Comandante dos EUA teme que a China invada Taiwan nos próximos seis anos

(h) Military News Agency / EPA

A China pode invadir Taiwan nos próximos seis anos, à medida que Pequim acelera os seus movimentos para suplantar o poder militar norte-americano na Ásia, afirmou na terça-feira o principal oficial militar de Washington na Ásia-Pacífico, o almirante Philip Davidson.

Taiwan é um país democrático, que vive sob ameaça de invasão por parte da China. A nação tornou-se independente do domínio chinês no final da guerra civil, em 1949.

“Preocupa-me” o facto de a China estar a “acelerar as suas ambições de suplantar os EUA e o nosso papel de liderança na ordem internacional até 2050″, disse Davidson. “Antes disso, Taiwan é claramente uma das suas ambições. Acho que a ameaça se manifestará durante esta década, nos próximos seis anos”, indicou no Senado.

Em 1979, Washington mudou o reconhecimento diplomático de Taiwan para a China, mas o país continua a ser o mais importante aliado não oficial e patrocinador militar da ilha.

Enquanto o ex-Presidente norte-americano Donald Trump estreitou os laços com Taiwan – devido à disputa comercial com a China – a administração de Joe Biden declarou em janeiro que o compromisso dos EUA com a ilha era “sólido como uma rocha”.

O embaixador de Taiwan nos EUA foi formalmente convidado para a posse de Biden, um movimento sem precedentes desde 1979.

O almirante referiu ainda que a China tem reivindicado territórios no Mar do Sul da China, ameaçando ocupar a ilha norte-americana de Guam. “Guam é um alvo”, alertou, lembrando que os militares chineses divulgaram um vídeo no qual simulam um ataque a uma base insular muito semelhante às instalações dos EUA.

Davidson pediu aos legisladores que aprovassem a instalação de equipamentos anti-míssil em Guam, capazes de intercetar os mísseis chineses. Guam “precisa ser defendida e preparada para as ameaças que virão no futuro”, sublinhou.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Só faltou o dito Comandante finalizar: Quando a China o fizer, a reação dos EUA e do mundo será à mesma à anexação da Crimeia pela Rússia. Ficaremos parados, a olhar… impotentes!!

RESPONDER

"Dever de neutralidade". Portugal não assinou carta contra a Hungria pelos direitos LGBTI

O Governo de António Costa está a ser duramente criticado por ter recusado subscrever uma carta assinada por 13 Estados-membros da União Europeia (UE) contra a Hungria, na defesa dos direitos LGBTI neste país. O …

Jogos de futebol emocionantes podem (literalmente) parar o coração

Um equipa de investigadores descobriu que um jogo de futebol emocionante, que deixa as pessoas stressadas ou zangadas, pode provocar um ataque cardíaco. Em 2014, a Alemanha venceu a Argentina na final do Campeonato Mundial de …

PSD aprovou lei que mantém libertação de presos

Num texto conjunto com o PS, no ano passado, o PSD propôs que a vigência do regime de perdão de penas no âmbito da covid-19 terminasse "na data a fixar em lei própria". O líder do …

Exoneração de encarregado da Câmara de Lisboa congelada. Falta divulgar relatório da auditoria

A exoneração do encarregado de proteção de dados, na sequência do envio de dados de manifestantes para várias embaixadas estrangeiras, só se irá materializar caso Fernando Medina garanta a aprovação em Reunião de Câmara. O Expresso …

Antecipada vacinação de idosos e funcionários de lares por vacinar

Os idosos e funcionários dos lares que estiveram infetados há mais de três meses vão ser vacinados contra a covid-19, antecipando para metade o prazo previsto para receberem a vacina, anunciou a task force da …

Não são só os humanos. As temíveis baleias assassinas também têm amigos íntimos

As baleias assassinas têm uma vida social muito parecida com a dos humanos. A observação de 22 animais durante 10 dias mostrou que estes contam com uma complexa teia de relacionamentos, incluindo amizades íntimas. As baleias …

Estudo revela que a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus há 84 milhões de anos

Um novo estudo revelou que, há cerca de 84 milhões de anos, a Terra sofreu uma inclinação de 12 graus, contrariando a teoria de que o eixo de rotação do planeta tem sido estável nos …

Famosa teoria de Stephen Hawking sobre buracos negros confirmada

Usando ondulações no espaço-tempo causadas pela fusão de dois buracos negros distantes, uma equipa de cientistas conseguiu provar uma das teorias mais famosas de Stephen Hawking. A teoria da área do buraco negro, que Stephen Hawking …

Mayflower 2.0: um navio autónomo pilotado por IA está a refazer a viagem do original

Quatro séculos e uma pandemia depois de o Mayflower original ter zarpado do porto de Southampton, numa jornada histórica para a América, outro veículo pioneiro com o mesmo nome partiu para refazer a mesma viagem. O …

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …