Comissão Europeia quer criar lista comum de “países seguros” sem direito a asilo

European Parliament / Flickr

Frans Timmermans, vice-Presidente da Comissão Europeia

Frans Timmermans, vice-Presidente da Comissão Europeia

A Comissão Europeia está a preparar uma lista comum de países cujos cidadãos não têm direito a asilo, numa tentativa de controlar o grande fluxo de refugiados vindos do norte de África.

O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, confirmou esta terça-feira, numa entrevista à Radio Europe 1, que a Comissão Europeia está a preparar um código comum de direito ao asilo, que contenha uma lista de “países seguros”, cuja população fica automaticamente invalidada para acesso a asilo na União Europeia.

Estes “países seguros”, onde deverão ser incluídos países dos Balcãs e de África, seriam aqueles em que os direitos civis são garantidos, tornando mais difícil para os emigrantes dessas nações provar que estão em risco de serem perseguidos caso regressem.

O código comum de direito ao asilo poderá ficar definido até o final do ano, facilitando o regresso a casa dos cidadãos destes países, alega Timmermans. O vice-presidente da Comissão Europeia afirma ser uma medida necessária, já que o atual sistema, em que cada Estado-membro decide que países são seguros para deportar os refugiados, não foi capaz de conter a inundação humana dos últimos anos.

O representante do órgão executivo europeu considera absurdo o facto de países dos Balcãs serem reconhecidos como candidatos a entrar na UE e, ao mesmo tempo, não serem considerados países seguros por todos os membros do bloco. “Temos de nos colocar de acordo para repatriar essas pessoas, porque elas não têm direito a asilo”, afirma.

Cidadãos da Albânia e do Kosovo perfazem cerca de 40% dos pedidos de asilo na Alemanha, que não os coloca na lista de países seguros onde estão nações como a Sérvia, a Bósnia e Herzegovina e a Macedónia.

Por outro lado, apesar de considerar mais fácil chegar a acordo sobre os Balcãs, o mesmo não deverá acontecer relativamente a alguns países africanos.

Na quinta-feira passada, aquando do anúncio da reunião europeia sobre a crise migratória para Outubro, o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, também já tinha apelado a uma “harmonização” do direito de asilo na Europa, à “definição de uma lista de países de origem seguros” e a um “aprofundamento da cooperação ao nível da polícia e serviços secretos”.

Também na semana passada, o comissário para a Migração, Assuntos Internos e Cidadania, Dimitris Avramopoulos, recordou que “a Comissão tem trabalhado dia e noite durante todo o verão para oferecer apoio financeiro aos Estados-membros para a criação de hot-spots e para acelerar os procedimentos de regresso”.

Os hot-spots são centros de identificação de migrantes a instalar na Grécia e em Itália, onde os recém-chegados irão ser conduzidos para serem identificados. Nesses centros será feita uma triagem entre as pessoas que podem solicitar o estatuto de refugiado e os migrantes económicos, cujo repatriamento para os países de origem será quase certo.

“Tomámos todas as medidas para conseguir em breve apresentar propostas legislativas concretas para um programa de reinstalação permanente para os requerentes de asilo e uma lista europeia de países de origem seguros”, acrescentou o político grego, num comunicado enviado à agência francesa AFP.

“Intensificámos os nossos esforços para que as regras de Dublin [regulamento que organiza a avaliação dos pedidos de asilo na Europa] sejam respeitadas pelos 28 Estados-membros e para pôr em prática a solidariedade europeia em benefício dos Estados-membros que mais precisam”, frisou o comissário.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais seis mortos nos protestos em Myanmar. Embaixador na ONU afastado

Seis manifestantes foram mortos em Myanmar, este domingo, por forças de segurança que dispersavam com violência as manifestações pró-democracia. Três manifestantes foram mortos em Dawei (no sul do país), enquanto dois adolescentes, de 18 anos, morreram …

Siza Vieira anuncia que Programa Apoiar vai ser reforçado e alargado

O programa Apoiar, destinado a empresas afetadas pela pandemia da covid-19, vai ser reforçado e alargado a novas situações, anunciou o ministro da Economia, indicando que as medidas vão ser anunciadas na próxima semana. "Queremos reforçar …

Embaixadora deixa Venezuela na terça-feira. UE chama embaixador em Cuba

A embaixadora da União Europeia na Venezuela vai sair do país na terça-feira, informou à agência Lusa fonte diplomática europeia, sem adiantar mais detalhes. Na última quarta-feira, a Venezuela decidiu expulsar Isabel Brilhante Pedrosa, em retaliação …

EUA aprovam vacina unidose da Johnson & Johnson. Nova Zelândia volta ao confinamento

O regulador do medicamento norte-americano aprovou, este sábado, a vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson, a terceira autorizada nos Estados Unidos. A vacina em causa da Johnson & Johnson é de dose única e junta-se …

Estes traços psicológicos podem ajudar a identificar pessoas vulneráveis ao extremismo

As características dos cérebros das pessoas podem oferecer pistas sobre as suas crenças políticas, sugere um novo estudo científico. Num estudo com cerca de 350 cidadãos norte-americanos, uma equipa de investigadores examinou a relação entre as …

Fóssil de lula vampiro perdido durante a Revolução Húngara foi redescoberto

Em 2019, uma equipa de investigadores encontrou o fóssil que estava perdido nas coleções do Museu de História Natural da Hungria, enquanto procurava fósseis de ancestrais de chocos. Contudo, o fóssil foi descoberto originalmente em 1942 …

Após escalada de suicídios, Japão nomeia Ministro da Solidão

O Japão nomeou um Ministro da Solidão após um recente aumento no número de suicídios, exacerbado pela crise provocada pela pandemia de covid-19. Estudos recentes mostraram que o Japão tem altos níveis de isolamento social, em …

Grande carruagem cerimonial descoberta quase intacta em Pompeia

Uma grande carruagem cerimonial de quatro rodas, com elementos de ferro, decorações de bronze e estanho, restos de madeira mineralizada e vestígios de elementos orgânicos, como cordas, foi encontrada quase intacta na área arqueológica de …

FC Porto 0-0 Sporting | Nulo com sabor a vitória para o "leão"

O “clássico” do Dragão, entre FC Porto e Sporting, terminou sem golos, sem grande futebol, e com um “leão” cada vez mais perto do título, apesar de ainda faltar muito campeonato.  A igualdade permite à formação …

Adolesceste entusiasta por pirotecnia construiu o seu próprio simulador profissional de fogos de artifício

O FWsim foi lançado pela primeira vez em 2010 como um software de planeamento de fogos de artifício, voltado para profissionais de pirotecnia e entusiastas de fogos de artifício. Em 2006, conta o Vice, Lukas Trötzmüller …