Comer cebola e alho pode reduzir o risco de cancro da mama

Um recente estudo sugere que tanto o alho como a cebola são capazes de diminuir o risco de cancro da mama entre as mulheres.

A investigação foi encabeçada pelo estudante de doutoramento em epidemiologia Gauri Desai, da Escola de Saúde Pública e Profissões de Saúde da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, e sugere que estes dois ingredientes são capazes de diminuir o risco de cancro entre as mulheres. “Descobrimos que a ingestão combinada de alho e cebola está associada a um risco reduzido de cancro da mama”, afirmou.

Segundo o estudo, publicado na Nutrition and Cancer, as mulheres que comeram os dois alimentos por dia apresentaram uma redução de risco de 67% de virem a padecer de tumores mamários, comparativamente com as participantes que nunca consumiam nem alho ou cebola.

O estudo foi motivado por evidências cientificas anteriores, que já mostravam os benefícios da cebola e do alho na proteção desta doença. Além disso, esta investigação foi realizada em Porto Rico por ser um local onde as mulheres consomem grandes quantidades de cebola e alho, relativamente a muitas regiões da Europa e dos Estados Unidos.

O investigador explicou ainda que a escolha por Porto Rico também se deveu às taxas mais baixas de cancro da mama na população, quando comparadas às taxas do continente norte-americano.

Lina Mu, investigadora e autora sénior do estudo, explicou que os dois ingredientes são ricos em flavonóides e compostos organossulfários, que incluem propriedades anticarcinogénicas.

Segundo o Science Daily, o alho contém compostos como S-alilcisteína, sulfeto de dialil e dissulfeto de dialil, enquanto que as cebolas contêm sulfóxidos de alc(en)il cisteína. “Estes compostos mostram propriedades anticarcinogénicas em seres humanos, bem como em animais”, disse Lina Mu.

O estudo foi realizado entre os anos de 2008 e 2014, com 314 mulheres que sofriam de cancro da mama e 346 para controlo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …

Termina o prazo para limpar terrenos. Fiscalização arranca segunda-feira

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina este domingo, após prorrogação, por duas vezes, devido à pandemia da covid-19. Em caso de incumprimento, os proprietários ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e …