Comboios da CP arriscam parar por falta de limpeza

As empresas que fazem a limpeza dos comboios e das estações devem 25 milhões de euros ao Estado, têm as contas arrestadas e, por isso, não pode pagar aos cerca de 1800 trabalhadores, que vão entrar em greve em setembro.

O jornal Público avança que as empresas Ambiente & Jardim SA e Ambiente & Jardim II SA, que têm a concessão da limpeza da maioria dos comboios da CP e das estações da Infraestruturas de Portugal (IP), têm os seus bens arrestados devido a dívidas ao Estado no valor de 25 milhões de euros. Por essa razão, os cerca de 1800 trabalhadores estão sem receber os seus salários e vão entrar em greve durante os dias 1 e 6 de setembro.

O diário acrescenta que a CP tentou, mas sem sucesso, que o tribunal autorizasse a transferência de 275 mil euros para as empresas para que estas possam pagar aos trabalhadores.

O juiz acedeu ao pedido da ferroviária portuguesa para transferir esse valor para a empresa, mas o Ministério Público recorreu dessa decisão, insistindo no arresto dos créditos.

Outra alternativa será a rescisão imediata com as duas empresas e a abertura de um concurso público com carácter de urgência para fazer a sua substituição, mas isso depende de uma autorização do Ministério das Finanças.

Segundo o jornal, além da CP e da IP, são clientes destas empresas de limpeza os municípios de Sintra, Loures, Odivelas e Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a de Alhos Vedros, entre outras, sendo que a todas foi decretado o arresto dos pagamentos.

  ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Covid-19: Letónia vai adotar confinamento de quase um mês por aumento de infeções

A Letónia inicia, na quinta-feira, um confinamento de quase um mês, que incluirá recolher obrigatório, devido ao agravamento do número de infeções por covid-19 no país, onde a taxa de vacinação é das mais baixas …

É oficial. Rui Rio recandidata-se à liderança do PSD e vai a votos contra Rangel

Rui Rio vai assim enfrentar Paulo Rangel nas directas marcadas para 4 de Dezembro e tentar segurar a liderança do PSD. Depois de muita especulação, Rui Rio confirmou hoje que vai avançar com a recandidatura à …

Mais 832 casos e seis mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal conta mais mais 1010 recuperados. A maioria dos novos casos são em Lisboa e Vale do Tejo e no Norte. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e 832 casos de infecção pelo …

Costa admite voltar a baixar imposto sobre os combustíveis devido ao aumento da receita do IVA

O aumento extraordinário da receita de IVA decorrente da subida do preço dos combustíveis será devolvido semanalmente através de uma redução do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP), afirmou esta terça-feira o primeiro-ministro. Em resposta a …

Extinto incêndio no Hospital CUF Descobertas em Lisboa e sem necessidade de evacuar edifício

O incêndio que deflagrou hoje, pelas 12:20, no Hospital CUF Descobertas, no Parque das Nações, em Lisboa, foi extinto pelas 12:50, e não houve necessidade de evacuar o edifício, disse à Lusa fonte do Regimento …

Infarmed alerta para dois sites de venda ilegal de medicamentos

A Autoridade Nacional do Medicamento afirma que não é possível assegurar a qualidade, eficácia, segurança e autenticidade dos fármacos adquiridos em dois websites ilegais de venda de medicamentos. O Infarmed alertou esta terça-feira para a existência …

Julian Reichelt, ex-diretor do jornal alemão Bild

Diretor do jornal alemão Bild despedido por "conduta inapropriada"

Julian Reichelt, diretor do jornal alemão Bild, foi demitido com efeito imediato por “conduta inapropriada”, anunciou a empresa de comunicação social Axel Springer, detentora do jornal mais vendido da Alemanha. O diretor do jornal alemão Bild, …

“Não acho que o CDS esteja a viver uma crise interna”, diz Francisco Rodrigues dos Santos

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu esta segunda-feira que a situação interna que o partido atravessa, com congresso eletivo marcado para o final de dezembro, "não é uma crise, é a democracia …

Em sessão acesa, primeiro-ministro polaco diz ao Parlamento Europeu que o país não cederá a chantagens

Guerra de palavras entre representantes do governo polaco e as instituições europeias tem vindo a escalar ao longo das últimas semanas, depois de o Tribunal Constitucional do país ter determinado que a lei nacional se …

China nega lançamento de míssil hipersónico - mas Estados Unidos estão “muito preocupados”

Em agosto, a China terá lançado um míssil com capacidade nuclear. Os Estados Unidos mostram-se muito preocupados com este tipo de atividade. Segundo noticia o Financial Times, o míssil terá sido lançado pelos militares chineses num …