Confusão no FC Porto-Inter: quem é responsável?

Reprodução / Twitter

Centenas de adeptos italianos foram “segregados” à porta do estádio do FC Porto, no dia do jogo da Liga dos Campeões.

O Inter Milão queixou-se esta quarta-feira do FC Porto à UEFA e solicitou a intervenção desta, alegando que o clube português impediu muitos adeptos `nerrazzuri` de assistir à partida da Liga dos Campeões de futebol, na terça-feira.

“O FC Internazionale Milano manifesta a sua maior solidariedade aos seus adeptos, provenientes de toda a Europa e detentores de bilhetes que davam acesso ao jogo de ontem [terça-feira] à noite, entre o FC Porto e o Inter, que foram impedidos de entrar no estádio do Dragão”, pode ler-se no comunicado que o Inter publicou no site oficial.Segundo o clube de Milão, muitos dos seus adeptos, incluindo numerosas famílias com crianças, “foram segregados numa zona de contenção, perto do setor visitante, por decisão unilateral do FC Porto, e ali retidos durante todo o jogo, ao qual não puderam assistir, sendo expostos”, no entender do Inter, “a um estado de tensão e a um perigo potencial“.

Por considerar grave o que se passou no Dragão, o Inter Milão solicitou a intervenção da UEFA para “apurar o que se passou e para que situações deste tipo, que colidem com princípios de cordialidade, desportivismo, igualdade e inclusão, não se repitam, em defesa de todos os adeptos, independentemente da sua filiação clubista ou nacionalidade”.

Reação da UEFA

Em resposta enviada esta quarta-feira por escrito à agência Lusa, fonte da UEFA remeteu “a responsabilidade pela gestão segura dos espetadores e a política de bilhética associada” ao organizador do duelo e às autoridades competentes.

“A UEFA foi informada de que um grande número de adeptos visitantes tinha comprado ingressos para setores destinados aos fãs da equipa da casa. Os regulamentos da UEFA estipulam que 5% da capacidade do estádio deve ser providenciada à equipa visitante, numa área segregada para os seus apoiantes. Medidas de mitigação foram discutidas entre os dois clubes”, agregou o organismo liderado pelo esloveno Aleksander Ceferin.

No final do jogo de terça-feira, que ditou a saída do FC Porto da Liga dos Campeões, o administrador delegado do Inter Milão, Giuseppe Marotta, anunciou a apresentação de uma queixa na UEFA, em declarações reproduzidas no sítio oficial do clube na Internet.

Em comunicado, os ‘azuis e brancos’ já tinham advertido na véspera do desafio que, “por razões de segurança“, seria negada a entrada de adeptos do clube visitante com bilhetes que não tivessem sido adquiridos diretamente junto do segundo classificado da Serie A.

“Vi algumas crianças e famílias muito chateadas. É algo que lamentamos muito e agrega um sabor amargo à noite. Essas coisas não deveriam acontecer com nenhum adepto, já que o futebol devia ser sobre alegria e união”, salientou Giuseppe Marotta, congratulando os futebolistas orientados por Simone Inzhagi pela continuidade na Liga dos Campeões.

O FC Porto foi afastado na terça-feira dos oitavos de final, ao empatar 0-0 na receção ao Inter Milão, depois da derrota tangencial (0-1) sofrida em Itália, tendo terminado o desafio da segunda mão em inferioridade numérica, devido à expulsão de Pepê (90+7 minutos).

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.