Comissão Europeia aumenta salários (Juncker vai ganhar mais 20 mil euros)

European Council / Flickr

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

Todos os funcionários da Comissão Europeia, dos motoristas às secretárias, passando pelos eurodeputados e o presidente Jean-Claude Juncker, vão ter os seus salários aumentados em 3,6%.

A notícia é avançada pela TVI que salienta que o aumento de 3,6% será pago a partir do mês de dezembro, com retroactivos desde Julho passado.

Assim, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, passará a ganhar 31 mil euros por mês, 27 mil euros de salário-base, mais 4 mil euros como apoio de deslocação, por viver fora do seu país, conforme salienta a TVI.

No próximo ano, Juncker vai ganhar desta forma, “mais 20 mil euros, incluindo 6.600 euros em retroactivos”, destaca o canal de televisão.

Mas o aumento é extensível a todos os funcionários da Comissão Europeia e a TVI dá o exemplo de uma secretária que esteja no topo da carreira que verá o seu ordenado subir para os 4.600 euros brutos por mês.

A este valor, acrescem ainda 736 euros, se estiver fora do seu país, mais 273 euros como apoio de alojamento e mais 397 euros por cada filho. Terá ainda direito a mais 269 euros por cada criança em idade escolar.

No total, a funcionária levará para casa, ao fim do mês, 6.000 euros brutos, segundo as contas da TVI.

Reagindo a estes aumentos salariais, o elemento da Union Syndicale, Félix Géradon, considera que não se trata de “um bom presente” de Natal, salientando que “não é sequer uma recuperação”, em termos económicos, e que é apenas “um reflexo do que se faz nos Estados-membros” da União Europeia.

O sindicalista diz à TVI que em 2011, 2013 e 2014, não houve aumentos e que em 2012, houve apenas “0,8% de aumento” e “em 2010, 0,1%”.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Cá estão os motivos da existência da porcaria da UE. Cada qual governa-se a si próprio. Ao resto da população incluindo Portugal manda-se apertar os canos do C…, democracia europeia.

  2. Os jornais gostam muito de sangue! E quanto ganha o jornalista que publicou esta noticia? E quanto ganham os apresentadores de televisão para dizerem bacuradas todos os dias? Deixem la as secretarias da UE ganharem 6.000 brutos. Isso com os descontos e pouco mais de 3.000 para quem fala 4 ou 5 línguas estrangeiras fluentemente e tem uma serie de cursos superiores e formações profissionais. Se todos os portugueses tivessem tais competências seriamos um Pais bem mais rico!

    • Que imbecilidade…
      Como se o jornalista ou os tais comentadores fossem pagos com dinheiros públicos…
      Além de que, a “competência” da Comissão Europeia está à vista de todos…

  3. É um ESCÂNDALO os salários e privilégios dessa gente do Parlamento Europeu que vive à custa de milhões de pessoas dos paises a quem impõem medidas de Austeridade, tirando aos pobres para dar aos ricos aumentando a pobreza e a desigualdade. Deviam ter vergonha pela sua falta de moralidade e dignidade.

RESPONDER

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …