é feito pela Comissão da Cultura, Ciência, Educação e Média (CCCEM) da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE) e surge face às revelações de que a decisão do Mundial no Qatar foi, no seu entender, “radicalmente viciada”.

“A FIFA não se pode alhear da sua obrigação de proceder a uma nova votação”, sustenta o relatório da Comissão da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.

Os responsáveis da Comissão lamentam ainda que o inquérito da Câmara de instrução do Comité de Ética da FIFA, que revelou “práticas extremamente duvidosas” não tenha sido tornado público e criticam a “facilidade” com que a FIFA manteve o Qatar.

O deputado trabalhista britânico Michael Connarty, relator do projeto de resolução parlamentar, diz que o processo foi “uma farsa” e que há “uma tentativa de encobrir o assunto” por parte dos responsáveis máximos do futebol mundial.

Connarty diz ter tido acesso a documentos, revelados pelo jornal Sunday Times, que mostram que um dos membros do Comité Executivo da FIFA, Mohamed Bin Hamman (do Qatar), pagou grandes somas de dinheiro para ter o apoio das federações africanas.

“As afirmações que negam a responsabilidade direta do Qatar nos procedimentos de Bin Hamman não podem invalidar um processo tão ilegal”, insistem os responsáveis da assembleia parlamentar.

No relatório, a Comissão insta também o Qatar, tão criticado devido às condições de trabalho que sofrem os imigrantes que trabalham nas obras do Mundial, para “tomar todas as medidas de forma a garantir os direitos fundamentais”.

O texto da resolução deverá ser submetido em abril à sessão plenária do parlamento do Conselho da Europa, que reunirá em Estrasburgo com 300 parlamentares dos 47 estados membros do Conselho da Europa.

Uma decisão na assembleia não terá um vínculo obrigatório, mas funcionará como uma pressão política.

O presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, já disse anteriormente que será necessário “um terramoto” para retirar a organização do Mundial 2022 ao Qatar.

ZAP / Futebol365 / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Porto eleito uma das melhores cidades pequenas do mundo pela Monocle

O Porto foi considerada a nona melhor cidade pequena do mundo para se viver pela revista Monocle. O centro histórico, a gastronomia e as praias foram características destacadas. A revista Monocle elegeu o Porto como uma …

Teoria sugere que os OVNIs são pilotados por humanos que viajam no tempo

https://vimeo.com/386497718 Objetos voadores não identificados (OVNIs) capturaram a atenção do público ao longo das décadas. Uma teoria defende que os pilotos dos OVNIs podem ser os descendentes dos humanos que viajam para o passado para estudar …

Vitória SC 1-2 FC Porto | "Dragão" vence com final louco

O FC Porto venceu o Vitória de Guimarães na Pedreira por 2-1 e é finalista da Taça da Liga portuguesa, marcando encontro com o Sporting de Braga (que venceu o Sporting na terça-feira) na final …

Empresa norte-americana quer recuperar o transmissor do Titanic que lançou as chamadas de socorro

A empresa privada norte-americana RMS Titanic Inc quer remover o equipamento de rádio da empresa Marconi que está entre os destroços do Titanic. A empresa pretende levar a cabo a "remoção cirúrgica" dos aparelhos de …

Luigi di Maio deixa liderança do Movimento 5 Estrelas

O líder do Movimento 5 Estrelas (M5S) demitiu-se da liderança, esta quarta-feira, e apelou a uma refundação do partido italiano, que atravessa uma crise interna e uma série de maus resultados em eleições regionais. Luigi Di …

Nova técnica combina injeções geladas e salgadas para combater a gordura

Uma equipa de cientistas, da Universidade de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, testou um novo tratamento que derrete a gordura da barriga. A nova técnica, desenvolvida por investigadores da Universidade de Harvard e do Hospital …

Jogadores "imploraram pela vida" em Alcochete

O lateral esquerdo Lumor e o guarda-redes Salin foram ouvidos, esta quarta-feira, na 21.ª sessão do julgamento da invasão à academia leonina. Lumor, que está emprestado pelo Sporting ao Maiorca, de Espanha, foi ouvido através do …

Mais de metade dos jovens escolhe os mesmos empregos

Mais de metade dos adolescentes portugueses querem ter os mesmos empregos e, a nível internacional, muitos jovens escolhem carreiras que exigem qualificações académicas, mas para as quais não pretendem estudar. O maior inquérito que avalia o …

Salvador Sobral entra no filme de Will Ferrell sobre a Eurovisão

Salvador Sobral vai aparecer no filme "Eurovision" e já gravou uma cena com Will Ferrell. O vencedor da Eurovisão em 2017 vai cantar uma canção no filme da Netflix e ainda contracenar com o ator …

Para evitar a desertificação, há uma cidade a vender casas a 1 euro

A cidade de Bisaccia, em Itália, está a vender 90 imóveis por apenas um euro. O compromisso é que os compradores renovem as habitações. A cidade italiana de Bisaccia, no sul da Campânia, em Itália, está …