“Obrigado, corpo. Obrigado, Terra. Aqui tens algum alimento”. Colorado estreia-se na compostagem humana

O estado norte-americano legalizou este processo no ano passado, que é mais amigo do ambiente em comparação com outros rituais fúnebres.

Depois da legalização do processo no ano passado, uma agência funerária no Colorado depositou os primeiros restos mortais humanos compostados, avança o órgão local 9News.

É um tempo muito especial. É a primeira vez que acontece no Colorado”, anunciou Ben Martin da agência The Natural Funeral, aos participantes na cerimónia.

A The Natural Funeral é uma agência holística que também oferece serviços de cremação e foi a primeira a oferecer o serviço de compostagem dos corpos humanos, que descreve como “redução natural”, nota a Smithsonian Mag.

Os cadáveres são compostados num processo semelhante ao de outros materiais orgânicos, com o corpo a ser colocado num recipiente de madeira com camadas de lascas de madeira, alfalfa e palha que ajudam na decomposição.

“Começamos com lascas de madeira na base”, explica Seth Viddal, da funerária, num webinar. “Há muita atividade microbiana a acontecer dentro destas lascas, estão inoculadas com certos tipos de bactérias, certas enzimas e certos fungos”.

Depois, uma camada de alfalfa é colocada nas lascas de madeira, o que dá calor aos micróbios, seguindo-se uma camada de palha. O corpo é depois colocado no recipiente, com outra camada de palha, alfalfa e lascas de madeira por cima.

“Não estamos a usar fluídos tóxicos de embalsamento ou qualquer coisa que possa ser prejudicial à Terra. Estamos a honrá-la e a dizer obrigado. Obrigado, corpo. Obrigado, Terra. Aqui tens algum alimento”, revelou Martin.

Depois da compostagem estar completa, o solo em questão é devolvido à família ou doado a quintas, com a lei do Colorado a proibir que este seja usado para a plantação de comida para o consumo humano.

O corpo do primeiro homem a passar por este processo no Colorado foi colocado no recipiente em Setembro. Viddal acreditava que o processo demoraria cerca de um ano, mas acha agora que pode ficar concluído em cerca de três meses.

Já várias outras empresas funerárias com métodos mais amigos do ambiente sublinharam as vantagens das alternativas aos funerais ou cremações típicos, já que não emitem tantos gases com efeito de estuda na atmosfera.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.