/

Comediante cancelado por dizer que “preferia espetar um prego na cabeça do pénis” a ver futebol feminino

MatildasGoal/WikimediaCommons

As Matildas, seleção nacional australiana.

Declarações “inaceitáveis” sobre as “Matildas” levaram ao despedimento de Marty Sheargold, que já pediu desculpa.

Até à recente derrota da seleção nacional feminina australiana perante o Japão, Marty Sheargold era apresentador de rádio na Triple M, mas comentários “inaceitáveis” proferidos pelo comediante de 53 anos fizeram com que fosse despedido e retirado do ar.

Em direto,  Sheargold comparou as ‘Matildas’ a “meninas sub-10”, em referência a alegadas “brigas internas e problemas de amizade” no balneário.

“Preferia enfiar um prego na cabeça do pénis” a ver a equipa na Taça asiática do próximo ano, confessou o comediante. “Vai haver algum desporto de homens?”, questionou de seguida: “desculpem por criticar o desporto todo, mas é o que eu acho”.

As Matildas estão atualmente a competir na Taça SheBelieves, para a qual perderam os seus dois primeiros jogos contra o Japão e os Estados Unidos. “She Believes [Ela Acredita] em quê!? É bom que acredite… em homens!”, brincou o comediante.

O organismo que rege o futebol australiano, Football Australia, considerou as declaraçõesinaceitáveis” e apelou a que os meios de comunicação social fossem mais responsáveis na promoção de debates respeitosos e construtivos sobre o desporto feminino.

“Imaginem ouvir isto na rádio enquanto levo a minha filha, que tem o sonho de jogar na seleção, ao treino ontem à noite”, queixou-se um utilizador no X.

A Southern Cross Austereo (SCA), empresa-mãe da Triple M, que transmitiu em direto os comentários, anunciou a “separação mútua” com Sheargold. Dave Cameron, diretor de conteúdos, garantiu que a empresa irá refletir e rever os seus processos. Sheargold, que esta quarta-feira pediu desculpa pelos seus comentários, reconheceu a gravidade das suas palavras e lamentou o sucedido.

A equipa feminina australiana, conhecida como as ‘Matildas’, tem alcançado sucesso no futebol internacional, tendo chegado às meias-finais do Campeonato do Mundo Feminino de 2023. A equipa também venceu a Taça da Oceânia por três vezes e será a anfitriã da Taça Asiática Feminina da AFC em 2026.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.