Gasolina dos hipermercados: diferença chega aos 36 cêntimos por litro

5

Qualidade do combustível está assegurada. No mesmo distrito, diferença na gasolina chega aos 62 cêntimos por litro – e não é num hipermercado.

Eram cerca de 200 há pouco mais de uma década e já chegaram aos quase 300 no primeiro trimestre do ano passado.

Portugal tem cada vez mais postos de abastecimento de combustível dos hipermercados.

A contabilidade trazida pelo Jornal de Notícias mostra que, desde 2010, o número desses postos já subiu 43%.

Sem surpresas, entre os 18 distritos em Portugal continental, os hipermercados apresentam a gasolina simples mais barata na maioria: 12 distritos. Porto, Braga, Faro, Beja, Leiria e Vila Real são as excepções.

Dentro de um distrito, encontram-se diferenças evidentes no preço do litro da gasolina 95 simples, entre o posto mais barato e o posto mais caro.

Em relação aos hipermercados, a maior distância encontra-se em Santarém, onde diversos postos de Intermarché e Pingo Doce, e um do E. Leclerc, têm gasolina a 1,61 euros por litro. Ainda em Santarém há um posto em Ourém com 1,97 euros por litro de gasolina. São 36 cêntimos de diferença.

Segue-se Lisboa e Coimbra, com diferença de 23 cêntimos entre os extremos, e depois Bragança, Guarda e Setúbal (22 cêntimos).

O posto mais barato do país é em Beja. Mais precisamente em Castro Verde: 1,26 euros por litro de gasolina simples – e não é de hipermercado. O mesmo distrito tem um posto com 1,88 euros por litro, em Vila Nova de Milfontes. Uma diferença de 62 cêntimos dentro do mesmo distrito.

De acordo com a Deco Proteste, apesar dos preços bem mais baixos nos hipermercados, a qualidade do combustível está assegurada. Desde 2015 todos os postos são obrigados a ter combustíveis simples que cumprem as especificações técnicas legalmente exigidas e que têm uma quantidade mais baixa de aditivos.

Além disso, em relação aos combustíveis aditivados, não há qualquer avaliação independente que confirme as suas alegadas vantagens.

ZAP //

5 Comments

  1. Venham daí os teóricos das conspirações agora …
    Que tal virem dizer que aquela merda tem geolocalizadores para estarem sempre a seguir o pessoal?! Ou que são vacinas disfarçadas de gasolina ou o carvalho… Ou que os americanos andam a provocar sismos na Turquia…ah, espera, esta última teoria já existe!!!

    • Fartei-me de rir. Infelizmente andam aí muitos defensores destas teorias da conspiração, cada uma mais alienada do que a outra.

  2. E são. Mas tu aparentemente não terás percebido o que leste. Olha lê lá uma segunda vez. Estamos a falar de combustíveis quase sem aditivos nenhuns. As margens nos combustíveis são estreitas a não ser que se reduza o preço base, como é o caso, não pondo aditivos. Assim o preço base é muito mais baixo e, consequentemente, a margem muito maior.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.