Comissão de Instrutores da Liga foi “obrigada” a acusar Benfica

A Comissão de Instrutores (CI) da Liga de clubes revelou esta quarta-feira ter proposto ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol o arquivamento do processo de interdição de quatro jogos do Estádio da Luz.

Em comunicado, o CI começa por salientar a “total independência” nas suas ações, lembrando que “a competência para instaurar processos disciplinares compete ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol”, que em abril de 2017 “instaurou o processo disciplinar” relativo ao apoio ilegal do Benfica às claques.

“No dia 06.02.2018, a Comissão de Instrutores da LPFP elaborou o relatório final, propondo ao Conselho de Disciplina da FPF o arquivamento deste processo, pelos fundamentos expostos no respetivo relatório”, pode ler-se no comunicado.

Segundo a CI da Liga de clubes, em dezembro de 2018, “o Conselho de Disciplina da FPF discordou da proposta de arquivamento e ordenou (…) à Comissão de Instrutores a dedução de acusação” contra o Benfica, decisão que foi respeitada pela CI da Liga.

O órgão da Liga de clubes diz que “em 12.02.2019, o Conselho de Disciplina consequentemente julgou procedente a acusação que tinha mandado efetuar”, condenando o Benfica por “sete infrações” e aplicando “a sanção de quatro jogos de interdição do recinto desportivo e multa de 28.688 euros”.

De resto, o Comissão de Instrutores lembra que “a concreta fixação das sanções disciplinares é da responsabilidade exclusiva do Conselho de Disciplina da FPF”, sendo que a CI a “procede à instrução dos processos nos termos regulamentares e apresenta proposta de arquivamento ou deduz acusação”.

“Em todo o caso, a Comissão de Instrutores não pode deixar de sublinhar que o Regulamento Disciplinar atualmente em vigor salvaguarda, de forma mais intensa, a independência e a autonomia da Comissão de Instrutores no exercício das suas funções instrutórias, tendo sido eliminada a norma que permitia ao Conselho de Disciplina da FPF ordenar à Comissão de Instrutores a dedução da acusação nas situações em que esta apresenta proposta de arquivamento, como ainda sucedeu no âmbito do processo disciplinar em referência”, conclui o comunicado.

Benfica fala em “mão negra”

O Benfica defendeu hoje que “existe uma mão negra” responsável pela interdição do Estádio da Luz por quatro jogos decretada pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, uma decisão que qualifica de “abuso” e “indecência”.

“O único entendimento que é possível fazer a partir da intenção de quem pretendia fechar o Estádio da Luz é o de que existe uma mão negra por detrás deste plano. A Comissão de Instrutores da Liga teve o desplante – e a coragem – de propor a interdição por um mínimo de sete e um máximo de 21 jogos. O Conselho de Disciplina da FPF decidiu por quatro”, lê-se em comunicado emitido esta quarta-feira pelo Benfica.

O clube ‘encarnado’ diz que, no limite, a Comissão de Instrutores “admitia que o Benfica fizesse mais de uma temporada inteira sem realizar qualquer jogo na Luz”, sublinhando que seria inédito no futebol mundial.

“O que aqui está em causa – até pelo timing escolhido – é claramente uma tentativa de desestabilizar o clube, com interesses e propósitos que são fáceis de entender. A forma como todo este processo foi manipulado e orientado revela, com perfeita nitidez, o objetivo pretendido: servir os interesses de quem ‘abençoou’ esta Comissão de Instrutores da Liga e o seu principal responsável”, adianta o Benfica.

Na terça-feira, depois de conhecido o castigo, que tem por base uma queixa apresentada pelo Sporting, o Benfica anunciou que iria apresentar uma providência cautelar no Tribunal Arbitral do Desporto, com efeitos suspensivos imediatos.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os tentáculos VERMELHAS que apoiam o benfica pertencem a um polvo gigante!
    Não são mãos “negras”, mas sim ramificações criminosas entre poder judicial, políticos no activo e estrutura federativa!
    TAD e IPDJ são a face mais visível do ESQUEMA que protege o Reino Lampiânico, que pode ter claques-que-não-são-claques, traficar influências e drogas, assaltar e assassinar impunemente!
    Por este caso se vê o estado de favorecimento que foi dado ao benfica, que apesar da coragem de alguém ter mostrado alguma coragem, nunca irá ser castigado!
    É a CORRUPÇÃO no seu esplendor máximo!

RESPONDER

Reconstruções em Pedrógão. Gulbenkian exige indemnização de meio milhão por suspeita de ilegalidades

A Fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de euros por ilegalidades na reconstrução de casas de Pedrógão. Estão em causa cinco habitações. A fundação Calouste Gulbenkian exige uma indemnização de meio milhão de …

Austrália. Depois dos incêndios, chega o granizo (e já está a provocar estragos)

A Austrália está a recuperar dos enormes incêndios dos últimos meses. No entanto, a costa oriental do país debate-se agora com chuvas intensas que tem provocado inúmeras inundações. As fortes chuvas que caíram esta segunda-feira proporcionaram …

Taxa sobre produtos poluentes rendeu 200 milhões em dois anos

A taxa aplicada sobre produtos poluentes - plástico, cartão, embalagens de vidro, entre outros -, rendeu ao Estado português 199,6 milhões de euros em dois anos, avança o Jornal de Notícias esta segunda-feira. O valor, arrecadado …

"Mito sem sentido". Santos Silva rejeita que Portugal seja "amigo especial" da China

O ministro dos Negócios Estrangeiros rejeitou, em entrevista ao Financial Times, que Portugal esteja a desenvolver uma dependência problemática relativamente à China. É um "mito sem sentido", defendeu Augusto Santos Silva. O governante falou ao …

Justiça espanhola liga ex-ministro a alegado caso de corrupção. António Vitorino nega

A Justiça espanhola diz que o ex-ministro socialista se terá apropriado de 35 milhões de euros da petrolífera estatal venezuelana PDVSA. António Vitorino nega. A justiça espanhola alega que uma sociedade de António Vitorino, antigo ministro …

Há um obstáculo que pode travar a primeira condenação de Salgado

Ricardo Salgado foi condenado a pagar 4 milhões de euros e proibido de ser banqueiro nos próximos dez anos. No entanto, ainda há um último obstáculo que pode travar a sua condenação. O Tribunal Constitucional rejeitou …

Diplomatas portugueses salvaram entre 60 mil e 80 mil vidas durante a II Guerra Mundial

Os diplomatas portugueses terão salvo entre 60 mil a 80 mil refugiados do regime nazi, maioritariamente judeus, durante o período da II Guerra Mundial, estimou a historiadora Irene Flunser Pimentel em entrevista à agência Lusa. Além …

"Absolutamente determinantes." Autárquicas de 2021 vão ser a prova de fogo de Rui Rio

Rui Rio foi reeleito presidente do PSD este sábado, mas tem pela frente vários desafios. O maior deles todos serão as autárquicas de 2021 que vão ditar muito do seu futuro político.  Rui Rio mostrou-se disponível …

Deputados do PS querem reabrir linha do Tâmega

Os deputados do PS do distrito do Porto querem que a linha do Tâmega, que fazia a ligação ferroviária entre Livração, em Marco de Canaveses, e Amarante, como existia até março de 2009, seja reaberta …

Joacine disposta a fazer "cedências necessárias". Livre diz que só por milagre as relações serão retomadas

O Livre decidiu retirar a confiança política a Joacine Katar Moreira. A deputada única do partido admite fazer as cedências necessárias, mas o partido diz que só por milagre as relações entre os dois vão …