Companhia aérea vai pesar os passageiros antes de embarcarem

A companhia aérea nacional da Nova Zelândia está a pedir aos passageiros que se pesem antes de embarcarem em voos internacionais.

A Air New Zealand vai pesar 10.000 passageiros antes de embarcarem, durante um estudo que vai decorrer até 2 de Julho, para que os pilotos possam saber melhor o peso e o equilíbrio dos seus aviões antes da descolagem.

Os valores das pesagens, no entanto, não vão estar visíveis para os passageiros — ninguém vai passar vergonhas por excesso de peso na fila para embarcar.

Além disso, prometeu a companhia aérea, e os dados das pesagens permanecerão anónimos mesmo para os funcionários da transportadora.

“Nós pesamos tudo o que levamos a bordo de um avião — desde a carga, incluindo as refeições a bordo, até à bagagem no porão,” explicou Alastair James, especialista em melhoria de controlo de carga, numa nota de imprensa.

“Para estimar o peso de clientes, tripulação e malas de cabina, temos que usar valores médios, que vamos obter com mais precisão com este estudo”, acrescentou James.

Segundo a Associated Press, estes valores são exigidos pelo órgão regulador da indústria do país, a Autoridade de Aviação Civil. De acordo com as regras da autoridade, as companhias aéreas têm várias opções para estimar o peso dos passageiros.

Uma opção é realizar periodicamente estudos, como o que a Air New Zealand está a fazer, para estabelecer um peso médio. Outra opção é aceitar um peso padrão definido pela autoridade.

Atualmente, o peso designado pela autoridade para pessoas com 13 anos ou mais é de 86 quilogramas, o que inclui bagagem de mão. A autoridade alterou o peso médio dos passageiros em 2004, aumentando-o de 77 quilogramas.

Aparentemente, a Autoridade de Aviação Civil neozelandesa chegou à conclusão de que os passageiros aumentaram de peso nos últimos anos.

E efetivamente, as estatísticas de saúde mostram que os neozelandeses estão a ficar mais pesados. A última pesquisa nacional de saúde colocou a taxa de obesidade em adultos em 34%, acima dos 31% do ano anterior. As taxas de obesidade infantil aumentaram para 13%, acima dos 10% do ano anterior.

Os clientes dos voos domésticos da Air New Zealand já tinham sido convidados, há alguns anos, a pesar-se antes de embarcar. E os passageiros não têm  nada a recear no momento de subir à balança, diz Alastair James. “É simples, é voluntário, e ao pesar-se, estará a ajudar-nos a voar de forma segura e eficiente”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.