Afinal, comer pão ao pequeno-almoço pode ajudar a emagrecer

roboppy / Flickr

Um pequeno-almoço rico em energia, com uma boa e apetitosa torrada, traz benefícios para a saúde e engorda menos do que consumir uma fatia idêntica à noite. É a conclusão de um estudo científico feito em Israel, em torno de pacientes com obesidade e diabetes tipo 2.

Este estudo apoiado pelo Ministério da Saúde de Israel foi apresentado recentemente no encontro anual da Sociedade de Endocrinologia em Chicago, nos EUA.

A investigação conclui que em pacientes com obesidade e diabetes tipo 2, o hábito de consumir um pequeno-almoço mais substancial “promove a perda de peso, melhora a diabetes e diminui a necessidade de insulina”, conforme refere a Sociedade de Endocrinologia em comunicado.

“Este estudo mostra que, em pacientes com diabetes tipo 2 tratados com insulina, uma dieta com três refeições por dia, consistindo num pequeno-almoço grande, num almoço médio e num pequeno jantar, tem muitos e rápidos efeitos positivos, em comparação com a dieta tradicional de seis pequenas refeições, mesmo que distribuídas igualmente ao longo do dia”, explica a autora que liderou a pesquisa, Daniela Jakubowicz, que é professora de Medicina na Universidade de Tel Aviv, em Israel.

Entre esses efeitos positivos, estão “melhor perda de peso, menos fome e melhor controlo da diabetes enquanto se usa insulina”, nota Jakubowicz no comunicado sobre o estudo.

A investigadora também esclarece que “a hora do dia – quando se come e com que frequência se come – é mais importante do que o que se come e quantas calorias se consomem”.

“O metabolismo do nosso corpo muda ao longo do dia”, explica Jakubowicz, considerando que “um pedaço de pão consumido ao pequeno-almoço leva a uma resposta menor de glicose e engorda menos do que uma fatia de pão idêntica consumida à noite”.

O estudo contou com a participação de 11 mulheres e de 18 homens com obesidade e diabetes tipo 2 que estavam a fazer tratamento com insulina, e com uma média de 69 anos de idade.

Os participantes foram divididos em dois grupos, sendo ambos sujeitos a duas dietas diferentes de perda de peso, contendo o mesmo número de calorias diárias.

A pesquisa decorreu durante três meses, com o Grupo B a consumir três refeições por dia, incluindo um grande pequeno-almoço, um almoço médio e um jantar pequeno. O Grupo 6M consumiu seis refeições por dia, em quantidades igualmente espaçadas no tempo.

Os investigadores mediram os níveis de glucose no sangue ao longo desses três meses, ajustando a dosagem de insulina à medida do necessário.

No fim daquele período, o Grupo B tinha perdido 5 quilos de peso e os níveis de glucose em jejum caíram em 38 mg/dl, enquanto o Grupo 6M tinha ganho 1,4 quilos, com uma descida de apenas 23 mg/dl nos níveis de glucose em jejum. Resultados semelhantes se verificaram nos níveis médios de glicose globais, com o Grupo B a precisar de menos 20.5 unidades de insulina por dia, enquanto o Grupo 6M precisou de mais 2.2 unidades por dia.

“A fome e a ânsia por hidratos de carbono também diminuíram significativamente no Grupo B, mas aumentaram no Grupo 6M”, frisam ainda os investigadores.

Também se verificou “uma redução significativa da glicemia global depois de tão somente 14 dias no Grupo B, quando o participante tinha quase o mesmo peso do início” do estudo. Uma conclusão que sugere que, “mesmo antes da perda de peso, a mudança no timing da refeição em si tem um efeito benéfico rápido no equilíbrio da glucose”, nota-se no comunicado da Sociedade de Endocrinologia.

“Uma dieta com um tempo de refeição e frequência adequados tem um papel fundamental no controlo da glicose e da perda de peso”, conclui Jakubowicz.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito bacana o artigo! Gostei da abordagem e do embasamento da matéria. Realmente o café da manhã tem se mostrado cada dia mais importante para a saúde e para quem quer perder peso.

  2. Pois, deve comer-se pão torrado e integral. O que está na foto parece ser uma brutal francesinha ou rabanadas… Quanto ao pequeno-almoço dever ser maior do que o almoço, completamente errado. Depois de 8 horas de sono, o corpo não esteve a queimar muitas calorias e portanto não se justifica uma pançada logo ao acordar. Pequeno-almoço normal, almoço substancial (ao meio-dia solar, pois é quando metabolismo digestivo é mais forte; em Portugal, às 12h30 TMG hora de Inverno e 13h30 TMG+1 hora de Verão) e jantar ligeiro.

RESPONDER

Sim, as pessoas ficam mais bonitas quando estamos bêbados

Uma investigação acaba de provar a teoria dos "óculos de cerveja": depois de ingerirmos álcool, as outras pessoas tornam-se mais atraentes para nós. Uma equipa de investigadores da Edge Hill University, no Reino Unido, resolveu investigar …

Leverkusen vs FC Porto | Luis Díaz mantém “dragão” à tona

O FC Porto perdeu na Alemanha, na visita ao Bayer Leverkusen, por 2-1, e tem tudo em aberto na perspetiva de chegar aos oitavos-de-final da Liga Europa. Após uma primeira parte difícil, na qual praticamente não …

Ex-presidente do Tribunal da Relação Vaz das Neves arguido na Operação Lex

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa foi constituído arguido no processo Operação Lex, em que também são arguidos o desembargador Rui Rangel e a sua ex-mulher e juíza Fátima Galante. A fonte adiantou à …

Rangers vs Braga | "Braveheart" romeno estraga noite "guerreira"

  O Sporting de Braga perdeu em casa dos escoceses do Rangers por 3-2, esta quinta-feira, em jogo da primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol em que esteve a vencer …

Morreu Joaquim Pina Moura, antigo ministro da Economia e das Finanças

O ex-ministro da Economia e das Finanças morreu em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina. Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), …

Duran Duran e A-ha levam anos 80 ao Rock in Rio

Os noruegueses A-ha, responsáveis por Take on me, tema que fez sucesso na década de 80, estrear-se-ão em palcos portugueses no Rock in Rio Lisboa, atuando no mesmo dia em que os ingleses Duran Duran. Segundo …

Maior avião comercial do mundo vai ser reciclado (mas vende lembranças)

O primeiro Airbus A380 vai ser dividido em peças para futuras substituições, mas vai voltar aos céus através de etiquetas de bagagem. O MSN003 começou a ser fabricado em 2004 e tornou-se o primeiro avião super …

Caso Roger Stone. Ex-consultor de Trump condenado a 40 meses de prisão

O ex-consultor do Presidente dos Estados Unidos foi condenado, esta quinta-feira, a mais de três anos de prisão, apesar da interferência do procurador-geral para reduzir a recomendação de sentença. Um tribunal federal condenou o ex-consultor de …

Shakhtar D. vs Benfica | "Águia" perde mas sai viva

Ainda não foi esta quinta-feira que o Benfica regressou à senda dos bons resultados. Na visita a Kharkiv, casa emprestada do Shakhtar Donetsk, os campeões nacionais perderam por 2-1. Os três golos nasceram todos na etapa …

Após 40 anos, a Casa dos Amantes de Pompeia abre ao público

Pela primeira vez após 40 anos, a Casa dos Amantes, rica em frescos e decorações e uma das jóias de Pompeia, vai abrir ao público. Encontrada durante escavações em 1933, a Casa dos Amantes, em Pompeia, …