Como bloquear spoilers (e fotos de bebés) nas redes sociais

Provavelmente já está cansado de ver fotos de bebés, postais das férias ou comentários sobre futebol no Facebook. E antes fossem as únicas coisas que escapam ao seu controlo: quem nunca descobriu acidentalmente o que aconteceu no último episódio da sua série preferida – antes de o ter visto – ao navegar pelas atualizações dos amigos?

Já existem várias ferramentas que lhe permitem esconder com uma “cortina” virtual os temas que não quer ver – e até mesmo substituí-los por outros que goste mais. Por exemplo, cada vez que lhe aparecer uma foto de um bebé no Facebook, que tal substituí-la pela imagem de um gato?

1. Rather

“Substitui o que odeias nas redes sociais por outra coisa que preferes ver, por exemplo, gatos”. É esta a proposta da Rather, dos criadores do Unbaby.me. A aplicação – uma extensão para os navegadores Chrome, Firefox e Safari -, permite bloquear conteúdos que o aborrecem no Facebook e no Twitter.

Pode, por exemplo, evitar saber antes do tempo o que vai acontecer na sua série preferida – os malfadados spoilers – ou ocultar os resultados de competições desportivas antes de terminar de ver todos os jogos.

Outras categorias populares (ou, mais precisamente, impopulares) desta extensão são: bebés, o artista britânico Banksy, casamentos, férias, o rapper Kanye West e a cantora Miley Cyrus, cujos escândalos, pelos vistos, já cansam.

Entre os mais bloqueados encontra-se também a aplicação Nike+, que mostra as estatísticas de corridas dos amigos com a mania que são atletas.

A ferramenta teve críticas muito positivas: “Graças a Deus”, diz a revista Vice. “Salvaram a Internet”, escreve o The New York Times.

2. Silencer

Como o próprio nome indica, a Silencer amordaça os spoilers, pessoas, hashtags, palavras e frases que não queres ver no Twitter e no Facebook.

Trata-se de uma extensão para o Chrome e oferece funções parecidas com as da Rather: ocultar assuntos, frases e meios de comunicação pré-determinados.

Há alguns pacotes que permitem silenciar de uma forma intuitiva tudo o que estiver relacionado com algum tema, desde o campeonato de futebol ao último episódio de séries como “Game of Thrones”, ou até mesmo aquela festa à qual não foi convidado.

A melhor parte é que pode ocultar pessoas sem que se apercebam de que deixou de seguir as suas atualizações – que seria indelicado de acordo com a netiquette -, algo que o Facebook já permite, mas não o Twitter.

3. Twivo

A adolescente norte-americana Jennie Lameren resolveu tomar medidas para evitar os spoilers das suas séries favoritas e criou a aplicação Twivo, que bloqueia conteúdos que aparecem no Twitter.

O Twivo rastreia a rede social à procura de palavras-chave especificadas pelo utilizador – como o título de um programa ou os nomes das personagens e atores – e bloqueia esse conteúdo.

“Frustrava-me imenso estar sempre a encontrar spoilers das minhas séries preferidas no Twitter, por isso decidi criar esta aplicação para mim mesma”, explica Lamere à BBC.

“Penso que a ideia teve frutos porque a aplicação pode ser usada tanto por adolescentes como por adultis. Toda a gente fica farta de spoilers nas redes sociais, é por isso que tem mercado”, considera a jovem.

4. Spoiler Shield

Esta app é acessível para dispositivos da Apple, Android e Kindle. Os temas mais evitados pelos utilizadores da Spoiler Shield são as séries “Game of Thrones”, “Downton Abbey”, “Survivor”, “The Walking Dead” e “House of Cards”.

De forma semelhante às anteriores, esta aplicação bloqueia conteúdos deportivos e relativo a séries de televisão estabelecidos pelo utilizador.

“Criamos uma forma de que possas ver as séries quando quiseres, e podes ir ao Facebook ou ao Twitter a qualquer momento sem o perigo de ver acidentalmente um spoiler. Já não tens que te esconder das redes sociais”, afirmam os criadores.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …