Comissão Europeia ocultou documentos sobre Durão Barroso e o Goldman Sachs

A Comissão Europeia terá ocultado registos de email e de cartas que atestavam a alegada proximidade entre Durão Barroso e o Goldman Sachs, numa altura em que o político português era ainda presidente da instituição europeia.

O Público revela que a Comissão Europeia (CE) “omitiu documentos” sobre o relacionamento entre Durão Barroso, quando foi presidente da instituição, e elementos do Goldman Sachs.

O diário avançou há dias a existência de documentos comprometedores para o político português, no âmbito da polémica da sua contratação por parte do Banco de Investimento, citando onze cartas e emails que lhe terão sido enviadas pela CE.

Mas afinal, além dessa documentação, a CE teria ainda na sua posse outros documentos que atestavam a relação entre Durão e o banco.

Um dado que o Público confirma pelo facto de a organização não-governamental Corporate Europe ter tido acesso a outros emails e cartas, também enviadas pela CE, “revelando convites e aproximações que não constavam dos documentos” a que o jornal teve acesso.

O diário cita “nove emails que se referem a encontros e pedidos do Goldman Sachs a Durão Barroso” que não lhe terão sido enviados pela CE, apesar de o jornal e de a ONG belga, que supervisiona lobbies na política da União Europeia, terem efectuado o pedido pela documentação na mesma altura.

Há em particular um convite feito para “um encontro a sós entre Barroso e Lloyd Blankfein, CEO do Goldman Sachs, sugerido para os dias 11 ou 12 de Outubro de 2013, em Nova Iorque”, escreve o Público.

“Se for possível gostaríamos de o acolher no Hotel Ritz Carlton (1150, Rua 22)”, pode ler-se no mesmo email.

“Os 11 documentos que [o Público] recebeu dizem respeito a todos os documentos encontrados que dizem respeito a reuniões em que o Sr. Barroso ou o seu gabinete mantiveram com o Goldman Sachs”, justifica a CE, contactada pelo jornal.

“Os documentos do outro requerente [a ONG belga] são trocas de correspondência que dizem respeito a reuniões em que o Sr. Barroso e o seu gabinete não asseguraram a sua presença”, adianta a mesma fonte.

Um argumentação que o jornal considera “frágil”, já que “não há nenhuma prova de que todos os convites dirigidos pelo Goldman Sachs que constam dos documentos a que o Público teve acesso tenham, de facto existido” e uma vez que a CE “também não consegue explicar como chega a esta conclusão”.

Entretanto, Durão Barroso volta a repetir no diário que “se enquadra naturalmente nas competências e deveres do presidente da Comissão a realização de contactos com entidades externas”.

Desminto categoricamente qualquer contacto ou relação especial com qualquer entidade financeira durante o exercício dos meus mandatos na Comissão”, diz ainda o ex-presidente da CE.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É só máfia.
    O Goldman Sachs domina isto tudo. Este Banco, comprovadamente está, a par com o Lehman Brothers, embora este ultimo só tenha entrado em praticas mafiosas desde que foram para lá os “senhores de Wall Street” e do Goldman, na essencia e origem da crise Mundial, que ainda hoje sofremos as consequências. Eles têm influências em todos os Estados, porque têm politicos que fizeram lá “escola”.
    Esta gente devia ser banida de vez, da Banca, sendo-lhe vedados em definitivo, cargos no setor bancário ou outros que implicassem decisões que afectam Estados. É gente que não tem respeito nenhum por ninguém e muito menos pelo sofrimento dos seus sememlhantes.

  2. Ó TRETAS tem toda a razão, só é pena que esse tal DURÃO BARROSO também incluído nesse grupo de Mafiosos, seja considerado muito importante professor, dando palestras de aldrabice, com uma grande reforma, e ache que tem direito a todas as benesses para ele e toda a família.

  3. Ora o que a Comissão Europeia está a fazer com tudo isto é condenar-se a si própria e a dar provas de que afinal muitos Durões Barrosos existem por lá, se já muitas dúvidas existiam por parte dos cidadãos europeus acerca das instituições europeias mais dúvidas existirão a partir de agora.

  4. Mais uma vez, uma boa noticia vinda da Comissão Europeia… esse cancro da UE, cheio de mafiosos e de interesses contrários aos dos povos europeus (bata olhar para este artista que de lá saiu e para quem o substituiu – assim como a sua vice-presidente); só gente “exemplar”!…

  5. È mais um MAÇON-um ILLUMINAT-um das SECRETAS-CONFRARIAS–IRMANDADES etcettetc………….
    agp

RESPONDER

Casamento com 200 pessoas autorizado em Arruda dos Vinhos. Câmara contesta

O presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos criticou a decisão da autoridade de saúde de autorizar a realização de um casamento “com cerca de 200 pessoas”, considerando que vai colocar a população do concelho …

Novo Banco desmente demissão de gestores após polémicas com Fundo de Resolução e Vieira

O Novo Banco veio a público desmentir a notícia do Público que alega que três gestores de topo da instituição se demitiram, após divergências internas envolvendo várias polémicas relacionadas com o Fundo de Resolução, com …

Milhões da bazuka europeia só chegam em junho

Portugal e os restantes Estados-membros das União Europeia (UE) só deverão receber os respetivos fundos da bazuka europeia de apoio à retoma no pós-pandemia na segunda metade de 2021, em meados de junho. A confirmar-se …

Braço de ferro entre Costistas e Nunistas novamente adiado

O PS voltou a adiar, agora de 31 de Outubro para 7 de Novembro, a reunião da Comissão Nacional que decidirá a orientação do partido face às eleições presidenciais. Fica assim adiado o braço-de-ferro entre …

Cercas sanitárias e recolher obrigatório. Governo avalia novas medidas na próxima semana

O Ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, vai voltar a reunir na próxima semana com o Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP), num encontro em que serão discutidas novas medidas para travar a propagação …

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …