Congresso da Fenprof elege Mário Nogueira pela última vez

*Bloco / Flickr

O congresso da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) que vai eleger pela última vez Mário Nogueira como secretário-geral da federação começa esta sexta-feira em Lisboa, com a avaliação da legislatura e a definição da continuidade da luta sindical em agenda.

A reeleição de Mário Nogueira para o seu último mandato à frente da federação de professores que dirige desde 2007 será um dos momentos do 13.º Congresso da Fenprof, que decorre sexta-feira e sábado no Fórum Lisboa.

O congresso conta com a presença de mais de 650 delegados, “dos quais 85% eleitos nas escolas pelos docentes sindicalizados nos sindicatos que integram a Fenprof”, de acordo com informações disponibilizadas pela estrutura sindical.

“Para além dos delegados, estarão presentes muitos convidados nacionais e estrangeiros, estando confirmada a presença de 47 convidados, de 35 organizações de 27 países, com particular destaque para a presença de delegações dos países da CPLP, Europa e América Latina. Também estará presente o Secretário-Geral da Internacional de Educação, David Edwards, e o presidente da Federação Mundial de Trabalhadores Científicos (FMTS), Jean Paul Lainé”, adianta a Fenprof em comunicado.

O 13.º Congresso terá como tema a carreira docente, que completa 30 anos, e que, segundo a Fenprof, “tem sobre si as piores intenções por parte dos que, pretendendo desvalorizar o exercício da profissão docente, querem revê-lo”.

Avaliar a legislatura e preparar a ação sindical em defesa da contagem de todo o tempo de serviço, a começar ainda durante o período de campanha eleitoral, são pontos na agenda do congresso.

“A luta vai a meio”, disse Mário Nogueira, que será reeleito secretário-geral na reunião magna, de acordo com o Público. A derrota de que se evita falar na Fenprof acabou por estar na base da decisão de Mário Nogueira se recandidatar a um novo mandato como secretário-geral da maior federação de sindicatos de professores.

O anúncio da recandidatura aconteceu logo após a votação final da apreciação parlamentar da matéria. O secretário-geral da Fenprof garante que vai para o novo mandato “com a força toda e cheio de entusiasmo”.

Há ainda momentos culturais, com atuações da Orquestra Geração e da Companhia de Dança CiM — Vo’Arte, para além da conclusão da campanha de solidariedade dos professores com Moçambique e as vítimas do ciclone Idai, com a entrega do material escolar recolhido nos sindicatos e nas escolas, que será enviado para aquele país pela organização não-governamental Helpo.

O encerramento dos trabalhos acontece ao final da tarde de sábado, com intervenções do secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, e do secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …