Comer ou não comer antes de ir para o ginásio? Novo estudo dá a resposta

-

Quem pratica exercício físico com frequência questionar-se-á, regularmente, se é melhor comer ou jejuar antes de ir para o ginásio. Ora, uma nova investigação científica debruçou-se sobre este dilema, demonstrando os efeitos de jejuar e de comer em resposta ao exercício.

Este é o primeiro estudo do género a demonstrar o que é que sucede no tecido adiposo – a gordura do nosso corpo – quando fazemos exercício depois de comer ou de jejuar. E as conclusões apontam que não comer antes de ir para o ginásio pode acarretar mais benefícios para a nossa saúde.

Investigadores da Universidade de Bath, no Reino Unido, estudaram um grupo de homens com excesso de peso, colocando-os, num primeiro ensaio, a caminhar durante 60 minutos com o estômago vazio.

Num segundo ensaio, os participantes foram caminhar, durante o mesmo período de tempo, duas horas depois de terem consumido um pequeno-almoço altamente calórico e rico em hidratos de carbono.

Seguidamente, os investigadores compararam as análises ao sangue efectuadas antes e depois de os participantes comerem, de jejuarem e de fazerem exercício, e recolheram amostras do tecido adiposo imediatamente antes e uma hora depois da caminhada.

Assim, determinaram que houve diferenças significativas na “expressão genética no tecido adiposo” em consequência dos dois ensaios, conforme se nota no artigo científico publicado no Jornal Americano de Fisiologia – Endocrinologia e Metabolismo.

“A expressão de dois genes, PDK4 e HSL, aumentou quando os homens jejuaram e fizeram exercício e diminuiu quando comeram antes de se exercitarem”, salientam os cientistas citados no comunicado da Sociedade Americana de Fisiologia (APS na sigla original).

“O aumento no PDK4 indica que a gordura armazenada foi provavelmente usada, durante o exercício, para abastecer o metabolismo, em vez dos hidratos de carbono da refeição recente”, acrescenta Dylan Thompson, um dos autores do estudo.

O investigador explica que “a HSL aumenta, tipicamente, quando o tecido adiposo usa energia armazenada para sustentar o aumento da actividade, nomeadamente durante o exercício”.

Os dados do estudo reforçam, assim, a ideia de que depois de se comer, a gordura corporal “está ocupada a responder à refeição e uma sessão de exercício, nesta altura, não estimulará as mesmas mudanças benéficas no tecido adiposo”.

Isto significa que “o exercício em estado de jejum pode provocar mais mudanças favoráveis no tecido adiposo”, o que por seu turno “pode ser benéfico para a saúde a longo termo”, conclui Dylan Thompson.

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Esquecem-se apenas de referir que a intensidade do treino em jejum obriga a baixa intensidade de FC de treino, caso contrário, se a frequência cardíaca aumenta para níveis superiores a cerca de 40% da frequência cardíaca de reserva existe uma grande probabilidade de acontecerem desmaios, náuseas e perdas de consciência; essa baixa intensidade não permite grandes quantidades de consumo energético, onde apesar de poder haver degradação de gordura, a mesma não é consumida porque a intensidade do treino é baixa; são segregadas grandes concentrações de cortisol que destroem reservas de gordura mas também de músculo devido, entre razões, à reduzida libertação de testosterona e fraca estimulação muscular; a destruição de massa muscular a que este tipo de treino leva, tem também como consequência a diminuição do metabolismo, redução da taxa metabólica basal e consequente aumento da propensão ao aumento das reservas de gordura. Treino em jejum não pode ser levado e feito de forma tão leviana. Aconselhem-se com profissionais certificados!

    • Caro Sr. Luis Campanha, boa tarde e muito obrigado pelo esclarecimento. Faço spinning (mt intenso) 3x semana, 1 ou 2 treinos de força e 1 aula de zumba intensa, às vzs substituindo o 2º treino de força. Costumo comer algo tipo 45m/30mnts antes (fruta c/2 ou 3 bolachas ou frutos secos); quando não o faço acontecem-me as náuseas e já desmaiei.
      Por isso, tudo o que diz faz o MAIOR sentido, uma vez que pratico treino de altíssima intensidade.
      Há que perder peso, claro, mas gordura, nunca a massa muscular…

  2. Concordo plenamente Luís! Para mais, a população utilizada no estudo tem excesso de peso. Não há, no estudo, um grupo sem excesso de peso para comparar os efeitos do treino em com ou sem jejum. E para quem não tem excesso de peso? Eu não tenho excesso de peso e não faço exercício em jejum.

  3. E não esquecer que existe uma grande diferença entre treino de média/alta intensidade e caminhar durante uma hora. Quer nas calorias perdidas quer na habilidade de o corpo sustentar esse consumo “organicamente”, sem consumir as reservas de gordura existentes no corpo.

  4. Jejum?!? Só se for para quem tem excesso de “reservas”!
    Uma vez, participei numa competição de 5km a nadar, depois de ter estado “demasiado tempo” (talvez 1,5 a 2 horas) sem comer. Quando estava a uns 100m do fim, aconteceu-me o que se pode chamar “acabou-se a gasolina”. Quase nem conseguia mexer-me! Não desmaiei, nem perto disso, mas os músculos não respondiam. Foram os 100 metros mais difíceis da minha vida. E tudo, porque faltou a comidinha…

RESPONDER

É a quantidade de alimento que determina quem se torna a abelha-rainha

Um novo estudo sugere que é a quantidade de alimento, e não a sua qualidade, como se pensava até agora, que determina quem se torna a abelha-rainha. Quais são os fatores que determinam qual é a …

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …