Já foi revelada a companhia aérea mais segura do mundo para 2022 (TAP está no top 5)

O site Airline Ratings avalia companhias aéreas de todo o mundo. Para 2022, a TAP é a companhia aérea mais segura da Europa.

O ano de 2021 foi um desafio para as companhias aéreas de todo o mundo, devido ao impacto da pandemia de covid-19. Dois anos depois de o vírus ter aparecido, continua a haver uma forte quebra nos passageiros que optam por cruzar os céus de avião.

O Airline Ratings avalia as companhias aéreas com base em critérios como acidentes nos últimos cinco anos, sérios incidentes ao longo dos últimos dois anos, auditorias de órgãos governamentais e da indústria da aviação, iniciativas de segurança, idade da frota e protocolos de segurança covid-19.

Este ano, a Air New Zealand conquistou o topo da tabela anual de segurança, que monitoriza 385 transportadoras aéreas.

A companhia aérea da Nova Zelândia conseguiu o lugar cimeiro “devido ao seu excelente registo de incidentes, número de inovações no cockpit, formação de pilotos e idade muito baixa da frota”, detalhou Geoffrey Thomas, editor-chefe do website, à CNN.

A Etihad Airways ficou em segundo, enquanto a Qatar Airways conquistou o último lugar do pódio. A Singapore Airlines ficou em quarto e a portuguesa TAP em quinto.

A Qantas, que mereceu o título de companhia aérea mais segura do mundo de 2014 a 2017 e de 2019 a 2021, está longe dos primeiros cinco lugares. Ocupa agora o sétimo lugar da lista, devido a um “ligeiro aumento de incidentes associado à idade da frota”.

Em outubro, um boeing da Qantas que viajava da cidade australiana de Perth para Adelaide, na Austrália Ocidental, foi desviado devido a um desequilíbrio de combustível, numa ocorrência classificada como “incidente grave”.

Liliana Malainho, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.