//

Colorado é o 1º Estado americano a vender marijuana para uso recreativo

macwiz / Flickr

-

O Estado do Colorado, no centro-oeste dos Estados Unidos, passou esta quarta-feira a ser primeiro no país a permitir a venda de marijuana para fins recreativos.

Segundo um levantamento do The Denver Post, jornal da capital do Estado, cerca de 30 lojas em todo o Colorado devem começar a vender a droga esta quarta-feira, que já foi apelidada de “Quarta-Feira Verde“.

Em novembro de 2012, o Colorado, juntamente com o Estado de Washington (na costa oeste), aprovaram a legalização do uso e posse de marijuana para pessoas acima de 21 anos.

Washington deve iniciar a venda ainda este ano.

Os dois Estados estão entre os 20 que já tinham aprovado a venda da marijuan para fins medicinais, apesar de a droga ainda ser considerada ilegal pelas leis federais.

Comemoração e seguranças

Os proprietários das lojas que vão vender a droga no Estado aumentaram os stocks, prepararam comemorações e contrataram mais seguranças para abrir as portas e começar as vendas esta quarta-feira.

macwiz / Flickr

-

Um gerente de uma loja do Estado afirmou que não sabe o que esperar com esta liberalização.

“Pode ser uma loucura. Ou muito sossegado. Quem sabe? Ninguem fez isto antes”, diz à BBC Robin Hackett, da loja BotanaCare, em Denver.

Segundo a nova lei, a marijuana será vendida como bebida alcoólica. Os moradores das cidades do Estado poderão comprar até cerca de 30 gramas e as pessoas que moram fora do Colorado poderão comprar um pouco mais de 7 gramas.

A marijuana só poderá ser fumada em ambientes privados e com a permissão dos proprietários.

A venda da droga está sujeita a impostos, da mesma forma que as bebidas alcoólicas, e as autoridades estaduais afirmam que esperam arrecadar milhões de dólares.

Segundo o The Denver Post, os primeiros 40 milhões de dólares arrecadados com os impostos da venda da marijuana serão destinados à construção de escolas.

Lojas

Ao todo 136 lojas do Estado receberam licenças para vender marijuana, a maioria delas em Denver. Algumas comunidades no interior do Estado não aceitaram a concessão de licenças para lojas locais.

Os partidários da legalização da marijuana elogiaram a aprovação da lei no Colorado.

Rachel Gillette, da sede estadual da Organização Nacional dos EUA para a Reforma das Leis da Marijuana, afirmou que o Colorado “descobriu uma estratégia para sair da fracassada guerra contra as drogas e espero que outros Estados sigam pelo nosso caminho”.

Mas os críticos da lei afirmam que ela envia a mensagem errada para os jovens e temem que a liberalização da venda da droga cause problemas de saúde e sociais.

“Continuará a existir um mercado negro para atender às pessoas que não podem comprar no mercado legalizado, especialmente os adolescentes. É quase o pior de dois mundos”, diz Kevin Sabe, da organização Abordagens Inteligentes da Marijuana.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.