Comissão de Instrutores da Liga foi “obrigada” a acusar Benfica

A Comissão de Instrutores (CI) da Liga de clubes revelou esta quarta-feira ter proposto ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol o arquivamento do processo de interdição de quatro jogos do Estádio da Luz.

Em comunicado, o CI começa por salientar a “total independência” nas suas ações, lembrando que “a competência para instaurar processos disciplinares compete ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol”, que em abril de 2017 “instaurou o processo disciplinar” relativo ao apoio ilegal do Benfica às claques.

“No dia 06.02.2018, a Comissão de Instrutores da LPFP elaborou o relatório final, propondo ao Conselho de Disciplina da FPF o arquivamento deste processo, pelos fundamentos expostos no respetivo relatório”, pode ler-se no comunicado.

Segundo a CI da Liga de clubes, em dezembro de 2018, “o Conselho de Disciplina da FPF discordou da proposta de arquivamento e ordenou (…) à Comissão de Instrutores a dedução de acusação” contra o Benfica, decisão que foi respeitada pela CI da Liga.

O órgão da Liga de clubes diz que “em 12.02.2019, o Conselho de Disciplina consequentemente julgou procedente a acusação que tinha mandado efetuar”, condenando o Benfica por “sete infrações” e aplicando “a sanção de quatro jogos de interdição do recinto desportivo e multa de 28.688 euros”.

De resto, o Comissão de Instrutores lembra que “a concreta fixação das sanções disciplinares é da responsabilidade exclusiva do Conselho de Disciplina da FPF”, sendo que a CI a “procede à instrução dos processos nos termos regulamentares e apresenta proposta de arquivamento ou deduz acusação”.

“Em todo o caso, a Comissão de Instrutores não pode deixar de sublinhar que o Regulamento Disciplinar atualmente em vigor salvaguarda, de forma mais intensa, a independência e a autonomia da Comissão de Instrutores no exercício das suas funções instrutórias, tendo sido eliminada a norma que permitia ao Conselho de Disciplina da FPF ordenar à Comissão de Instrutores a dedução da acusação nas situações em que esta apresenta proposta de arquivamento, como ainda sucedeu no âmbito do processo disciplinar em referência”, conclui o comunicado.

Benfica fala em “mão negra”

O Benfica defendeu hoje que “existe uma mão negra” responsável pela interdição do Estádio da Luz por quatro jogos decretada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, uma decisão que qualifica de “abuso” e “indecência”.

“O único entendimento que é possível fazer a partir da intenção de quem pretendia fechar o Estádio da Luz é o de que existe uma mão negra por detrás deste plano. A Comissão de Instrutores da Liga teve o desplante – e a coragem – de propor a interdição por um mínimo de sete e um máximo de 21 jogos. O Conselho de Disciplina da FPF decidiu por quatro”, lê-se em comunicado emitido esta quarta-feira pelo Benfica.

O clube ‘encarnado’ diz que, no limite, a Comissão de Instrutores “admitia que o Benfica fizesse mais de uma temporada inteira sem realizar qualquer jogo na Luz”, sublinhando que seria inédito no futebol mundial.

“O que aqui está em causa – até pelo timing escolhido – é claramente uma tentativa de desestabilizar o clube, com interesses e propósitos que são fáceis de entender. A forma como todo este processo foi manipulado e orientado revela, com perfeita nitidez, o objetivo pretendido: servir os interesses de quem ‘abençoou’ esta Comissão de Instrutores da Liga e o seu principal responsável”, adianta o Benfica.

Na terça-feira, depois de conhecido o castigo, que tem por base uma queixa apresentada pelo Sporting, o Benfica anunciou que iria apresentar uma providência cautelar no Tribunal Arbitral do Desporto, com efeitos suspensivos imediatos.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os tentáculos VERMELHAS que apoiam o benfica pertencem a um polvo gigante!
    Não são mãos “negras”, mas sim ramificações criminosas entre poder judicial, políticos no activo e estrutura federativa!
    TAD e IPDJ são a face mais visível do ESQUEMA que protege o Reino Lampiânico, que pode ter claques-que-não-são-claques, traficar influências e drogas, assaltar e assassinar impunemente!
    Por este caso se vê o estado de favorecimento que foi dado ao benfica, que apesar da coragem de alguém ter mostrado alguma coragem, nunca irá ser castigado!
    É a CORRUPÇÃO no seu esplendor máximo!

RESPONDER

Magia termodinâmica. Dispositivo promete transformar água a ferver em gelo sem consumir energia

Físicos da Universidade de Zurique, na Suíça, desenvolveram um dispositivo incrivelmente simples que permite que o calor flua temporariamente de um objeto frio para outro objeto quente sem precisar de uma fonte de alimentação externa. Para …

Papagaio cúmplice de criminosos detido pelas autoridades brasileiras

No Brasil, um papagaio cúmplice de traficantes de droga foi preso pelas autoridades. O animal avisava o casal de criminosos da chegada da polícia. Na favela da cidade de Teresina, no Brasil, o papagaio dizia "a …

Há duas portuguesas desaparecidas e sete mortos após naufrágio em São Tomé e Príncipe

O número de mortos causados pelo naufrágio de um navio perto da ilha são-tomense do Príncipe subiu para sete, existindo ainda 10 desaparecidos, disse fonte do governo regional. “Mais um corpo sem vida, de uma criança, …

Casal está em risco de pena de morte por construir uma casa no mar

Um americano e a sua namorada tailandesa podem terminar os seus dias na prisão ou até serem condenados à morte. As autoridades da Tailândia acusam o casal de ter construído uma casa em águas do país …

Muitas pessoas não se conseguem localizar num mapa

Quando o mau tempo ameaça, os meteorologistas usam mapas para mostrar onde estão localizadas as tempestades e para onde vão. Mas é importante que as pessoas saibam se estão no caminho destas catástrofes. Uma percentagem substancial …

Milícia planeava assassinar Barack Obama e Hillary Clinton

O líder de uma milícia norte-americana que capturava imigrantes sem documentos na fronteira com o México, Larry Hopkins, foi detido no sábado e confessou ao FBI que o grupo planeava matar Barack Obama, Hillary Clinton …

Urina ajuda arqueólogos a acompanhar a ascensão da agricultura

Estudar os vestígios de urina de ovelhas e cabras está a fornecer aos arqueólogos um vislumbre da domesticação de animais numa aldeia turca há 10.000 anos. Uma das transições mais marcantes da História foi quando o …

Inscrição antiga revela o que aconteceu à cidade prestes a tornar-se a capital da Assíria

Cientistas decifraram um texto do Rei Sargão II da Assíria, que governou entre 722 e 705 a.C. A inscrição, mal conservada, relata a conquista da cidade de Carquemis, descobrindo os planos para transformá-la na nova …

Uma das praias mais famosas do Hawai está prestes a ficar submersa

Os legisladores estão a tomar medidas para enfrentar os efeitos da mudança climática antes que seja tarde demais numa nova tentativa de reconstruir a famosa praia de Waikiki para proteger os moradores de futuras inundações. O …

Afinal, a chita não é o animal mais rápido do mundo

A classificação dos animais mais rápidos do planeta não tem, na maioria das vezes, em conta a proporção do seu tamanho e da sua velocidade máxima. Esta classificação, que utiliza como medida a quantidade de segundos …