Comissão Europeia ocultou documentos sobre Durão Barroso e o Goldman Sachs

A Comissão Europeia terá ocultado registos de email e de cartas que atestavam a alegada proximidade entre Durão Barroso e o Goldman Sachs, numa altura em que o político português era ainda presidente da instituição europeia.

O Público revela que a Comissão Europeia (CE) “omitiu documentos” sobre o relacionamento entre Durão Barroso, quando foi presidente da instituição, e elementos do Goldman Sachs.

O diário avançou há dias a existência de documentos comprometedores para o político português, no âmbito da polémica da sua contratação por parte do Banco de Investimento, citando onze cartas e emails que lhe terão sido enviadas pela CE.

Mas afinal, além dessa documentação, a CE teria ainda na sua posse outros documentos que atestavam a relação entre Durão e o banco.

Um dado que o Público confirma pelo facto de a organização não-governamental Corporate Europe ter tido acesso a outros emails e cartas, também enviadas pela CE, “revelando convites e aproximações que não constavam dos documentos” a que o jornal teve acesso.

O diário cita “nove emails que se referem a encontros e pedidos do Goldman Sachs a Durão Barroso” que não lhe terão sido enviados pela CE, apesar de o jornal e de a ONG belga, que supervisiona lobbies na política da União Europeia, terem efectuado o pedido pela documentação na mesma altura.

Há em particular um convite feito para “um encontro a sós entre Barroso e Lloyd Blankfein, CEO do Goldman Sachs, sugerido para os dias 11 ou 12 de Outubro de 2013, em Nova Iorque”, escreve o Público.

“Se for possível gostaríamos de o acolher no Hotel Ritz Carlton (1150, Rua 22)”, pode ler-se no mesmo email.

“Os 11 documentos que [o Público] recebeu dizem respeito a todos os documentos encontrados que dizem respeito a reuniões em que o Sr. Barroso ou o seu gabinete mantiveram com o Goldman Sachs”, justifica a CE, contactada pelo jornal.

“Os documentos do outro requerente [a ONG belga] são trocas de correspondência que dizem respeito a reuniões em que o Sr. Barroso e o seu gabinete não asseguraram a sua presença”, adianta a mesma fonte.

Um argumentação que o jornal considera “frágil”, já que “não há nenhuma prova de que todos os convites dirigidos pelo Goldman Sachs que constam dos documentos a que o Público teve acesso tenham, de facto existido” e uma vez que a CE “também não consegue explicar como chega a esta conclusão”.

Entretanto, Durão Barroso volta a repetir no diário que “se enquadra naturalmente nas competências e deveres do presidente da Comissão a realização de contactos com entidades externas”.

Desminto categoricamente qualquer contacto ou relação especial com qualquer entidade financeira durante o exercício dos meus mandatos na Comissão”, diz ainda o ex-presidente da CE.

ZAP

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. É só máfia.
    O Goldman Sachs domina isto tudo. Este Banco, comprovadamente está, a par com o Lehman Brothers, embora este ultimo só tenha entrado em praticas mafiosas desde que foram para lá os “senhores de Wall Street” e do Goldman, na essencia e origem da crise Mundial, que ainda hoje sofremos as consequências. Eles têm influências em todos os Estados, porque têm politicos que fizeram lá “escola”.
    Esta gente devia ser banida de vez, da Banca, sendo-lhe vedados em definitivo, cargos no setor bancário ou outros que implicassem decisões que afectam Estados. É gente que não tem respeito nenhum por ninguém e muito menos pelo sofrimento dos seus sememlhantes.

  2. Ó TRETAS tem toda a razão, só é pena que esse tal DURÃO BARROSO também incluído nesse grupo de Mafiosos, seja considerado muito importante professor, dando palestras de aldrabice, com uma grande reforma, e ache que tem direito a todas as benesses para ele e toda a família.

  3. Ora o que a Comissão Europeia está a fazer com tudo isto é condenar-se a si própria e a dar provas de que afinal muitos Durões Barrosos existem por lá, se já muitas dúvidas existiam por parte dos cidadãos europeus acerca das instituições europeias mais dúvidas existirão a partir de agora.

  4. Mais uma vez, uma boa noticia vinda da Comissão Europeia… esse cancro da UE, cheio de mafiosos e de interesses contrários aos dos povos europeus (bata olhar para este artista que de lá saiu e para quem o substituiu – assim como a sua vice-presidente); só gente “exemplar”!…

  5. È mais um MAÇON-um ILLUMINAT-um das SECRETAS-CONFRARIAS–IRMANDADES etcettetc………….
    agp

RESPONDER

Soares atravessou jejum de golos, mas há uma estatística em que ninguém o bate

O avançado portista Tiquinho Soares é o jogador que mais golos faz de cabeça, em Portugal e na Europa. Esta temporada, já leva sete cabeceamento certeiros. Tiquinho Soares esteve 12 jogos sem marcar qualquer golo com …

"Dêem a Portugal uma Ponte Aérea". Escocês faz petição e diz que decisão do Reino Unido é injusta

Um escocês admirador de Portugal considera a exclusão da lista de países isentos de quarentena nas chegadas ao Reino Unido “injusta” e “pouco transparente” e por isso promoveu uma petição popular a pedir o levantamento …

Juiz Carlos Alexandre está em isolamento profilático

O juiz Carlos Alexandre encontra-se em isolamento profilático depois de ter participado, no final de junho, numa busca a uma agência bancária em que estiverem envolvidas três pessoas infetadas com covid-19. De acordo com a RTP, …

Jogo de loucos em Itália. Milan de Ibrahimovic derrota Juve de CR7 com golo português

Cristiano Ronaldo fez o 2-0 para a Juventus em casa do AC Milan, porém, o campeão perdeu 4-2 e desperdiçou a oportunidade de ampliar para 10 os pontos de vantagem para a Lazio, derrotada em …

A maior promessa do futebol alemão pede para sair. Chelsea prepara 100 milhões de euros

O internacional alemão Kai Havertz pediu à direção do Leverkusen para sair este verão. O Chelsea é o principal candidato à contratação do médio, tendo de desembolsar 100 milhões de euros. Kai Havertz é provavelmente a …

"A sombra de Sarkozy" e a filha de imigrantes cabo-verdianos. Novo Governo de Macron vira à direita

É um "Governo mais à direita do que nunca". O desabafo é do líder dos socialistas franceses, Olivier Faure, numa crítica ao Presidente Emmanuel Macron pelas escolhas que fez para o novo Governo do país. …

Trincão ainda não pôs os pés em Camp Nou e já tem pretendentes

O português Francisco Trincão, contratado em março passado pelo Barcelona ao Sporting de Braga, ainda não colocou os pés em Camp Nou e já tem clubes interessados na sua compra ao clube catalão. O negócio que …

Costa e Conte perfeitamente alinhados. Previsões de Bruxelas exigem um acordo europeu imediato

Os primeiros-ministros de Portugal e de Itália defenderam que o agravamento das previsões negativas da economia da Comissão Europeia impõe um acordo entre os 27 Estados-membros já na próxima reunião do Conselho Europeu. Esta posição comum …

Novo Banco vendeu ativos com 70% de desconto a fundo com ligações ao seu chairman

O chairman do Novo Banco, Byron Haines, liderou um banco detido pelo fundo norte-americano Cerberus. Foi precisamente este fundo a que o Novo Banco vendeu quase 200 imóveis com um desconto de 70%. O Novo Banco …

As antigas águas da Austrália estavam cheias de escorpiões gigantes predadores

As antigas águas em redor da Austrália podem ter estado cheias de enormes escorpiões marinhos predadores que mediam 2,5 metros de comprimento. Conhecidos como Eurypterida, estes animais ferozes foram os maiores predadores marinhos a aparecer no …