“As Slow as Possible” é uma peça musical do falecido compositor norte-americano John Cage que começou em 2001 e está programada para terminar em 2640, tornando-se a mais longa performance musical de sempre.
Com uma duração de 639 anos, a peça de órgão está a ser exibida numa igreja em Halberstadt, na Alemanha. A cidade foi escolhida porque foi lá que, em 1361, nasceu o primeiro grande órgão.
Aliás, embora Cage não tenha especificado uma duração para a sua peça, a duração foi escolhida porque a data de início da apresentação é 639 anos depois de Nicolaus Faber construir o primeiro órgão de igreja, explica o The Washington Post.
De acordo com o The Guardian, a igreja foi forçada a erguer uma barreira de som do lado de fora do edifício após reclamações de vizinhos. Felizmente para eles, há períodos de interrupção e a próxima nota só será tocada no dia 5 de fevereiro de 2024, daqui a menos de um ano.
No entanto, daqui a vários anos, uma nota soará por 58 anos sem interrupção. Especialistas em órgãos estarão tratarão de garantir que o órgão é robusto o suficiente para lidar com a tensão.
A performance é tão lenta que o órgão em que a peça está a ser tocada nem estava completo antes de a música começar. Ao longo deste século o órgão será ampliado, financiado pelo patrocínio das pessoas.
Os interessados podem comprar uma nota, que dura um ano e que tem um custo de mil euros ou mais. O patrocinador verá o seu nome inscrito numa placa que é colocada na parede da igreja.
Cage escreveu a peça em 1987 como uma adaptação da sua composição ASLSP de 1985 para piano. Uma apresentação da versão para piano normalmente dura de 20 a 70 minutos.