Comer cebola e alho pode reduzir o risco de cancro da mama

Um recente estudo sugere que tanto o alho como a cebola são capazes de diminuir o risco de cancro da mama entre as mulheres.

A investigação foi encabeçada pelo estudante de doutoramento em epidemiologia Gauri Desai, da Escola de Saúde Pública e Profissões de Saúde da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, e sugere que estes dois ingredientes são capazes de diminuir o risco de cancro entre as mulheres. “Descobrimos que a ingestão combinada de alho e cebola está associada a um risco reduzido de cancro da mama”, afirmou.

Segundo o estudo, publicado na Nutrition and Cancer, as mulheres que comeram os dois alimentos por dia apresentaram uma redução de risco de 67% de virem a padecer de tumores mamários, comparativamente com as participantes que nunca consumiam nem alho ou cebola.

O estudo foi motivado por evidências cientificas anteriores, que já mostravam os benefícios da cebola e do alho na proteção desta doença. Além disso, esta investigação foi realizada em Porto Rico por ser um local onde as mulheres consomem grandes quantidades de cebola e alho, relativamente a muitas regiões da Europa e dos Estados Unidos.

O investigador explicou ainda que a escolha por Porto Rico também se deveu às taxas mais baixas de cancro da mama na população, quando comparadas às taxas do continente norte-americano.

Lina Mu, investigadora e autora sénior do estudo, explicou que os dois ingredientes são ricos em flavonóides e compostos organossulfários, que incluem propriedades anticarcinogénicas.

Segundo o Science Daily, o alho contém compostos como S-alilcisteína, sulfeto de dialil e dissulfeto de dialil, enquanto que as cebolas contêm sulfóxidos de alc(en)il cisteína. “Estes compostos mostram propriedades anticarcinogénicas em seres humanos, bem como em animais”, disse Lina Mu.

O estudo foi realizado entre os anos de 2008 e 2014, com 314 mulheres que sofriam de cancro da mama e 346 para controlo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Surtos em lar e infantário fazem 38 infetados nas Caldas da Rainha

Dois surtos de covid-19 foram detetados num lar e num infantário nas Caldas da Rainha, com um total de 38 pessoas infetadas, cinco das quais crianças, confirmou este domingo à agência Lusa o presidente da …

Mais seis mortes e 232 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, nesta segunda-feira, mais seis mortes por covid-19 e mais 232 novos casos, dos quais 195 na região de Lisboa e Vale do Tejo. O boletim epidemiológico desta segunda-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), …

Quebras no turismo triplicam desemprego no Algarve

O desemprego no Algarve aumentou mais de 200% em maio para quase 28 mil desempregados, atingindo sobretudo o setor da hotelaria, que desespera pela chegada de turistas para atenuar o "golpe" de quase três meses …

Marques Mendes elogia "voz independente" de Medina (e diz que a TAP pode ser um crematório político)

Luís Marques Mendes elogiou neste domingo as críticas que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, fez ao combate à pandemia, considerando ainda que a resolução da TAP, que culminou na saída de David …

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …