Combustíveis vão ter duas descidas na próxima semana

Marcelo Camargo / ABr

-

A partir de segunda-feira a gasolina e o gasóleo ficam mais baratos, mas na quinta-feira vai haver uma nova revisão relacionada com a descida do imposto prometida pelo governo.

Segundo o Diário Económico, na próxima segunda-feira, quando acontecer a habitual revisão semanal, o gasóleo vai baixar um cêntimo por litro – a primeira redução no espaço de um mês -, refletindo as cotações médias dos combustíveis nos mercados internacionais.

A gasolina, por sua vez, vai descer dois cêntimos, o primeiro corte desde 8 de fevereiro, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

O preço médio do gasóleo está atualmente em 1,172 euros por litro, enquanto a gasolina custa, em média, 1,453 euros/litro, de acordo com os dados disponibilizados pela DGEG, preços em valores máximos de agosto de 2015.

Já para quinta-feira o governo prometeu a primeira revisão trimestral do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), admitindo-se que a nova descida perto do fim de semana, segundo a fórmula de cálculo já avançada pelo executivo, possa rondar os dois cêntimos por litro. As revisões seguintes serão em agosto e em novembro.

O agravamento do ISP entrou em vigor a 12 de Fevereiro, ainda antes do Orçamento do Estado para 2016, e penalizou os combustíveis em seis cêntimos por litro.

Estas descidas vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos das denominadas marcas brancas, que normalmente têm preços mais baixos.

Os últimos dados de Bruxelas mostram que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a União Europeia, enquanto o gasóleo ocupa a oitava posição no ranking dos 28 países do espaço comunitário.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tudo mamões e chulos, isto não interessa para nada pois logo a seguir a uma desculpa qualquer para voltar a aumentar.

RESPONDER

"Nunca vi nada assim." Ameaça terrorista é mais intensa do que nunca em França (e mais difícil de travar)

O ataque terrorista dentro de uma Igreja em Nice, com a morte de 3 pessoas, veio reforçar a ameaça do terrorismo islâmico em França. Já havia sinais e alertas oficiais de perigo numa altura em …

Costa recebe partidos esta sexta-feira. "Nenhuma medida está excluída", garante Costa

O primeiro-ministro recebe esta sexta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19. Além disso, o Governo vai auscultar …

Ratos-toupeira-nus foram apanhados a raptar bebés de outras colónias

Cientistas descobriram dois casos em que ratos-toupeira-nus foram raptados da sua colónia, tendo sido transformados em escravos. De acordo com o site Science Alert, embora os ratos-toupeira-nus (Heterocephalus glaber) sejam pequenos, têm grandes colónias compostas por …

Não houve multas por falta de máscaras (e o Canhão da Nazaré não desiludiu)

Milhares de pessoas juntaram-se, algumas das quais sem máscaras, para ver as ondas gigantes da Nazaré, nesta quinta-feira, mas nenhuma delas foi multada, apesar de violarem as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). No mar, …

Bolsonaro afirma que vai "erradicar o comunismo" do Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira, num evento público, que "se Deus quiser, poderá comemorar-se em breve a erradicação do comunismo" no país. "Vamos, num curto espaço de tempo, expulsar o comunismo do país", …

Deslocações entre concelhos proibidas a partir de hoje. Marcelo desautoriza juridicamente o Governo

A circulação de pessoas para fora do concelho de residência está limitada em Portugal a partir das 0h desta sexta-feira até às 6h de terça-feira, no âmbito das medidas para conter a pandemia de covid-19. A …

Afinal, os bioplásticos não são mais seguros do que os plásticos tradicionais

Nos últimos anos, os bioplásticos surgiram no mercado como uma alternativa ao plástico convencional. O bioplástico tem algumas vantagens aparentes pois geralmente é feito de material reciclado ou celulose vegetal. Contudo, um novo estudo mostra …

Cristais do tempo poderiam permitir simular toda a Internet com poucos qubit

Uma equipa de cientistas japoneses propôs um método que usa cristais do tempo para simular redes massivas com muito pouco poder de computação. Os cristais do tempo podem ser o próximo grande salto na pesquisa de …

Psyche, o planeta fracassado, pode ser o único asteróide inteiramente feito de ferro e níquel

Um estudo da cientista planetária Tracy Becker, do Southwest Research Institute, analisou as primeiras observações ultravioleta do trilionário asteróide metálico Psyche. Com aproximadamente 200 quilómetros de diâmetro, Psyche é um dos objetos mais massivos do cinturão de …

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …