Condutora da Carris despedida por desviar 7,40 euros

Uma guarda-freio da Carris foi despedida por “perda de confiança” depois de revender a turistas dois bilhetes já vendidos, num desvio de 7,40 euros.

Inicialmente, o Tribunal da Relação de Lisboa considerou o despedimento desproporcional e anulou a decisão. No entanto, há dias, o Supremo Tribunal de Justiça confirmou a sanção à mulher, considerando válido o despedimento devido a “perda de confiança” da entidade empregadora na funcionária.

De acordo com o Jornal de Notícias, a condutora, com 12 anos de antiguidade, admitiu ter vendido, a 31 de março de 2017, duas tarifas de bordo do Elevador da Glória e não ter entregue os respetivos bilhetes. Menos de uma hora depois, revendeu-os a outros dois turistas. A funcionária justificou a atitude com o objetivo de cobrir parte dos 16 euros que faltavam na caixa por ter dado troco a mais num outro caso de venda de bilhetes.

Contudo, uma fiscalização de controlo de tráfego, naquele dia, levou a que o esquema fosse descoberto. Os fiscais comprovaram que os bilhetes dos turistas já tinham uma hora e, depois de os questionarem sobre se aquela seria a sua segunda viagem, perceberam que existia algum problema.

A guarda-freio admitiu que os turistas não tinham culpa. Em maio do mesmo ano, foi emitida uma nota de culpa no âmbito de um processo disciplinar e, em junho, a funcionária foi despedida por justa causa.

Depois de a trabalhadora impugnar o despedimento por justa causa, por não se conformar com a decisão, em primeira instância foi validada a decisão da empresa. Mas, após recurso da guarda-freio, a Relação de Lisboa considerou o despedimento ilícito por “não ter vislumbrado proporcionalidade entre a conduta e a sanção decretada“. Os juízes desembargadores ordenaram a sua reintegração e obrigaram ainda a empresa a pagar à funcionária os salários em falta desde o despedimento.

Mas a Carris recorreu para o Supremo, alegando “conduta desleal e desonesta” e perda de confiança. No acórdão, os juízes consideraram o despedimento adequado e “proporcional à culpabilidade do trabalhar” e a mulher perdeu o emprego.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Acho muito bem!
    Nem que fosse por 0,01€!!
    Desvio é furto e claro que a sanção mínima só podia ser o despedimento por justa causa.

    • Também acho muito bem, mas desvio não será furto quando a quantia em causa não são 7,4 euros, mas vários milhões. Aí, passa a ser qualquer coisa como “erro administrativo”e ninguém é responsabilizado.

  2. crime é sempre crime
    mas eu pergunto: quando é que despedem os administradores da carris por desviarem dinheiro (comprar carros novos sem necessidade, etc, por isso é que a carris tem prejuizos)?

  3. … desviou 7.40€ em Maio e em Junho já estava na rua…
    Agora se fossem milhões…
    Queremos funcionários da Carris no governo sff.

  4. Isto apenas ilustra o que eu sempre defendi. Os políticos não são seres especiais em Portugal. Apenas têm mais oportunidades, e de maior montante, para pôr a mão. Arrisco-me a dizer que todo o país anda a roubar. Vejam a antiga brigada de trânsito, os concursos para as bases aéreas, os leitões que entram nas repartições públicas, os concursos públicos onde o vencedor é que fez o caderno de encargos, os concursos de emprego para o estado e autarquias onde entram os amigos, familiares e partidários.
    Em síntese, o nosso país é uma merda de alto a baixo!

  5. Sempre ouvi diser que para roubar tem que ser muito, para calar e dividir algum.Quando é pouco ou se é preso ou se perde o emprego. Coitada da Senhora tinha que ter liçoes do Governo dos gestores etc etc.
    Atençao que nao estou a louvar este acto desta Senhora.

RESPONDER

Manchas gigantes de Betelgeuse podem explicar o seu estranho escurecimento

As manchas gigantes da estrela Betelgeuse podem estar por detrás do estranho escurecimento que esta estrela tem vindo a experimentar, segundo uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. …

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …