Provavelmente já está cansado de ver fotos de bebés, postais das férias ou comentários sobre futebol no Facebook. E antes fossem as únicas coisas que escapam ao seu controlo: quem nunca descobriu acidentalmente o que aconteceu no último episódio da sua série preferida – antes de o ter visto – ao navegar pelas atualizações dos amigos?
Já existem várias ferramentas que lhe permitem esconder com uma “cortina” virtual os temas que não quer ver – e até mesmo substituí-los por outros que goste mais. Por exemplo, cada vez que lhe aparecer uma foto de um bebé no Facebook, que tal substituí-la pela imagem de um gato?
1. Rather
“Substitui o que odeias nas redes sociais por outra coisa que preferes ver, por exemplo, gatos”. É esta a proposta da Rather, dos criadores do Unbaby.me. A aplicação – uma extensão para os navegadores Chrome, Firefox e Safari -, permite bloquear conteúdos que o aborrecem no Facebook e no Twitter.
Pode, por exemplo, evitar saber antes do tempo o que vai acontecer na sua série preferida – os malfadados spoilers – ou ocultar os resultados de competições desportivas antes de terminar de ver todos os jogos.
Outras categorias populares (ou, mais precisamente, impopulares) desta extensão são: bebés, o artista britânico Banksy, casamentos, férias, o rapper Kanye West e a cantora Miley Cyrus, cujos escândalos, pelos vistos, já cansam.
Entre os mais bloqueados encontra-se também a aplicação Nike+, que mostra as estatísticas de corridas dos amigos com a mania que são atletas.
A ferramenta teve críticas muito positivas: “Graças a Deus”, diz a revista Vice. “Salvaram a Internet”, escreve o The New York Times.
2. Silencer
Como o próprio nome indica, a Silencer amordaça os spoilers, pessoas, hashtags, palavras e frases que não queres ver no Twitter e no Facebook.
Trata-se de uma extensão para o Chrome e oferece funções parecidas com as da Rather: ocultar assuntos, frases e meios de comunicação pré-determinados.
Há alguns pacotes que permitem silenciar de uma forma intuitiva tudo o que estiver relacionado com algum tema, desde o campeonato de futebol ao último episódio de séries como “Game of Thrones”, ou até mesmo aquela festa à qual não foi convidado.
A melhor parte é que pode ocultar pessoas sem que se apercebam de que deixou de seguir as suas atualizações – que seria indelicado de acordo com a netiquette -, algo que o Facebook já permite, mas não o Twitter.
3. Twivo
A adolescente norte-americana Jennie Lameren resolveu tomar medidas para evitar os spoilers das suas séries favoritas e criou a aplicação Twivo, que bloqueia conteúdos que aparecem no Twitter.
O Twivo rastreia a rede social à procura de palavras-chave especificadas pelo utilizador – como o título de um programa ou os nomes das personagens e atores – e bloqueia esse conteúdo.
“Frustrava-me imenso estar sempre a encontrar spoilers das minhas séries preferidas no Twitter, por isso decidi criar esta aplicação para mim mesma”, explica Lamere à BBC.
“Penso que a ideia teve frutos porque a aplicação pode ser usada tanto por adolescentes como por adultis. Toda a gente fica farta de spoilers nas redes sociais, é por isso que tem mercado”, considera a jovem.
4. Spoiler Shield
Esta app é acessível para dispositivos da Apple, Android e Kindle. Os temas mais evitados pelos utilizadores da Spoiler Shield são as séries “Game of Thrones”, “Downton Abbey”, “Survivor”, “The Walking Dead” e “House of Cards”.
De forma semelhante às anteriores, esta aplicação bloqueia conteúdos deportivos e relativo a séries de televisão estabelecidos pelo utilizador.
“Criamos uma forma de que possas ver as séries quando quiseres, e podes ir ao Facebook ou ao Twitter a qualquer momento sem o perigo de ver acidentalmente um spoiler. Já não tens que te esconder das redes sociais”, afirmam os criadores.
ZAP / BBC