/

Combustíveis vão ter duas descidas na próxima semana

2

Marcelo Camargo / ABr

-

A partir de segunda-feira a gasolina e o gasóleo ficam mais baratos, mas na quinta-feira vai haver uma nova revisão relacionada com a descida do imposto prometida pelo governo.

Segundo o Diário Económico, na próxima segunda-feira, quando acontecer a habitual revisão semanal, o gasóleo vai baixar um cêntimo por litro – a primeira redução no espaço de um mês -, refletindo as cotações médias dos combustíveis nos mercados internacionais.

A gasolina, por sua vez, vai descer dois cêntimos, o primeiro corte desde 8 de fevereiro, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

O preço médio do gasóleo está atualmente em 1,172 euros por litro, enquanto a gasolina custa, em média, 1,453 euros/litro, de acordo com os dados disponibilizados pela DGEG, preços em valores máximos de agosto de 2015.

Já para quinta-feira o governo prometeu a primeira revisão trimestral do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), admitindo-se que a nova descida perto do fim de semana, segundo a fórmula de cálculo já avançada pelo executivo, possa rondar os dois cêntimos por litro. As revisões seguintes serão em agosto e em novembro.

O agravamento do ISP entrou em vigor a 12 de Fevereiro, ainda antes do Orçamento do Estado para 2016, e penalizou os combustíveis em seis cêntimos por litro.

Estas descidas vão sentir-se tanto nas bombas das principais gasolineiras como nos postos das denominadas marcas brancas, que normalmente têm preços mais baixos.

Os últimos dados de Bruxelas mostram que, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o quinto mais caro em toda a União Europeia, enquanto o gasóleo ocupa a oitava posição no ranking dos 28 países do espaço comunitário.

ZAP

2 Comments

  1. Tudo mamões e chulos, isto não interessa para nada pois logo a seguir a uma desculpa qualquer para voltar a aumentar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.