Comic Con apresenta mais dois nomes e lista “não está fechada”

Anthony Carrigan, de Gotham e Barry, e Kevin McNally, de Piratas das Caraíbas, são duas novas confirmações do festival de cultura pop que arranca na quinta-feira e dura até domingo.

Anthony Carrigan, o Victor Zsasz, um dos “vilões”, da série Gotham e o Noho Hank de Barry, e Kevin McNally, o Joshamee Gibbs de Piratas das Caraíbas, são os mais recentes nomes confirmados para a Comic Con Portugal, que começa esta quinta-feira no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras.

Esta terça-feira, na conferência de imprensa de apresentação do evento, Paulo Rocha Cardoso, diretor-geral do evento, sublinhou no entanto que a lista de convidados “não está fechada” e que “até ao abrir de portas poderão ser acrescentadas mais novidades”.

A acompanhar Paulo Rocha Cardoso na conferência de imprensa estavam o ator Todd Stashwick – especializado em “vilões”, justamente um dos painéis para este ano – e Francisco Rocha Gonçalves, vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras (CMO), que garantiu o “total empenho” da autarquia na continuidade do evento no concelho.

A organização da Comic Con Portugal tem um protocolo assinado com a CMO para três edições (2018, 2019 e 2020), que envolve, por parte do município, um apoio financeiro e logístico de 330 mil euros por edição. No entanto, surgiram dúvidas este ano sobre a possibilidade de se continuar a utilizar o Passeio Marítimo de Algés, entretanto já dissipadas em Julho, aquando do último NOS Alive.

“O município [CMO] não se recorda de uma relação tão positiva com a APL-Porto de Lisboa e com o Ministério do Mar. Sentámo-nos e falámos, vimos o que temos de articular, houve acordo de vontades e abertura como não me recordo há muitos anos”, referiu o autarca. “Tudo está organizado para que a Comic Con fique em Oeiras, fique em muitos e bons anos”.

Paulo Rocha Cardoso seguiu a mesma linha de confiança para o futuro, vincando que a edição de 2020 “já está a ser preparada” com quem não foi possível trazer este ano. “Já há convidados com convite aberto”, garantiu o organizador do evento que já vai na sexta edição, após quatro iniciais na Exponor, em Matosinhos, e uma já em Algés.

Para este ano, o espaço mantém-se, com grande aposta nos espaços ao ar livre, mas “com grandes diferenças”, nomeadamente a concentração dos seis auditórios na mesma área. As outras são a comercial e a das experiências. “Temos três grandes áreas: uma área de programa, onde estão inseridos os dez temas que fazem parte da Comic Con – Cinema, Televisão, Banda Desenhada, Literatura, Gaming, Cosplay, Anime, Manga, Música e New Media –, temos a área de experiências e temos a área comercial, que batizámos como ‘Geek Market’”, explica Paulo Rocha Cardoso.

Em grande destaque, sobressai a evocação de Stan Lee, co-criador de grande parte do Universo Marvel, com heróis como Homem-Aranha, X-Men, Vingadores, Quarteto Fantástico ou Hulk, que morreu em Novembro passado, aos 95 anos.

“A entrada do recinto é um pórtico com 48 metros quadrados de painéis digitais onde estão a passar os conteúdos baseados na Nova Iorque recriada por Stan Lee, que criou muitos destes personagens e fez este universo crescer”, acrescenta o diretor-geral da Comic Con. Estarão representados, entre outros, a mansão dos Vingadores, a torre que alberga o Quarteto Fantástico ou ainda a casa do Doutor Estranho. Stan Lee é também tema para uma exposição, numa parceria com o Festival de Banda Desenhada da Amadora.

A nível de presença de atores, para além de Carrigan e McNally já foram anunciados, entre outros, Millie Bobby Brown, protagonista de Stranger Things, Tricia Helfer, de Battlestar Galactica, Alexander Ludwig, de Vikings, e Benedict Wong, de Doutor Estranho e dos mais recentes filmes da saga Vingadores.

No campo da literatura, os nomes em destaque são Richard Zimler e Filipe Faria, enquanto no campo da BD sobresssai Ed Brubaker, escritor multipremiado, com passagem assinalável por séries como Batman, Demolidor ou Uncanny X-Men, sendo ainda responsável por sagas como Fatale, The Fade Out ou Kill or be Killed.

Mas o diretor da Comic Con Portugal sublinha que “todas as áreas terão grandes atrações em todos os dias do evento”, de quinta-feira a domingo.

Na Comic Con Portugal, os visitantes, que no ano passado foram cerca de 110 mil, de acordo com a organização, podem, entre outras coisas, participar em painéis de perguntas e respostas, sessões de autógrafos e fotografia com os convidados, ver e experimentar novidades de videojogos, participar em torneios ou encontrar edições especiais de livros e artigos colecionáveis.

“Esperamos sempre mais visitantes, e se este ano tivermos “110 mil mais um”, já será bom”, referiu ainda Paulo Rocha Cardoso. Os preços dos bilhetes diários variam entre os 25 e os 35 euros. Os passes gerais custam 85 euros e os passes de fim-de-semana custam 60 euros.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …