Afinal, comer pão ao pequeno-almoço pode ajudar a emagrecer

roboppy / Flickr

Um pequeno-almoço rico em energia, com uma boa e apetitosa torrada, traz benefícios para a saúde e engorda menos do que consumir uma fatia idêntica à noite. É a conclusão de um estudo científico feito em Israel, em torno de pacientes com obesidade e diabetes tipo 2.

Este estudo apoiado pelo Ministério da Saúde de Israel foi apresentado recentemente no encontro anual da Sociedade de Endocrinologia em Chicago, nos EUA.

A investigação conclui que em pacientes com obesidade e diabetes tipo 2, o hábito de consumir um pequeno-almoço mais substancial “promove a perda de peso, melhora a diabetes e diminui a necessidade de insulina”, conforme refere a Sociedade de Endocrinologia em comunicado.

“Este estudo mostra que, em pacientes com diabetes tipo 2 tratados com insulina, uma dieta com três refeições por dia, consistindo num pequeno-almoço grande, num almoço médio e num pequeno jantar, tem muitos e rápidos efeitos positivos, em comparação com a dieta tradicional de seis pequenas refeições, mesmo que distribuídas igualmente ao longo do dia”, explica a autora que liderou a pesquisa, Daniela Jakubowicz, que é professora de Medicina na Universidade de Tel Aviv, em Israel.

Entre esses efeitos positivos, estão “melhor perda de peso, menos fome e melhor controlo da diabetes enquanto se usa insulina”, nota Jakubowicz no comunicado sobre o estudo.

A investigadora também esclarece que “a hora do dia – quando se come e com que frequência se come – é mais importante do que o que se come e quantas calorias se consomem”.

“O metabolismo do nosso corpo muda ao longo do dia”, explica Jakubowicz, considerando que “um pedaço de pão consumido ao pequeno-almoço leva a uma resposta menor de glicose e engorda menos do que uma fatia de pão idêntica consumida à noite”.

O estudo contou com a participação de 11 mulheres e de 18 homens com obesidade e diabetes tipo 2 que estavam a fazer tratamento com insulina, e com uma média de 69 anos de idade.

Os participantes foram divididos em dois grupos, sendo ambos sujeitos a duas dietas diferentes de perda de peso, contendo o mesmo número de calorias diárias.

A pesquisa decorreu durante três meses, com o Grupo B a consumir três refeições por dia, incluindo um grande pequeno-almoço, um almoço médio e um jantar pequeno. O Grupo 6M consumiu seis refeições por dia, em quantidades igualmente espaçadas no tempo.

Os investigadores mediram os níveis de glucose no sangue ao longo desses três meses, ajustando a dosagem de insulina à medida do necessário.

No fim daquele período, o Grupo B tinha perdido 5 quilos de peso e os níveis de glucose em jejum caíram em 38 mg/dl, enquanto o Grupo 6M tinha ganho 1,4 quilos, com uma descida de apenas 23 mg/dl nos níveis de glucose em jejum. Resultados semelhantes se verificaram nos níveis médios de glicose globais, com o Grupo B a precisar de menos 20.5 unidades de insulina por dia, enquanto o Grupo 6M precisou de mais 2.2 unidades por dia.

“A fome e a ânsia por hidratos de carbono também diminuíram significativamente no Grupo B, mas aumentaram no Grupo 6M”, frisam ainda os investigadores.

Também se verificou “uma redução significativa da glicemia global depois de tão somente 14 dias no Grupo B, quando o participante tinha quase o mesmo peso do início” do estudo. Uma conclusão que sugere que, “mesmo antes da perda de peso, a mudança no timing da refeição em si tem um efeito benéfico rápido no equilíbrio da glucose”, nota-se no comunicado da Sociedade de Endocrinologia.

“Uma dieta com um tempo de refeição e frequência adequados tem um papel fundamental no controlo da glicose e da perda de peso”, conclui Jakubowicz.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito bacana o artigo! Gostei da abordagem e do embasamento da matéria. Realmente o café da manhã tem se mostrado cada dia mais importante para a saúde e para quem quer perder peso.

  2. Pois, deve comer-se pão torrado e integral. O que está na foto parece ser uma brutal francesinha ou rabanadas… Quanto ao pequeno-almoço dever ser maior do que o almoço, completamente errado. Depois de 8 horas de sono, o corpo não esteve a queimar muitas calorias e portanto não se justifica uma pançada logo ao acordar. Pequeno-almoço normal, almoço substancial (ao meio-dia solar, pois é quando metabolismo digestivo é mais forte; em Portugal, às 12h30 TMG hora de Inverno e 13h30 TMG+1 hora de Verão) e jantar ligeiro.

RESPONDER

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …