Combustíveis vão ter duas descidas na próxima semana

Marcelo Camargo / ABr

-

A partir de segunda-feira a gasolina e o gasóleo ficam mais baratos, mas na quinta-feira vai haver uma nova revisão relacionada com a descida do imposto prometida pelo governo.

Segundo o Diário Económico, na próxima segunda-feira, quando acontecer a habitual revisão semanal, o gasóleo vai baixar um cêntimo por litro – a primeira redução no espaço de um mês -, refletindo as cotações médias dos combustíveis nos mercados internacionais.

A gasolina, por sua vez, vai descer dois cêntimos, o primeiro corte desde 8 de fevereiro, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

O preço médio do gasóleo está atualmente em 1,172 euros por litro, enquanto a gasolina custa, em média, 1,453 euros/litro, de acordo com os dados disponibilizados pela DGEG, preços em valores máximos de agosto de 2015.

Já para quinta-feira o governo prometeu a primeira revisão trimestral do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), admitindo-se que a nova descida perto do fim de semana, segundo a fórmula de cálculo já avançada pelo executivo, possa rondar os dois cêntimos por litro. As revisões seguintes serão em agosto e em novembro.

O agravamento do ISP entrou em vigor a 12 de Fevereiro, ainda antes do Orçamento do Estado para 2016, e penalizou os combustíveis em seis cêntimos por litro.

Estas descidas vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos das denominadas marcas brancas, que normalmente têm preços mais baixos.

Os últimos dados de Bruxelas mostram que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a União Europeia, enquanto o gasóleo ocupa a oitava posição no ranking dos 28 países do espaço comunitário.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tudo mamões e chulos, isto não interessa para nada pois logo a seguir a uma desculpa qualquer para voltar a aumentar.

RESPONDER

PJ detém 12 pessoas por suspeitas de corrupção na Câmara de Loures

Entre os detidos pela Polícia Judiciária (PJ) estão dois empreiteiros, um arquiteto, um empresário ligado a uma obra particular e oito fiscais. Através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e no âmbito de inquérito dirigido …

Casos disparam: 1350 novas infeções e seis óbitos

Nas últimas 24 horas, houve 1.350 novos casos positivos de covid-19 e morreram seis pessoas, segundo os dados do boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). Portugal registou 1.350 novos casos e seis óbitos por covid-19 …

Parlamento vai ouvir Medina e ministro dos Negócios Estrangeiros

Fernando Medina e Augusto Santos Silva vão ser ouvidos no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o ministro dos Negócios …

Mudanças na lei laboral podem prejudicar a retoma, avisa Centeno

É crucial para a retoma que haja "estabilidade e previsibilidade na legislação laboral", de forma a estimular o investimento empresarial e o crescimento económico, afirmou esta quarta-feira o governador do Banco de Portugal (BdP), Mário …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Von der Leyen dá luz verde ao Plano de Recuperação e Resiliência português. E "não é por acaso"

O primeiro-ministro, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram esta quarta-feira que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) foi aprovado por Bruxelas.  A presidente da Comissão Europeia, Ursula von …

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …