/

Primeiro condenado por notícias falsas na Malásia recebe uma semana de prisão

Um tribunal da Malásia impôs esta segunda-feira uma semana de prisão a um dinamarquês de origem iemenita por divulgar um vídeo crítico à polícia. Esta é a primeira condenação imposta no país desde a aprovação da lei contra as notícias falsas.

Salah Salem Saleh Sulaiman, de 46 anos, declarou-se culpado perante o juiz que também lhe impôs uma multa de 10.000 ringgit (cerca de 2 mil euros), segundo o jornal The Star.

O acusado publicou no YouTube um vídeo no qual assegurava que estava presente quando um engenheiro palestiniano vinculado ao Hamas foi assassinado este mês em Kuala Lumpur, denunciando o atraso a chegar da Polícia e ambulância apesar das suas insistentes chamadas.

A Polícia, por outro lado, assegurou que chegou ao local em 10 minutos e apresentou uma denúncia contra Salah, detendo-o a 23 de abril.

Salah chegou há três semanas ao país com um visto de visita e hospedava-se em casa de um amigo perto da habitação da vítima, que não conhecia, segundo o jornal The Sun Daily.

O Parlamento malaio aprovou a 2 de abril a controversa nova lei que castiga a criação e difusão de notícias falsas, conhecidas como fake news, com penas que podem ir até aos 10 anos de prisão.

Diversas organizações de defesa dos direitos humanos denunciaram a nova norma como instrumento de censura.

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.