Os danos causados pela ingestão de alimentos gordurosos durante períodos estressantes podem ser aliviados pelo consumo de bebidas ricas em flavonoides.
As escolhas alimentares que as pessoas fazem quando estão stressadas podem influenciar o efeito que essa tensão tem na saúde do coração.
Agora, um novo estudo descobriu que acompanhar uma refeição gordurosa com uma bebida de cacau rico em flavonoides pode mitigar parte do impacto que a comida tem no corpo.
Os flavonoides são compostos encontrados em alguns alimentos e bebidas, como maçã e chá, e têm vários benefícios, como ser uma mais-valia na regulação da pressão arterial e a proteger a saúde cardiovascular.
“Sabemos que quando as pessoas estão stressadas tendem a gravitar em torno de alimentos ricos em gordura. Numa pesquisa anterior, mostramos que alimentos gordurosos podem prejudicar a recuperação vascular do corpo e neste queríamos ver se a adição de um alimento rico em flavonoides aliviaria o impacto negativo dessa tensão”, explicou Catarina Rendeiro, professora de ciências nutricionais da Universidade de Birmingham, citada pelo The Independent.
No estudo, os investigadores deram a 23 adultos saudáveis dois croissants de manteiga com sal, uma fatia e meia de queijo cheddar e 250ml de leite integral ao pequeno-almoço. Uns acompanharam a refeição com uma bebida de cacau com alto teor de flavonoides e outros com uma bebida de cacau com baixo teor de flavonoides.
Após um período de descanso de oito minutos, os cientistas pediram aos voluntários que completassem um teste de matemática mental que aumentou de velocidade durante oito minutos, alertando-os sempre que erravam uma resposta.
Durante a experiência, a equipa mediu o fluxo sanguíneo do antebraço, a atividade cardiovascular e a oxigenação do tecido do córtex pré-frontal, assim como a função vascular usando a dilatação mediada pelo fluxo braquial, uma medida prognóstica para risco futuro de doença cardiovascular.
O exercício matemático induziu stress nos participantes e, consequentemente, aumentos significativos na frequência cardíaca e na pressão arterial.
Os investigadores tiverem em conta a alcalinização das bebidas, um processo muito comum na produção de chocolate que realça o sabor mas diminui o teor de flavonoides.
Os resultados indicaram que alimentos ricos em gordura combinados com a bebida com baixo teor de flavonoides diminuíram a função vascular em 1,29%, com efeitos que duraram até 90 minutos após a tensão.
Por outro lado, a bebida de cacau com alto teor de flavonoides foi considerada eficaz na prevenção do declínio na função vascular após o stress e a ingestão de gordura. A dilatação mediada pelo fluxo braquial foi “significativamente maior” quando o cacau com alto teor de flavonoides foi consumido em comparação com a opção com baixo teor de flavonoides, 30 e 90 minutos após o evento stressante.
“Esta investigação mostra que beber ou comer um alimento rico em flavonoides pode ser uma estratégia para mitigar parte do impacto de escolhas alimentares mais pobres no sistema vascular, podendo ajudar-nos a tomar decisões mais informadas sobre o que comemos e bebemos durante períodos stressantes”, concluiu Rendeiro.
A investigadora aconselha o consumo de cacau em pó minimamente processado e alerta que existem outras maneiras de obter uma dose maior de flavonoides, como ingerir chá verde, chá preto e frutas vermelhas.
O artigo científico foi publicado na Food & Function.