Comer chocolate ao pequeno-almoço ajuda a perder peso

Comer um doce na primeira refeição do dia ajuda a perder peso, um fenómeno explicado pelo facto de o metabolismo estar mais ativo pela manhã e ainda lhe restar o dia inteiro para queimar as calorias que ingeriu.

Segundo Daniela Jakubowicz, investigadora da Universidade de Tel Aviv, evitar doces pode criar um vício psicológico pelos mesmos alimentos a longo prazo, contou ao The Telegraph.

Além disso, ingerir chocolate, bolachas, proteínas e hidratos de carbono ao pequeno-almoço ajuda a diminuir o desejo por pratos calóricos durante o dia.

A refeição da manhã deve ser considerada a mais importante, porque fornece energia para realizar as tarefas do dia, auxilia no funcionamento do cérebro e estimula o metabolismo, que é crucial para a perda ou manutenção do peso.

O pequeno-almoço também regula a grelina, a hormona que aumenta a fome. Embora os seus níveis subam antes de todas as refeições, a hormona é suprimida de forma mais eficaz na primeira refeição do dia.

A investigadora, defensora dos “grandes-pequenos-almoços”, sublinha também que as dietas altamente restritivas podem ser inicialmente eficazes, mas muitas vezes fazem com que as pessoas desistam dos seus planos alimentares, devido à abstinência de pratos calóricos.

Quando tal acontece, os desistentes acabam por recuperar a maior parte do peso perdido pouco tempo depois.

Tal sugere que a dieta deve ser sempre realista e adotada como parte de um dado estilo de vida.

“Limitar os desejos é melhor do que a privação total para se ter sucesso no emagrecimento”, conclui Jakubowicz.

Move

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Costa prepara novo alívio de restrições para vigorar a partir de 1 de outubro

António Costa prepara-se para anunciar, na quinta-feira, o levantamento de um conjunto de restrições que vigoraram por causa da covid-19. O primeiro-ministro, António Costa, prepara-se para anunciar na quinta-feira o levantamento de um conjunto de restrições …

IPO Porto. Cirurgias fora do horário suspensas desde julho

As intervenções cirúrgicas feitas fora do horário normal estão suspensas no bloco central do IPO do Porto desde o dia 1 de julho. Os profissionais de saúde do IPO do Porto estão indisponíveis para realizar intervenções …

Rio critica "vigarice" das sondagens. Líder do PSD acredita na vitória de Moedas

Esta tarde, ao lado de Francisco Rodrigues dos Santos e de Carlos Moedas, Rui Rio apelou a que não se acredite nas sondagens que, "ou são mal feitas, ou são encomendadas: uma vigarice". O presidente do …

A prova que precisava: Sim, as máscaras protegem contra a covid-19 (mas há uma predileta)

As máscaras funcionam? Se sim, será melhor utilizar uma N95, uma máscara cirúrgica ou uma máscara de pano? No último ano e meio, os investigadores produziram muitas evidências laboratoriais sobre a eficácia das máscaras. Para muitas …

Trump processa sobrinha e New York Times por investigação sobre os seus impostos

O antigo Presidente norte-americano processou a sobrinha e o jornal The New York Times devido à divulgação de um artigo no qual é alegado que Donald Trump estaria envolvido em "esquemas de evasão fiscal". Donald Trump …

Há 31 surtos ativos em ATL, creches e jardins-de-infância

Dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) revelam que existem, atualmente, 31 surtos ativos em estabelecimentos de ensino como centros de atividades de tempos livres (ATL), creches e jardins-de-infância. Na última segunda-feira, "foram registados 31 surtos ativos …

Principal assessor do Presidente ucraniano vítima de tentativa de assassinato

Serhiy Shefir, principal assessor do Presidente da Ucrânia, foi alvo de uma tentativa de assassinato esta quarta-feira. O carro onde seguia Serhiy Shefir foi "atingido por mais de dez balas", disse a polícia ucraniana, citada …

Koeman apareceu na conferência de imprensa, leu um comunicado e saiu

Treinador do Barcelona, com "cara de poucos amigos", não conversou com os jornalistas. Mas avisou: seria um "êxito" ficar nos lugares cimeiros do campeonato. Não é inédito mas é muito pouco usual: Ronald Koeman apareceu numa conferência …

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …