Congo declara fim da epidemia de Ébola no país

European Commission DG ECHO

A Serra Leoa no epicentro da epidemia de Ébola

A Serra Leoa no epicentro da epidemia de Ébola

As autoridades de Kinshasa anunciaram hoje o fim da epidemia do Ébola, que tinha sido declarada oficialmente no final de agosto numa zona isolada da República Democrática do Congo (R.D.Congo), provocando 49 mortos.

O ministro da Saúde congolês, Félix Kabange Numbi, indicou igualmente que a R.D.Congo acabou a formação de um primeiro grupo de 180 pessoas especializadas na luta contra esta doença, “pronto para intervir na Guiné-Conacri, na Serra Leoa, na Libéria e no Mali”.

Na R.D.Congo, “o fim da epidemia não significa que o perigo está totalmente ultrapassado”, porque o Congo “continua, como todos os outros países do mundo, sob a ameaça de casos de importação da doença do vírus do Ébola”, sobretudo a partir do Oeste de África, declarou Kabange, durante uma conferência de imprensa em Kinshasa.

O anúncio do fim da epidemia acontece 42 dias depois do registo do último caso de doença provocado pelo vírus, a 04 de outubro, e menos de três meses depois do seu reconhecimento pelas autoridades. A duração da incubação do vírus do Ébola é de 21 dias.

“Convido toda a população congolesa a guardar e a praticar todas as medidas de higiene elementar, nomeadamente a lavagem de mãos com sabão ou com cinza”, acrescentou.

O ministro convidou também o pessoal médico a observar as “medidas universais de higiene hospitalar e de controlo da infeção” e pediu-lhes que exortem “as populações que vivem ao redor da floresta a evitar tocar ou consumir animais encontrados mortos nas florestas”.

As autoridades congolesas tinham declarado oficialmente a epidemia do Ébola a 24 de agosto.

Esta epidemia registada na R.D.Congo corresponde a uma variação do vírus e é distinta da que grassa no Oeste de África.

No Congo, a doença atingiu uma região encravada da província do Equador (Noroeste), em plena floresta equatorial, no distrito de Boende (800 quilómetros a nordeste de Kinshasa).

No Oeste de África, de acordo com o último balanço da Organização Mundial de Saúde, publicado na quinta-feira, o Ébola provocou 5.177 mortos.

No início de outubro, as Nações Unidas tinham saudado “o imenso trabalho” realizado por Kinshasa e seus parceiros na luta contra a doença.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Neymar exige mais 6,5 milhões ao Barcelona. É o terceiro processo do jogador contra o clube

Neymar processou pela terceira vez o Barcelona devido às contingências fiscais que lhe foram incutidas a título pessoal por causa dos contratos relativos à sua contratação pelos blaugranas. Segundo divulgou o Mundo esta sexta-feira, citado pelo …

Autarca de Torres Vedras condenado a multa de 5.000 euros por plágio na tese de doutoramento

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes (PS), foi esta quinta-feira condenado a pagar uma multa de 5.000 euros, pelo crime de contrafação na tese de doutoramento. A multa será aplicada durante …

Francisco J. Marques acusado de sete crimes por divulgar e-mails do Benfica

Francisco J. Marques, Júlio Magalhães e Diogo Faria estão a ser acusados de vários crimes relativamente ao caso da divulgação dos e-mails do SL Benfica. O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, foi …

Depressão Jorge traz fim-de-semana com chuva e vento

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um fim-de-semana chuvoso e ventoso, a começar já a partir de sábado. Em causa está a passagem da depressão Jorge por Portugal. O tempo de primavera …

Dieselgate. Volkswagen vai pagar 800 milhões de euros a clientes

O fabricante de automóveis Volkswagen está disposto a pagar cerca de 800 milhões de euros a 460.000 clientes afetados pela manipulação de motores 'diesel', após um acordo extrajudicial com o gabinete de proteção do consumidor …

Novo partido Volt Portugal perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional

O novo partido Volt Portugal (VP) está muito perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional para a sua formalização. De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal Público, o processo dura já há quatro …

Vitalino Canas e Clemente Lima chumbados para o Tribunal Constitucional

A Assembleia da República 'chumbou' hoje Vitalino Canas e António Clemente Lima para juízes do Tribunal Constitucional (TC) e voltou a rejeitar reconduzir o ex-ministro Correia de Campos para presidir ao Conselho Económico e Social …

Turquia declara guerra ao regime sírio e abre portas da Europa aos refugiados após baixas em Idlib

A Turquia vai deixar de impedir que refugiados cheguem à Europa, por terra ou por mar, decisão que antecipa a chegada de refugiados da província de Idlib, no norte da Síria, onde a ofensiva do …

Cerca de 80% dos processos de racismo acabam arquivados

Cerca de 80% dos processos instaurados pela Comissão pela Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) entre 2006 e 2016 acabaram arquivados, concluiu um estudo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, …

Liga Europa. Há um duelo entre treinadores portugueses nos "oitavos"

Com todas as equipas portuguesas fora de prova, conhecem-se os clubes que se vão defrontar nos oitavos-de-final da Liga Europa. Em competição continuam três treinadores portugueses. O sorteio dos oitavos-de-final da Liga Europa foi dado a …