Comissão Europeia ocultou documentos sobre Durão Barroso e o Goldman Sachs

A Comissão Europeia terá ocultado registos de email e de cartas que atestavam a alegada proximidade entre Durão Barroso e o Goldman Sachs, numa altura em que o político português era ainda presidente da instituição europeia.

O Público revela que a Comissão Europeia (CE) “omitiu documentos” sobre o relacionamento entre Durão Barroso, quando foi presidente da instituição, e elementos do Goldman Sachs.

O diário avançou há dias a existência de documentos comprometedores para o político português, no âmbito da polémica da sua contratação por parte do Banco de Investimento, citando onze cartas e emails que lhe terão sido enviadas pela CE.

Mas afinal, além dessa documentação, a CE teria ainda na sua posse outros documentos que atestavam a relação entre Durão e o banco.

Um dado que o Público confirma pelo facto de a organização não-governamental Corporate Europe ter tido acesso a outros emails e cartas, também enviadas pela CE, “revelando convites e aproximações que não constavam dos documentos” a que o jornal teve acesso.

O diário cita “nove emails que se referem a encontros e pedidos do Goldman Sachs a Durão Barroso” que não lhe terão sido enviados pela CE, apesar de o jornal e de a ONG belga, que supervisiona lobbies na política da União Europeia, terem efectuado o pedido pela documentação na mesma altura.

Há em particular um convite feito para “um encontro a sós entre Barroso e Lloyd Blankfein, CEO do Goldman Sachs, sugerido para os dias 11 ou 12 de Outubro de 2013, em Nova Iorque”, escreve o Público.

“Se for possível gostaríamos de o acolher no Hotel Ritz Carlton (1150, Rua 22)”, pode ler-se no mesmo email.

“Os 11 documentos que [o Público] recebeu dizem respeito a todos os documentos encontrados que dizem respeito a reuniões em que o Sr. Barroso ou o seu gabinete mantiveram com o Goldman Sachs”, justifica a CE, contactada pelo jornal.

“Os documentos do outro requerente [a ONG belga] são trocas de correspondência que dizem respeito a reuniões em que o Sr. Barroso e o seu gabinete não asseguraram a sua presença”, adianta a mesma fonte.

Um argumentação que o jornal considera “frágil”, já que “não há nenhuma prova de que todos os convites dirigidos pelo Goldman Sachs que constam dos documentos a que o Público teve acesso tenham, de facto existido” e uma vez que a CE “também não consegue explicar como chega a esta conclusão”.

Entretanto, Durão Barroso volta a repetir no diário que “se enquadra naturalmente nas competências e deveres do presidente da Comissão a realização de contactos com entidades externas”.

Desminto categoricamente qualquer contacto ou relação especial com qualquer entidade financeira durante o exercício dos meus mandatos na Comissão”, diz ainda o ex-presidente da CE.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É só máfia.
    O Goldman Sachs domina isto tudo. Este Banco, comprovadamente está, a par com o Lehman Brothers, embora este ultimo só tenha entrado em praticas mafiosas desde que foram para lá os “senhores de Wall Street” e do Goldman, na essencia e origem da crise Mundial, que ainda hoje sofremos as consequências. Eles têm influências em todos os Estados, porque têm politicos que fizeram lá “escola”.
    Esta gente devia ser banida de vez, da Banca, sendo-lhe vedados em definitivo, cargos no setor bancário ou outros que implicassem decisões que afectam Estados. É gente que não tem respeito nenhum por ninguém e muito menos pelo sofrimento dos seus sememlhantes.

  2. Ó TRETAS tem toda a razão, só é pena que esse tal DURÃO BARROSO também incluído nesse grupo de Mafiosos, seja considerado muito importante professor, dando palestras de aldrabice, com uma grande reforma, e ache que tem direito a todas as benesses para ele e toda a família.

  3. Ora o que a Comissão Europeia está a fazer com tudo isto é condenar-se a si própria e a dar provas de que afinal muitos Durões Barrosos existem por lá, se já muitas dúvidas existiam por parte dos cidadãos europeus acerca das instituições europeias mais dúvidas existirão a partir de agora.

  4. Mais uma vez, uma boa noticia vinda da Comissão Europeia… esse cancro da UE, cheio de mafiosos e de interesses contrários aos dos povos europeus (bata olhar para este artista que de lá saiu e para quem o substituiu – assim como a sua vice-presidente); só gente “exemplar”!…

  5. È mais um MAÇON-um ILLUMINAT-um das SECRETAS-CONFRARIAS–IRMANDADES etcettetc………….
    agp

RESPONDER

Medina leva nega. Bloco, PCP e PAN querem concorrer sozinhos em Lisboa

O anúncio de que Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa uniu a direita, mas não mudou a estratégia da esquerda. O Bloco, o PCP e o PAN querem concorrer …

Coates alcançou feito sem paralelo na Europa

Coates não comete uma única falta há mais de um mês, embora tenha sido totalista de minutos nesse período. É o único jogador das principais ligas europeias a consegui-lo. Provavelmente já não se lembra da última …

"Nunca batem certo". Madeira contesta dados do boletim da DGS

As autoridades regionais madeirenses afirmam que "os números fidedignos são os dados reportados, diariamente, pela Direção Regional de Saúde". A Direção Regional da Saúde (DRS) da Madeira contestou, esta terça-feira, os dados reportados nos boletins da …

I Liga pondera reduzir número de equipas a partir de 2022/2023

O desportivo Record avança esta quarta-feira que a Liga de Clube pondera reduzir o número de equipas em competição na I Liga já a partir da época de 2022/2023. Em cima da mesa está a redução …

Sob risco de expulsão, Fidesz de Orbán deixa bancada do Partido Popular Europeu pelo próprio pé

O partido Fidesz, liderado pelo primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, vai deixar a bancada do Partido Popular Europeu no Parlamento Europeu. De acordo com a agência Reuters, o partido Fidesz, que governa a Hungria, anunciou esta quarta-feira …

Varandas move mundos e fundos por João Mário, que ganha dobro do teto salarial

Frederico Varandas está disposto a investir na contratação em definitivo de João Mário. O médio do Inter ganha quase o dobro do teto salarial em Alvalade. "João Mário é para ficar", lê-se esta quarta-feira na capa …

Moedas é a cara de uma megacoligação em Lisboa. PSD tenta fechar Santana em Sintra

Aliança, RIR, MPT e PPM também estão fechados. Carlos Moedas vai encabeçar a candidatura PSD/CDS à Câmara Municipal de Lisboa, uma megacoligação de centro-direita. O Público avança que a participação do Aliança, do Reagir, Incluir e …

Neandertais tinham a capacidade de falar e perceber a linguagem humana

Um novo estudo mostra que os nossos parentes Neandertais tinham a capacidade de ouvir e produzir os sons da fala dos humanos modernos. Nos últimos anos, várias evidências científicas provaram que os Neandertais eram muitos …

Maria José Valério morre vítima de covid-19 ao 87 anos

A cançonetista Maria José Valério, que deu voz à "Marcha do Sporting", morreu esta quarta-feira em Lisboa, aos 87 anos, vítima de covid-19, disse fonte da Casa do Artista. A intérprete de "Menina dos Telefones" (1961) …

Mais impostos e incentivos. Governo avança com reforma fiscal verde (e tem o apoio de Bruxelas)

O Governo está a trabalhar com a Comissão Europeia para aprofundar a primeira vaga reformista, lançada pelo anterior Governo PSD-CDS em 2015, para avançar com uma nova reforma fiscal verde. O Diário de Notícias avança esta …