/

“Não está a acontecer rigorosamente nada.” Compra e venda de casas estagnada

1

Segundo Luís Lima, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), a compra e venda de casas em Portugal está parada.

Ao Expresso, Luís Lima contou que este setor está completamente parado. “Já não há nenhum proprietário a abrir a porta para vender o que quer que seja e, nos novos empreendimentos habitacionais, já ninguém está a deslocar-se aos locais.”

O responsável referiu ainda que, “em termos de escrituras, e no decorrer da semana passada, não se sentiu impacto”. “A grande maioria dos negócios ter-se-ão concretizado. No entanto, começou já a sentir-se uma enorme quebra na procura.”

Segundo o dirigente, não estão reunidas as condições para seres realizadas visitas a imóveis, “devido às recomendações de isolamento das populações, da quebra no número de viagens e até pela tendência de adiamento dos investimentos”.

Devido à pandemia de Covid-19, nenhum setor está imune, e o imobiliário já sofre as consequências. “Estamos ansiosos, preocupados e confusos por não sabermos como enfrentar uma situação que é inédita, mas é urgente tomar medidas imediatas de proteção das PME’s.”

Em relação a estas medidas, Luís Lima destacou o adiamento no pagamento de IVA ou de IMI, a suspensão de penhoras fiscais ou a implementação de moratórias para créditos.

Este período influenciará também as famílias, que serão alvo de uma quebra de rendimentos. Neste sentido, Luís Lima defende “algum alívio financeiro, nomeadamente através do adiamento do pagamento das prestações de crédito à habitação, por exemplo, que já está a ser implementado em países como a Itália”.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.