Colocaram três crocodilos mortos no fundo do mar (e descobriram uma nova espécie)

Uma equipa de cientistas decidiu levar a cabo uma experiência para ver como é que as criaturas das profundezas do oceano reagiam à presença de uma fonte incomum de alimento. Inesperadamente, descobriram uma nova espécie.

Cientistas do Marine Consortium da Universidade do Louisiana, nos Estados Unidos, colocaram três crocodilos mortos em diferentes partes do Golfo do México para realizar uma experiência e acabaram por descobrir inesperadamente uma nova espécie.

Segundo o Gizmodo, a equipa estava interessada em saber qual seria a reação dos habitantes das profundezas do mar assim que se deparassem com uma fonte alimentar incomum. Além disso, queriam também analisar de que forma o material dos ambientes terrestres enriquece as redes alimentares em ambientes oceânicos.

Assim, no início do ano passado, os investigadores colocaram três cadáveres de crocodilo ao longo da encosta do norte do Golfo do México, a profundidades de cerca de 2.000 metros. Inicialmente, os cientistas pensaram que a pele dura dos animais seria difícil de rasgar e que os corpos permaneceriam intactos durante um longo período de tempo. No entanto, a hipótese acabou por se mostrar errada.

Os necrófagos começaram a consumir os corpos dos crocodilos, de cerca de dois metros de comprimento, 43 horas após os cientistas terem depositado os cadáveres no fundo do mar.

De acordo com o artigo científico, publicado a 20 de dezembro na PLOS One, o corpo de um réptil, com 1,7 metros de comprimento, estava completamente desprovido de tecidos moles 51 dias após o início da experiência.

Mas o mais surpreendente é que, além dos anfípodos crustáceos que se reuniram em torno do esqueleto do crocodilo, os cientistas detetaram uma espécie até agora desconhecida do género Osedax, um grupo de vermes que se alimentam de ossos – conhecidos como “vermes zombie“.

“Os Osedax alimentam-se dos lípidos que se encontram dentro dos ossos de muitos tipos de vertebrados”, disse ao matutino um dos co-autores do estudo, River Dixon. “Confirmamos que se trata de uma nova espécie depois de compararmos o ADN dos animais que encontramos com o ADN das espécies conhecidas de Osedax.

Segundo o investigador, a equipa descobriu que o ADN era diferente o suficiente para qualificar as novas amostras de material genético como uma nova espécie. Esta é a primeira vez que um Osedax é visto no Golfo do México e é o primeiro exemplo registado de vermes que “mastigam” ossos de crocodilo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …