Comissão de Instrutores da Liga foi “obrigada” a acusar Benfica

A Comissão de Instrutores (CI) da Liga de clubes revelou esta quarta-feira ter proposto ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol o arquivamento do processo de interdição de quatro jogos do Estádio da Luz.

Em comunicado, o CI começa por salientar a “total independência” nas suas ações, lembrando que “a competência para instaurar processos disciplinares compete ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol”, que em abril de 2017 “instaurou o processo disciplinar” relativo ao apoio ilegal do Benfica às claques.

“No dia 06.02.2018, a Comissão de Instrutores da LPFP elaborou o relatório final, propondo ao Conselho de Disciplina da FPF o arquivamento deste processo, pelos fundamentos expostos no respetivo relatório”, pode ler-se no comunicado.

Segundo a CI da Liga de clubes, em dezembro de 2018, “o Conselho de Disciplina da FPF discordou da proposta de arquivamento e ordenou (…) à Comissão de Instrutores a dedução de acusação” contra o Benfica, decisão que foi respeitada pela CI da Liga.

O órgão da Liga de clubes diz que “em 12.02.2019, o Conselho de Disciplina consequentemente julgou procedente a acusação que tinha mandado efetuar”, condenando o Benfica por “sete infrações” e aplicando “a sanção de quatro jogos de interdição do recinto desportivo e multa de 28.688 euros”.

De resto, o Comissão de Instrutores lembra que “a concreta fixação das sanções disciplinares é da responsabilidade exclusiva do Conselho de Disciplina da FPF”, sendo que a CI a “procede à instrução dos processos nos termos regulamentares e apresenta proposta de arquivamento ou deduz acusação”.

“Em todo o caso, a Comissão de Instrutores não pode deixar de sublinhar que o Regulamento Disciplinar atualmente em vigor salvaguarda, de forma mais intensa, a independência e a autonomia da Comissão de Instrutores no exercício das suas funções instrutórias, tendo sido eliminada a norma que permitia ao Conselho de Disciplina da FPF ordenar à Comissão de Instrutores a dedução da acusação nas situações em que esta apresenta proposta de arquivamento, como ainda sucedeu no âmbito do processo disciplinar em referência”, conclui o comunicado.

Benfica fala em “mão negra”

O Benfica defendeu hoje que “existe uma mão negra” responsável pela interdição do Estádio da Luz por quatro jogos decretada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, uma decisão que qualifica de “abuso” e “indecência”.

“O único entendimento que é possível fazer a partir da intenção de quem pretendia fechar o Estádio da Luz é o de que existe uma mão negra por detrás deste plano. A Comissão de Instrutores da Liga teve o desplante – e a coragem – de propor a interdição por um mínimo de sete e um máximo de 21 jogos. O Conselho de Disciplina da FPF decidiu por quatro”, lê-se em comunicado emitido esta quarta-feira pelo Benfica.

O clube ‘encarnado’ diz que, no limite, a Comissão de Instrutores “admitia que o Benfica fizesse mais de uma temporada inteira sem realizar qualquer jogo na Luz”, sublinhando que seria inédito no futebol mundial.

“O que aqui está em causa – até pelo timing escolhido – é claramente uma tentativa de desestabilizar o clube, com interesses e propósitos que são fáceis de entender. A forma como todo este processo foi manipulado e orientado revela, com perfeita nitidez, o objetivo pretendido: servir os interesses de quem ‘abençoou’ esta Comissão de Instrutores da Liga e o seu principal responsável”, adianta o Benfica.

Na terça-feira, depois de conhecido o castigo, que tem por base uma queixa apresentada pelo Sporting, o Benfica anunciou que iria apresentar uma providência cautelar no Tribunal Arbitral do Desporto, com efeitos suspensivos imediatos.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os tentáculos VERMELHAS que apoiam o benfica pertencem a um polvo gigante!
    Não são mãos “negras”, mas sim ramificações criminosas entre poder judicial, políticos no activo e estrutura federativa!
    TAD e IPDJ são a face mais visível do ESQUEMA que protege o Reino Lampiânico, que pode ter claques-que-não-são-claques, traficar influências e drogas, assaltar e assassinar impunemente!
    Por este caso se vê o estado de favorecimento que foi dado ao benfica, que apesar da coragem de alguém ter mostrado alguma coragem, nunca irá ser castigado!
    É a CORRUPÇÃO no seu esplendor máximo!

RESPONDER

Tondela vs Porto | Dragões garantem vantagem para o Clássico

O FC Porto fez o que lhe competia para garantir que chegava ao “clássico” do próximo sábado, com o Benfica, no primeiro lugar do campeonato. Na visita ao Tondela, os “dragões” não deram grandes veleidades …

Enfermeiras suspeitas de sabotar hospital com baratas. Queriam emprego melhor

Enfermeiras das emergências de um hospital italiano terão, alegadamente, libertado baratas no seu departamento. O objetivo era conseguirem uma transferência para outro hospital. As autoridades sanitárias da região de Nápoles abriram uma investigação a um caso …

Cancro do colo do útero pode ser extinto até 2100

Todos os anos, o cancro do colo do útero é a causa de morte de mais de 300 mil mulheres em todo o mundo - mas pode ser extinto até 2100. No ano passado, o diretor-geral …

Fortnite retira anúncios do YouTube para fugir aos predadores sexuais

A produtora de videojogos que criou o Fortnite, muito popular entre jovens e crianças, decidiu retirar os anúncios publicitários do YouTube por temer que estes apareçam ao lado de comentários publicados por pedófilos. A empresa norte-americana …

O alpinista sem pernas que chegou ao cume do Everest foi premiado com o "Momento do Ano"

Um alpinista chinês de 69 anos, que tem ambas as pernas amputadas, conseguiu chegar ao topo do Evereste em maio de 2018. A perseverança de Xia Boyu valeu-lhe nesta semana um prémio.  Em 1975, Xia Boyu …

Numa empresa neozelandesa só se trabalham quatro dias por semana (mas a produtividade aumentou)

Em março e abril do ano passado, uma empresa neozelandesa implementou um novo modelo laboral: trabalhar apenas quatro dias por semana. O estudo final foi publicado esta terça-feira e as conclusões mostram resultados animadores. Quase um …

Portugueses não sabem fazer queixa contra discriminação (e acham que não vale a pena)

Quase toda a gente já ouviu falar de discriminação ou crimes de ódio, mas a maioria tem dificuldade em distinguir os conceitos, desconhece o que fazer perante um caso ou a quem recorrer para fazer …

Imigrantes que entraram ilegais em Portugal terão visto desde que tenham um ano de descontos

Os imigrantes que se encontram em Portugal a trabalhar e a descontar para a Segurança Social há pelo menos 12 meses vão poder ter a autorização de residência mesmo que não tenham entrado no país …

Estudantes no Porto até aos 15 anos vão andar gratuitamente de metro e autocarro

A Câmara do Porto vai garantir passes gratuitos para residentes estudantes na cidade até aos 15 anos, complementando a medida do Governo que prevê a gratuitidade do título de transporte até aos 12 anos. O anúncio …

Ryanair e Wizz Air multadas por restrições na bagagem de mão

A autoridade da concorrência italiana aplicou nesta quinta-feira uma multa de três milhões de euros à companhia aérea Ryanair e de um milhão de euros à Wizz Air, outra low cost, pelo suplemento aplicado à …