Comandante do Porto da Figueira da Foz demitiu-se

Paulo Novais / Lusa

Familiares das vítimas observam o arrastão Olivia Ribau, que naufragou à entrada do porto da Figueira da Foz

Familiares das vítimas observam o arrastão Olivia Ribau, que naufragou à entrada do porto da Figueira da Foz

O comandante da capitania da Figueira da Foz pediu esta quarta-feira exoneração do cargo, uma semana depois do naufrágio que vitimou cinco dos sete pescadores do arrastão Olivia Ribau.

“O comandante do Porto da Figueira da Foz pediu a exoneração do cargo, que foi aceite”, disse Nuno Leitão, o porta-voz da Autoridade Marítima, à agência Lusa.

Paulo Inácio manter-se-á em funções até ser substituído, disse a mesma fonte, acrescentado desconhecer qual a data da posse do novo comandante.

O novo responsável pela capitania do Porto da Figueira da Foz é Silva Rocha, um oficial, com “larga experiência”, que exerce funções na Direção Geral da Autoridade Marítima e que foi comandante do Porto da Póvoa de Varzim/Vila do Conde.

Os motivos que levaram ao pedido de demissão do responsável permanecem ainda desconhecidos.

Esta decisão acontece depois do naufrágio da passada terça-feira, dia 6, do arrastão Olivia Ribau à entrada da barra do Porto da Figueira da Foz.

Dos sete pescadores, cinco morreram e os outros dois foram resgatados com vida por um agente da Polícia Marítima que estava de folga.

As operações de salvamento, que se prolongaram por seis dias, foram alvo de duras críticas por parte de outros pescadores, familiares das vítimas e organizações sindicais.

As reações começaram logo na altura do naufrágio, presenciado por várias dezenas de pessoas, uma vez que a Autoridade Marítima demorou quase uma hora a chegar ao local para socorrer as vítimas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …