/

Combustível derramado em naufrágio ameaça as ilhas Galápagos

O Equador ativou, esta segunda-feira, um plano de emergência após o naufrágio de uma embarcação, com 2300 litros de combustível, num porto das Galápagos.

O Equador ativou um plano de emergência após o naufrágio de uma embarcação, com 2.300 litros de combustível, num porto das Galápagos, que poderá ameaçar o arquipélago que é património natural da Humanidade.

Militares e ambientalistas colocaram “barreiras de contenção e panos absorventes para reduzir o risco ambiental” resultante do naufrágio da embarcação “Orca”, que fez um ferido e ocorreu num porto da ilha de San Cristobal, informou o Parque Nacional das Galápagos, no Twitter.

Observamos um derrame de combustível“, confirmou o serviço de segurança das ilhas, dotadas de um dos ecossistemas mais frágeis do planeta. “Os membros da tripulação da embarcação lançaram-se ao mar”, adiantou, citado pela AFP.

Elementos do exército, da polícia e do Parque Nacional das Galápagos estão a coordenar a resposta para parar o derrame o mais rapidamente possível e avaliar os danos ambientais, avançou a mesma fonte. “Já desencadeámos ações imediatas para reduzir os riscos ambientais”, confirmou o ministro do Ambiente equatoriano, Raul Ledesma.

O arquipélago das Galápagos deve o seu nome às tartarugas gigantes que vivem no Pacífico equatoriano e que integram a reserva da biosfera que inspirou o naturalista Charles Darwin a desenvolver a teoria da evolução das espécies.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.